Real Madrid bate o Grêmio e fatura o Mundial de Clubes

O Real Madrid é novamente o campeão do mundo. Enfrentando o Grêmio neste sábado, no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, a equipe do técnico Zinedine Zidane enfrentou dificuldades no primeiro tempo, porém, graças a Cristiano Ronaldo, conseguiu furar o bloqueio defensivo do adversário e vencer a grande final do Mundial de Clubes por 1 a 0. O gol do craque português aconteceu logo aos sete minutos da etapa complementar, em cobrança de falta.

cristianoronaldorealgremiogettyimages

Cristiano Ronaldo comemora seu gol sobre o Grêmio na final do Mundial de Club Foto: Getty Images

Com o resultado, o Real Madrid se tornou o primeiro time desde 1993 a se sagrar bicampeão do mundo. Antes dos merengues, a última equipe que conquistou o feito foi o São Paulo, que sob o comando de Telê Santana venceu o Barcelona, em 1992, e o Milan, em 1993. Além disso, Cristiano Ronaldo, Marcelo, Kroos e companhia também chegaram ao quinto título em 2017, já que também venceram a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Europa e a Supercopa da Espanha.

ronaldobatefaltarealgremiogettyimages

Cristiano Ronaldo na cobrança de falta que deu a vitória ao Real Madrid
Foto: Getty Images

A conquista foi ainda mais especial para Cristiano Ronaldo, que chegou ao seu quarto título mundial da carreira. O craque português, que já havia marcado na final da Liga dos Campeões e da Supercopa da Espanha, se despede do torneio como artilheiro, com três gols.

Novamente confirmando seu favoritismo, o Real Madrid agora volta para casa com a confiança lá em cima. Mesmo não realizando uma grande temporada, os comandados de Zinedine Zidane entrarão em campo no próximo sábado, quando recebem o Barcelona, no Santiago Bernabéu, com o moral lá em cima, já que novamente podem afirmar que fazem parte do melhor time do mundo.

O Grêmio, por sua vez, perdeu a grande oportunidade de se igualar ao Santos e Corinthians como os únicos clubes brasileiros a deterem dois títulos mundiais. Essa conquista também faria com que Renato Gaúcho se tornasse o quinto técnico que também ergueu a taça como jogador, a exemplo Luis Cubilla, Juan Mujica, Carlo Ancelotti e Zinedine Zidane.
Gol de Cristiano Ronaldo que deu a vitória ao Real Madrid sobre o Grêmio
Foto: Getty Images

O jogo

Pressionando a saída de bola do Real Madrid no início do jogo, o Grêmio conseguiu segurar o ímpeto dos rivais, que, embora tenham dominado a primeira etapa, só conseguiu chegar com perigo pela primeira vez na partida aos 19 minutos, quando Modric driblou Edilson na esquerda e mandou na área para Carvajal, que pegou de primeira, batendo cruzado, porém, Geromel estava atento e bloqueou o arremate providencialmente, mandando para fora.

Aos 23 minutos foi a vez de Modric experimentar de fora da área. Dono do meio-campo merengue, o croata fez boa jogada individual, passando por Michel, e bateu forte, cruzado, mas a bola passou à esquerda de Marcelo Grohe. Quatro minutos depois o Grêmio respondeu com Edílson, que em cobrança da intermediária soltou um petardo, tirando tinta do travessão de Keylor Navas. Foi a melhor chance tricolor no primeiro tempo.

Passada a primeira metade da etapa inicial, o jogo ficou mais equilibrado. O Grêmio seguiu consistente na defesa, procurando minimizar a criação de jogadas dos adversários. O Real Madrid só voltou a assustar o Grêmio aos 37 minutos, quando Cristiano Ronaldo ficou com a sobra da disputa entre Benzema e a defesa adversária, entretanto, antes de o craque português mandar para o gol, Kannemann apareceu de carrinho para salvar o time de Renato Gaúcho.

Persistente, Cristiano Ronaldo voltou a assombrar os gremistas em cobrança de falta no minuto seguinte. O craque português tomou distância, se posicionou da maneira que costuma e respirou fundo antes de soltar uma bomba, de longe, que passou por cima do travessão. Ainda assim, o goleiro Marcelo Grohe estava na bola.

No segundo tempo o Real Madrid voltou determinado a fazer prevalecer o seu favoritismo no jogo. Aos cinco minutos Cristiano Ronaldo driblou dois defensores e soltou a bomba, que passou à direita de Marcelo Grohe. Dois minutos depois o goleiro gremista não teve a mesma sorte, e o craque português, em cobrança de falta, bateu certeiro para ver a bola passar no meio da barreira e morrer no fundo das redes adversárias.

A pressão do Real Madrid continuou mesmo com a vantagem merengue no placar. Aos 12 minutos Cristiano Ronaldo voltou a marcar, porém, Benzema, que ajeitou de cabeça para o português, estava impedido. Posteriormente foi a vez de Modric arriscar de fora da área e mandar na trave após a bola ainda resvalar nas mãos de Grohe.

Em desvantagem, Renato Gaúcho decidiu arriscar e sacar Ramiro, que foi substituído por Éverton. Com um volante a menos em campo, o Grêmio se jogou para o ataque e assim evitou que o Real Madrid continuasse marcando presença no setor ofensivo. Ainda assim, os espanhóis ainda tiveram oportunidades de matar o jogo com Cristiano Ronaldo, aos 36 minutos, que viu Marcelo Grohe fazer ótima defesa, e Bale que bateu de trivela aos 38, exigindo outra grande intervenção do goleiro gremista.

realmadridgremiomundialgettyimages
Lance entre Grêmio x Real Madrid
Foto: Getty Images

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 0 X 1 REAL MADRID

Local : Estádio Zayed Soccer City, em Abu Dhabi (EAU)

Data : 16 de dezembro de 2017, sábado

Horário : 15 horas (de Brasília)

Árbitro : César Ramos (México)

Assistentes : Marvin Torrentera (México) e Miguel Ángel Hernández (México)

Gols: Cristiano Ronaldo, aos sete minutos do 2ºT (Real Madrid)

Cartões amarelos: Casemiro (Real Madrid)

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Maicon), Jailson, Ramiro (Éverton), Luan e Fernandinho; Barrios (Jael).

Técnico : Renato Portaluppi

REAL MADRID : Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric, Kroos e Isco (Lucas Vázquez); Cristiano Ronaldo e Benzema (Bale).

Técnico : Zinedine Zidane

 

 

Gazeta Esportiva

Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (29) que a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

luuuz-luz
Conta de luz do DF com aviso de bandeira tarifária vermelhaArquivo/Agência Brasil

Segundo o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, a decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”. Apesar do alerta, Rufino disse que não há risco para o abastecimento de eletricidade.

Desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, 1 e 2, em janeiro de 2016, esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado. A tarifa extra mais alta se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, havia decidido não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

Na reunião, o CMSE também decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estão paradas. Segundo o comitê, as usinas de Araucária, Cuiabá e Termonorte II “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Economia de energia

Além disso, a Aneel também realizará uma campanha de conscientização do uso da energia elétrica. Entre as recomendações que a agência fará, estão a de usar a temperatura morna do chuveiro e tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; diminuir ao máximo a utilização de ar-condicionado e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com o equipamento; não colocar alimentos quentes e deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário; e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, além de apagar a luz ao sair de um cômodo.

 

Da Agência Brasil

Lewis segue na frente e final do SuperBike Brasil será em Interlagos

Da Redação

pil-osasco

 Foto: Divulgação

Chuva e pista molhada fazem o piloto de Osasco, Danilo Lewis, da equipe Tecfil Racing Team traçar nova estratégia de corrida em Goiânia (GO), no domingo (13/11), para manter-se na liderança do campeonato e garantir o título do SuperBike Brasil 2016, correndo em Interlagos, no próximo mês.

Na 8ª Etapa, que aconteceu neste último final de semana com rodada dupla, Lewis foi o mais rápido no treino classificatório e faturou a SuperPole, no sábado (12/11), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, garantindo o primeiro lugar no grid de largada do domingo.

Durante as duas corridas do domingo, o piloto osasquense enfrentou chuva. Experiente e cuidadoso, Lewis afastou-se do pelotão da frente para evitar um possível erro e colocar tudo a perder. Chegou em 6° lugar na primeira corrida e garantiu o 4° lugar na segunda, ganhando pontos suficientes para manter-se na liderança do campeonato. Agora tem 4 pontos na frente do piloto Diego Faustino, que não conseguiu tirar Lewis do topo da classificação geral durante toda a temporada.

“Com chuva prefiro usar a cabeça e garantir posições”, disse Lewis. “A disputa fica para Interlagos”, completou o piloto. Se referindo a 9ª Etapa – final da temporada – que aconteceria em Curitiba (PR), no dia 4 de dezembro, que foi transferida para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), na mesma data, a partir das 10h, com arquibancada grátis.

Em Interlagos, Lewis já mostrou que tem intimidade com a pista. Faturou o campeonato Paulista do SuperBike 2016 e venceu as três primeiras provas do brasileiro deste mesmo ano.

 

Com Informações da PMO

 

 

 

Copa América de Ciclismo em Botucatu Team Osasco confirmada

Da Redação: A terceira e última etapa da “Copa América de Ciclismo” acontece neste domingo (15/11), a partir das 9 horas, em Botucatu.

A competição terá largada no Parque Municipal de Botucatu e vale pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Ao contrário das duas primeiras edições da Copa América, dessa vez os ciclistas enfrentarão trecho de montanha no percurso de 10 km. Serão dez voltas no percurso para a conclusão da prova da elite masculina. No open feminino serão sete voltas em um percurso de cerca de 5 km.

A equipe Team Osasco está em 8º lugar na classificação geral, com Ricardo Andrey na 8ª colocação, com chances de pódio na etapa. Franklin Gomes é o 14º e Antônio Nascimento é o 24º, na elite masculina.

“Temos boas chances nessa etapa porque o percurso não é 100% planíce. Vamos tentar um pódio nessa etapa que reunirá também ciclistas internacionais”, comentou o técnico da Team Osasco, Luiz Mazzaron.

No feminino a equipe tem chances com o trio Silvia Augusta, Jéssica Aparecida e Gisele Gasparotto, que ocupa a quarta colocação na classificação geral.
Ana Júlia Rodrigues
Agência SECOM de Notícias

 

Aliado de Russomanno é confirmado para relatar cassação de Cunha

Reprodição – 17.dez.2014/Facebook/fpinato

cunha-15309369

Fausto Pinato, em reunião da bancada do PRB com Eduardo Cunha, então candidato a presidente da Câmara

Mais opções
O deputado Fausto Pinato (PRB-SP), 38, foi confirmado nesta quinta-feira (5) como o relator no Conselho de Ética do processo de cassação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na entrevista coletiva após o anúncio, Pinato afirmou que muito possivelmente deve aceitar a denúncia contra o peemedebista –afastando a possibilidade regimental de arquivamento prévio– e que Cunha será julgado como qualquer um dos outros deputados.

“O senhor Eduardo Cunha vai ser julgado como um deputado comum, não como presidente da Câmara. A partir desse momento eu me torno um juiz. E, como um juiz, tenho que ter imparcialidade e julgar conforme a prova dos autos”, afirmou.

O arquivamento sumário da representação contra Cunha é o objetivo principal dos aliados do peemedebista. Mesmo que o relator não o faça, a decisão é do colegiado do Conselho, composto por 21 membros titulares.

“Nesse momento não tenho a convicção formada ainda, mas tudo indica que eu devo usar, nesse momento, o ‘in dubio pro societate’. Vamos estar estudando, mas diante do que estamos sabendo pela imprensa, existe uma grande possibilidade de eu aceitar a denúncia”, afirmou Pinato

Pelo cronograma do Conselho, o relatório preliminar que dirá se a representação procede ou é inepta tem que ser concluído até o próximo dia 19. A sessão do colegiado para sua apresentação e votação está marcada para o dia 24. Caso o processo tenha sequência, é feita a investigação e apresentado o relatório final, pela cassação ou pela inocência.

No papel, o processo contra Cunha tem prazo total de 90 dias úteis, sem contar o recesso parlamentar do fim de ano, o que levará uma possível conclusão para abril de 2016. Esse prazo pode ser dilatado, porém, como já ocorreu em ocasiões anteriores.

Cunha só perde o mandato caso decisão do Conselho nesse sentido seja referendada por pelo menos 257 dos seus 512 colegas, em votação aberta no plenário.

Pedro Ladeira – 03.nov.15/Folhapress

r-aliado

O deputado Fausto Pinato (PRB-SP), durante sessão do Conselho de Ética

‘INDEPENDENTE’

Pinato afirmou ser ‘independente’ e não ser ver como aliado do presidente da Câmara.

“Eu não me considero aliado [de Cunha], sou um cara independente. (…) É o meu primeiro mandato, acho que isso inclusive de certa forma pesa a favor de mim, porque quem tem muito mandato é que tem muita relação”, afirmou.

“Eu estou falando isso agora, não pude me manifestar antes da escolha: independência, Justiça e transparência”, acrescentou.

NA ESTEIRA

Deputado pelo PRB, Pinato filiou-se ao partido em 2013 porque avaliou que teria mais chances de se eleger. Ele calculava que o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) conseguiria uma votação recorde, o que facilitaria sua entrada na Câmara –como de fato ocorreu.

Até então, Pinato era filiado ao PPS desde 2009, mas nunca havia disputado eleições. Ele é o deputado eleito por São Paulo com o menor número de votos (22.097), tendo obtido a cadeira na esteira do 1,5 milhão de votos de Russomanno.

Russomanno, que é líder do PRB na Câmara e pré-candidato mais bem colocado à Prefeitura de São Paulo, assegurou ao presidente do Conselho que não haverá arquivamento sumário do processo contra Cunha e que o caso será relatado com absoluta isenção e sem concessões a pressões.

O PRB, porém, é um dos partidos que dá sustentação política a Cunha, apesar das acusações de envolvimento do peemedebista com o esquema de corrupção da Petrobras

RÉU NO STF

Pinato responde no STF (Supremo Tribunal Federal) a um processo em que é acusado por falso testemunho e denunciação caluniosa —quando acusa-se alguém de um crime sabendo que a pessoa é inocente. O pai do parlamentar, Edilberto Donizeti Pinato, também é réu no processo original, mas responderá na primeira instância da Justiça, já que o processo foi desmembrado após um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ambos são processados pelo empresário de Fernandópolis conhecido como Jurandir Baiano. Edilberto o processou por calúnia, mas foi derrotado, segundo a decisão do magistrado à época, porque “não há prova segura de que o fato tenha efetivamente ocorrido”. O juiz acrescentou, ainda, que “tudo indica que o autor se uniu a terceiros [...] com o objetivo de montar uma farsa para deliberadamente prejudicar o réu”.

É neste contexto que se insere o processo que no STF. Duas testemunhas que haviam confirmado a versão de Edilberto no processo contra Jurandir, João Paulo de Jesus e José Nunes, voltaram atrás. João Paulo de Jesus disse também que Fausto havia oferecido uma vaga de assessor em campanha política, em troca do testemunho favorável. Tanto Edilberto como Fausto negam as acusações.

SORTEIO

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), demorou dois dias para se definir entre Pinato e os outros dois deputados sorteados para o caso -Vinícius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA).

Nos bastidores, o presidente do Conselho, que não é do grupo político de Cunha, chegou a cogitar realizar novo sorteio com o argumento de que contra os três pesavam fatores que os impediriam de relatar o caso com isenção.

Pinato e Gurgel apoiaram a eleição de Cunha para a presidência da Câmara. Geraldo pertence a um partido que, nos bastidores, discute com Cunha um acordo de não agressão que envolve os pedidos de impeachment de Dilma Rousseff.

Venceu, porém, a tese de que novo sorteio poderia dar argumentos para Cunha questionar na Justiça eventual resultado desfavorável a ele no Conselho. Araújo também conversou com pessoas que conhecem Pinato, entre eles o ex-deputado e ex-secretário do Estado de São Paulo Julio Semeghini, para quem o deputado do PRB trabalhou

XVI Revelando São Paulo começa nesta sexta-feira

Festival de Cultura Paulista leva cultura de raiz, culinária tradicional e artesanato ao Parque do Trote

rv-sp

Começa na próxima sexta-feira, 11, e vai até 23 de setembro a 16ª edição do Revelando São Paulo, o Festival da Cultura Paulista Tradicional realizado pela Secretaria de Cultura.

Com entrada gratuita, o evento será realizado no Parque do Trote, na Vila Guilherme. Durante dez dias, os visitantes poderão contar com uma programação extensa, como Folias de reis, orquestras de violas, corridas de cavalhadas e festival de bonecos de ruas. Serão montados 120 espaços de artesanato, além de outros 90 de culinária, tais como rancho tropeiro, espaço indígena, tendas ciganas e rodas de sanfoneiros e violeiros.

No palco da arena serão apresentadas danças folclóricas, representadas por grupos étnicos – imigrantes de países como Itália, Alemanha, Japão e Bolívia. Mais informações sobre a programação no  site do evento

SERVIÇO 

XVI Revelando São Paulo

De 11 a 23 de setembro, das 9h às 21h

Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center (avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme)

Estacionamento no local – Entrada franca

 

Fonte: Portal do Governo do Estado