Cotia recebe mostra com filmes premiados na 13ª edição do Festival Chico de Cinema

Da Redação

Sete filmes premiados serão exibidos no dia 19 de dezembro, às 18h, na Biblioteca Batista Cepelos, gratuitamente

Na próxima quarta-feira (19/12), a Biblioteca Batista Cepelos vai se transformar em cinema durante a exibição dos filmes premiados pela 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo que aconteceu em setembro, no Tocantins. Os filmes fazem parte da Mostra Itinerante, realizada pela organização do Chico em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento em Cotia conta com realização da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

A mostra vem para que a população tenha acesso à arte expandindo assim, a cultura na cidade. Serão exibidos sete filmes, a partir das 18h, sendo um com a classificação livre e os outros seis para maiores de 14 anos.

Os filmes são: Três (DF), de Pedro Souza e William Costa, duração 20 minutos, classificação 14 anos; Cadarço (SP), de Eduardo Mattos, 17 minutos, livre; Demônia (SP), de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, 17 minutos, 14 anos; A massa que faz o pão (TO), de Hélio Brito, 15 minutos, 14 anos; Estamos Todos Aqui (SP), de Chico Santos e Rafael Mellin, 19 minutos, 14 anos; Labirinto de Papel (TO), de André Araújo e Roberto Giovannetti, 29 minutos, 14 anos e Olhai por Nós (TO), de André Araújo e Roberto Giovannetti, 19 minutos, 14 anos.

Os lugares são limitados, é importante ligar com antecedência para fazer a reserva entrando em contato direto com a equipe da Biblioteca Batista Cepelos, pelo telefone: 4616-4595.

Sobre o 13º Festival Chico – Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins

Marca o retorno do festival de cinema pioneiro no Estado e região norte, que teve sua primeira edição em 1999 como um festival universitário. Ao longo dos anos, o festival se tornou símbolo da resistência cultural na região e também de estímulo à produção cinematográfica do Tocantins, o estado mais jovem do país, que em outubro comemorou 30 anos.

O Festival aconteceu de 25 a 29 de setembro de 2018, em Palmas, onde pela primeira vez foram exibidas as mostras Nacional e Tocantins, com curtas metragens de ficção e documentário, além de mostras especiais, como a Mostra Infâncias e a Mostra Regional de filmes das regiões norte, nordeste e centro oeste.

Serviço

Mostra Itinerante dos Vencedores do Festival Chico de Cinema e Vídeo

Local: Biblioteca Batista Cepelos – Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1147, próximo à Prefeitura.

Data: 19 de dezembro

Horário: 18h

Gratuito

Foto:Divulgação

fff-86737-1200x675-face

Cartaz mostra

Cotia:II Encontro Regional de Produtores Familiares

 

Da Redação
Evento acontece das 8h às 13h, no Centro Comercial Boucault, na Estrada de Caucaia do Alto

Procurando sempre apoiar o turismo rural no município e trazer uma nova alternativa para que as pessoas conheçam os produtores e produtos locais, no próximo sábado (8/12), a Prefeitura de Cotia apoia a realização do II Encontro Regional de Produtores Familiares, no Centro Comercial Boucault, na Estrada de Caucaia, 2.000.

Além da exposição e comercialização dos produtos por parte dos produtores locais, o encontro também irá contar com atividades, como aula aberta de yoga, atrações culturais e uma palestra sobre Slow Food, movimento criado nos anos 80, que procura nos conscientizar sobre o prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção.

O movimento Slow Food opõe-se à tendência do “fast-food”, tão conhecido por nós no dia a dia e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando coprodutores daquilo que consomem.
Serviço:

II Encontro Regional de Produtores Familiares

Data: 8 de dezembro

Horário: 8h às 13h

Local: Centro Comercial Boucault (Estrada de Caucaia, 2.000)

Entrada gratuita

II Encontro Regional de Produtores Familares

Cotia terá Cantata de Natal e arrecadação de alimentos

Da Redação

A Prefeitura preparou três dias de programação que marcarão as inaugurações dos pontos de decoração que formam o Circuito Natalino do município

A Prefeitura de Cotia preparou uma programação especial que marcará a inauguração do Circuito Natalino criado para celebrar as festas de final de ano, em especial o Natal. Durante os eventos, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Desenvolvimento Social estarão com uma caixa de arrecadação de alimentos que serão doados para famílias carentes, por meio da Campanha Natal Social.

A programação começa nesta quarta-feira (5/12) com uma Cantata Natalina, às 19h, em frente à Prefeitura, seguida de uma Missa campal antes do acionamento das luzes da decoração da árvore de 15 metros e de toda a decoração no entorno.

Para este ano, a Prefeitura montou um circuito que poderá ser visitado por toda a população, desde a região central, até Caucaia do Alto. No sábado (8), é a vez da entrega da decoração montada na Praça da Matriz. Após a missa das 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate (Matriz), as luzes natalinas serão acionadas.

Já no dia 11 é a vez da entrega da decoração de Natal de Caucaia do Alto. Após a missa das 20h, na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição (Matriz), serão acesas as luzes da decoração preparada pela Prefeitura. “Tudo foi preparado com muito carinho para a nossa população. Desejamos que a paz, a harmonia e a união estejam presentes na vida de cada morador”, disse o prefeito Rogério Franco.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, agradeceu a ADRA (uma das entidades cofinanciadas pela Prefeitura) por aceitar o convite de participar da Cantata. “Com certeza o evento será abrilhantado por esta participação. Agradecemos por aceitarem esta parceria”, disse.

Serviço

Programação de Natal

Dia 5/12 – Em frente à Prefeitura

19h Cantata de Natal com o Coral ADRA

20h Missa campal

20h30 Inauguração da decoração natalina

Dia 8/12 – Praça da Matriz

19h Missa na Igreja Nossa Senhora do Monte Serrate (Matriz), centro

20h Inauguração da decoração natalina

Dia 11/12 – Praça dos Romeiros

20h Missa na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição (Matriz), Caucaia

Após a Missa, inauguração da decoração natalina

Decoração de Natal

Em frente à Prefeitura está a maior árvore de Natal de festão da região. São 15 metros de altura. Foram montados vários ambientes no mesmo local: Bosque do Noel, Banco de Praça, Arvorezinhas, cenário com balanço e renas, trono do Noel, a Sagrada Família ladeada por anjos iluminados e gotas de neve (efeito criado por lâmpadas LED). Árvores do entorno da Prefeitura também foram iluminadas e ornamentadas.

As árvores da Praça Joaquim Nunes ganharam iluminação com lâmpadas LED e uma árvore de quatro metros. No calçadão da Senador Feijó foram instalados dois portais, guirlandas e uma árvore, em frente ao Espaço Movimenta Cotia.

Na Praça da Matriz tem um presépio completo com 11 peças, uma árvore de cinco metros e dois anjos iluminados. O trajeto desde a rotatória do bairro Atalaia até o portal da avenida Professor Joaquim Barreto também estará iluminado.

Em Caucaia do Alto a avenida Roque Celestino permanecerá totalmente iluminada e ornamentada. Na Praça dos Romeiros a população poderá visitar a decoração com árvore de Natal, presépio, trenó com renas e trem natalino.

 

Foto: Vagner Santos

cotia_MG_3249  (2)

cotia_MG_3249  (1)

Theatro Municipal recebe noite de gala do circo em Dezembro

Da Redação

Com o tema “A Lona Uniu as Gerações”, comemoração circense do “Dia do Palhaço” terá apresentação do Palhaço Tubinho e a participação especial de Dedé Santana

A Secretaria Municipal de Cultura promove, nos dias 10 e 11 de dezembro, às 19h, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite de gala do circo, com duas apresentações do espetáculo “A Lona Uniu as Gerações”. O evento celebra o “Dia do Palhaço”, comemorado anualmente no dia 10 de dezembro.

A celebração deste ano homenageia o circo-teatro, que surgiu o Brasil na primeira década do século XX, e introduziu um ritmo narrativo no qual os esquetes cômicos ou dramáticos são costurados por uma trama única, ou seja, ao final, é contada uma história por meio dos números. Esta modalidade mantinha o repertório formado, normalmente, por espetáculos de comédias e melodramas, com textos adaptados de romances folhetinescos sobre assuntos diversos: mitologia, religião e fatos do cotidiano.

“É uma enorme satisfação poder abrir as cortinas de um dos palcos mais disputados da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, para o circo paulistano, homenageando a sua história. Nossa expectativa é que este público e os artistas sintam que esta é uma oportunidade especial de celebração e se divirtam muito”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

O mote do espetáculo é o encontro entre o palhaço e um menino da cidade que recebe o circo. Por meio do encantamento e da curiosidade do garoto, a história demonstra como ele se torna aprendiz do velho palhaço. Como parte dessa homenagem circense, estão previstos, ainda, espetáculos de rua em frente ao Theatro Municipal. Estão confirmadas as presenças da Família Burg e Dupla Cia, que encenam “Cabaré”, a partir das 17h30 do dia 10; e, no dia 11, no mesmo horário, é a vez da Trupe Koskowisck com a atração “Olha o Palhaço no Meio da Rua”.

Com a proposta de resgatar o Circo-Teatro, a Secretaria convidou, ainda, o ator e palhaço Fernando Sampaio, um dos fundadores da Cia. La Mínima. A direção geral é de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho comanda a festa que traz companhias circenses, artistas convidados e a participação especial de Dedé Santana.

Ficha Técnica

Direção Geral: Pereira França Neto

Direção Circense: Fernando Sampaio

Assistente de Direção: Katia Daher

Dramaturgia: Felipe Moraes

Consultoria Circo-Teatro: Fernando Neves

Direção Musical: Marcelo Lujan

Coreografia: Keila Bueno

Figurinista: Carol Badra

Iluminação: Eduardo Reyes

Direção técnica: Sabatino Brothers -Martin Sabatino

Assistente técnico: Mateus Bonassa

Cenografia: Márcio Medina

Cenotécnico: PalhAssada Ateliê

Produção: Palco de Papel Produções- Lu Gualda

Assistente de Produção: Leticia Gulart e Priscila Chá

Assessoria de Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação

Companhias e artistas convidados:

Angelita Vaz, Bruno Edson Equilibrista, Cia Circo Dança, Circo Teatro Guaraciaba, Circo Zanni, Dupla Cia Família Burg, Dimy Ilusionista, Jesse Cabral, Joinha, Palhaço Kuxixo, LaMinima, Marikawa, Sabatino Brothers, Nico Serrano, Palhaços Sem Fronteiras, Palhaço Tubinho, Portolouco, Trupe Koskowisck, Rogério Piva, Rokan: o Mágico dos dedos de ouro.

Banda: Catarina Taira, Claudio Faria, Daniel Pedro, Fernando Paz, Filipe Bregantim, Nereu Afonso Renato Farias, Simone Julian, Pablo Nordio

Bailarinos: Adeilton Ribeiro, Andrezza Medeiros, Luiz Rodriguez, Marisol Marcondes, Rafa Goede, Sidnei Araújo, Tiago Weber

Convidado Especial: Dedé Santana

Serviço: Espetáculo A lona Uniu as Gerações

Dias 10 e 11 de dezembro às 20h

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n

Capacidade: 1500 lugares

Classificação: Livre

Duração: 90 minutos

Ingressos: grátis

Distribuição de ingressos: a partir das 18h

Abertura do teatro: 19h

Espetáculo com tradução em libras

Espetáculos de rua (em frente ao Theatro Municipal de São Paulo)

Dia 10 de dezembro: 17h30- Cabaré, com Família Burg e Dupla Cia

Dia 11 de dezembro: 17h30- “Olha o Palhaço no Meio da Rua, com a Trupe Koskowisck

Duração: 40 minutos

Classificação: livre

 

Com informações de André Moretti

 

 Fotos:Divulgaçãocia-danca (1)

O Circo ZanniDimy Ilusionista

O Palhaco Tubinho

Sgunda edição do ‘Atende Cotia’ será no dia 8/12, na Policlínica

Da Redação

Está marcada para sábado (8/12) a segunda edição do Projeto Atende Cotia, da Secretaria de Saúde, na Policlínica do Portão, das 9h às 13h. A primeira edição aconteceu na UBS de Caucaia do Alto, em outubro.

O objetivo da iniciativa é a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças como diabetes e hipertensão por meio de palestras, orientação com profissionais da saúde, além de tirar dúvidas da população.

O projeto deve passar por outras UBS’s com a mesma proposta de promoção da saúde. Um time formado por cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta e equipe de enfermagem integra o Atende Cotia. O programa orienta a população sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, dos cuidados com a alimentação, da prática de atividades físicas, acompanhamento médico e exames de rotina em dia.

Atende Cotia

Foto: Divulgação Secom Cotia

Cotia realiza a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 Da Redação

Evento busca dialogar sobre “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”

Está marcada para o dia 29 de novembro, a partir das 8h, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento é uma oportunidade para representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município em um importante debate sobre “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. As pautas destacadas serão apresentadas na edição estadual e nacional do evento.

A Conferência está estruturada em cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A programação contará com explanação sobre os eixos temáticos por meio de vídeos, dinâmicas, discussões em grupo, apresentação cultural, deliberação e aprovação de propostas, entre outros. “Esperamos a participação ativa das Organizações da Sociedade Civil [OSC's] na conferência e de toda a sociedade interessada em contribuir com o avanço das políticas públicas para as crianças e adolescentes”, disse Mara Franco, titular da SDS.

 

Serviço
X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Dia 29 de novembro de 2018 – das 8h às 18h

Local: Rua da Prata, 224, Jardim Nomura

Programação

8h – 10h: Credenciamento

9h – 9h15: Abertura

9h15 – 9h30: Apresentação cultural OSCs

9h30 – 10h: Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h – 10h10: Conferindo a Conferência 2015

10h10 – 10h30: Explanação dos eixos

10h30 – 11h: Dinâmica

11h – 12h30: Discussão em grupo por eixos

12h30 – 13h30: Almoço

13h30 – 13h45: Apresentação Cultural OSC’s

13h45 – 15h45: Continuação da discussão em grupo

15h45 – 16h: Café

16h – 17h: Plenária para apresentação das propostas dos grupos e aprovação

17h – 17h30: Apresentação e escolha dos delegados

17h30 – 18h: Encerramento

attachment (3)

Barueri abre inscrições para a 43ª Corrida São Silveira

Da Redação

Com o objetivo de difundir o pedestrianismo e incentivar participação dos atletas em âmbito municipal, regional, estadual e nacional, foi aprovado em 9 de novembro, através do decreto 8.871/18, o regulamento da 43ª São Silveira, uma das mais amadas e disputadas corridas do Estado de São Paulo.

As inscrições, que são gratuitas e limitadas a 2.000 corredores, deverão ser realizadas na pista de atletismo do Jardim Silveira para a categoria Principal (restrita a moradores de Barueri) até esta sexta-feira (dia 23), das 8h às 17h. Já para a categoria Geral (moradores de outros municípios) a inscrição é feita apenas pelo site www.barueri.sp.gov.b na segunda-feira (dia 26), a partir das 8h.

Vale lembrar que a concorrência é grande e as inscrições costumam terminar em poucos minutos. A idade mínima é 16 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2018. Para os caminhantes, há 500 vagas e a idade mínima é 12 anos.

A prova será realizada no dia 16 de dezembro (domingo), às 7h55 para os atletas portadores de necessidades especiais; às 8h para os pelotões feminino e masculino das categorias Geral e Principal e, logo após, a última largada para os caminhantes. O percurso da corrida será de 8.000 metros e a caminhada, de 4.000 metros.

Os prêmios variam de R$ 1.000 (5º lugar nas categorias Geral Masculina e Feminina) a R$ 5.000 (1º lugar nas mesmas categorias). Nas categorias Principal Masculina e Feminina, os valores variam entre R$ 600 e R$ 1.500. Não haverá premiação para a categoria Caminhante e nem divisão por faixa etária.

Serviço

43ª CORRIDA SÃO SILVEIRA

Data da prova: 16 de dezembro de 2018 (domingo) a partir das 7h55

Endereço de largada: Avenida Fernão Dias Paes Leme entre as estações CPTM Jardim Silveira e Jardim Belval

Entrega dos chips: 16 de dezembro das 5h45 às 7h45

Inscrições pela internet:  www.barueri.sp.gov.br (categoria Geral masculina e feminina)

Inscrições presencias: Av. Washington Luiz, 280 – Jardim Silveira (categoria Principal masculina e feminina e caminhantes)

Regulamento completo:  www.barueri.sp.gov.br

S.Silveira Foto: Divulgação / SESP

 

 

Jorge Ferreira

Cotia terá programação no Dia Nacional da Consciência Negra

Da Redação
Apresentações estão marcadas para terça-feira (20/11), a partir das 15h, na Praça Joaquim Nunes, no centro

Procurando discutir, valorizar e respeitar manifestações culturais em referência a uma data tão importante como terça-feira (20/11), quando é lembrado o Dia da Consciência Negra, Cotia realizará o 2º Encontro Cultural da Consciência Negra de Cotia, evento realizado pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

A programação é gratuita e aberta para todas as idades, a partir das 15h, na Praça Joaquim Nunes, no Centro, e contará com muitas atrações, grupo de samba, desfile de cabelos afros, grupos e batalhas de rap, capoeira, dança de rua, samba de roda de Angola, sarau e escola de samba.

Esse é o segundo ano em que o Departamento de Cultura realiza o evento. E, 2017, o evento foi um sucesso, agregando muita informação e respeito sobre um dia tão importante. “Vamos procurar manter sempre viva a história, unindo as pessoas, trazendo troca de experiências e vivencias. Todos estão convidados a participar”, disse Gilmar de Almeida, secretário adjunto de Esportes, Cultura e Lazer.

Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data se deu em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695.

O Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas e suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

Foto: Vagner Santos

cn-MG_4502 copiarWhatsApp Image 2018-11-14 at 15.20.01

CIT’s de Cotia abrem normalmente nos dias 16, 19 e 20/11

Da Redação

Datas são ponto facultativo em Cotia, mas a prefeitura optou por manter o atendimento por conta da grande demanda de munícipes pelos serviços no local

A Secretaria da Fazenda de Cotia optou por manter o expediente normal das duas unidades do Centro Integrado Tributário (CIT), nos dias 16, 19 [ponto facultativo]e 20 de novembro [Dia da Consciência Negra]. O atendimento será das 8h às 17h. A medida foi tomada por conta da grande demanda e para facilitar a vida dos moradores.

Segundo o secretário responsável pela Fazenda, Paulo Godoy, a Prefeitura entende que muitos contribuintes procuram os serviços em dias que estão livres e, ofertar o atendimento nestas datas, facilitará a vida dos moradores que precisam de algum tipo de serviço do CIT. “Muitas pessoas procuram resolver pendências e regularizar débitos nos dias em que têm mais tempo. Por isso achamos importante dar essa possibilidade e facilitar a vida de muitas pessoas”, disse. Na quinta-feira,15/11, (Dia da Proclamação da República) os CIT’s permanecerão fechados.

Até o final do ano, os CIT’s também estarão recebendo e cadastrando os documentos dos cerca de 50 mil permissionários de jazigos dos cemitérios municipais. Saiba mais em (www.cotia.sp.gov.br).

CIT Caucaia do Alto: avenida Roque Celestino Pires, 1.204 – Caucaia

CIT Cotia: avenida Benedito Isaac Pires, 35 – Jardim Nomura

 

Foto: Vagner SantosCIT _Vagner Santos (6)

Cotia recebe Prêmio Brenda Lee por ações de enfrentamento do HIV/Aids

Da Redação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu o Prêmio Brenda Lee 2018 em reconhecimento às suas ações de enfrentamento do HIV/Aids. A premiação é concedida pelo Programa Estadual DST/Aids-SP e, neste ano, marcou a comemoração dos 30 anos do “Respostas positHIVas”, iniciativa do Programa Estadual DST/Aids. A entrega da premiação aconteceu no final de outubro, em São Paulo, e contou com palestras sobre diversos temas que envolvem a epidemia de Aids na atualidade e as perspectivas para o futuro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia, Silvana da Silva, representou Cotia na premiação. “O trabalho preventivo, informativo e educativo é constante em Cotia. Com a chegada do mês de dezembro, que marca o enfrentamento e prevenção à doença, vamos ampliar a divulgação e mais uma vez participar ativamente das ações de diagnóstico e, sendo o caso, encaminhamento”, disse Silvana.

O Prêmio Brenda Lee é concedido aos municípios que cumprem a maior parte dos seis indicadores propostos: Taxa de Mortalidade por Aids menor ou igual ao estado de São Paulo; Taxa de incidência de Aids menor ou igual ao estado de São Paulo; Diagnóstico tardio de HIV; Taxa de cura de tuberculose em PVAH (Pessoa Vivendo com Aids/HIV) maior ou igual ao estado de São Paulo; Razão de cura de tuberculose e número de casos de Aids maior ou igual ao estado de São Paulo e, Queda de TB em 10 anos e sustentada nos últimos três anos.

Brenda Lee

Brenda Lee foi uma militante transexual brasileira dos direitos humanos LGBT. Nasceu em 1948, no Pernambuco, chegou a São Paulo com apenas 14 anos e se tornou conhecida e popular especialmente no bairro Bixiga. Fundou a Casa de Apoio Brenda Lee para abrigar portadores de HIV rejeitados por parentes.

Em maio de 1996, Brenda foi brutalmente assassinada com um tiro na boca e outro no peito e seu corpo foi encontrado dentro de uma Kombi em um terreno baldio. Brenda era considerada o ‘anjo da guarda dos travestis’ e tinha como objetivo ajudar a todos, doentes ou não, que eram discriminados pela sociedade. Por sua luta, tornou-se referência nacional na defesa dos direitos humanos e deu nome ao Prêmio Brenda Lee de Direitos Humanos.

Fotos: Divulgação

attachment (1) attachment