Novo governo pode colocar fim à crise

Especialistas apontam que se Temer assumir a Presidência, economia certamente voltaria a crescer

A possibilidade cada vez mais real do impeachment da presidente Dilma Rousseff cria um clima de expectativa para o fim da guerra política travada entre governo e oposição desde outubro de 2014, quando a petista foi reeleita para mais quatro anos de mandato.

Especialistas e estudiosos ouvidos na quarta-feira (30) pelo DIÁRIO afirmam que o impedimento de Dilma e a consequente posse do vice, Michel Temer, do PMDB, fará com que a polarização PT-PSDB dê uma trégua e o mercado, na transição, volte a investir e movimentar a combalida economia.

“Temer, com seu plano econômico denominado ‘Ponte para o Futuro’, planeja um ajuste nas contas públicas com a diminuição de gastos, o que é essencial para o início da estabilização da economia do país”, explicou o economista e professor de economia do Mackenzie Agostinho Celso Pascalicchio.

 serr-serratemer

Temer (à dir.) conversa com o José Serra (à esq.) , um dos caciques do PSDB. FOTO: Arquivo/Diário SP

“E os segmentos agrícola e de exportação, que vão bem, servirão de contraponto para os gastos limitados do governo, ajudando a controlar a recessão. A partir daí, está aberto o caminho para obtenção de uma maior estabilidade cambial.”

Pascalicchio também diz que com a elaboração de um plano de governo, Temer indica que deseja dar transparência a seus atos e decisões referente à economia. “A médio e longo prazo, o país recupera sua credibilidade e as agências de risco podem fazer o Brasil retomar graus de investimento.”

Outro ponto levantado por analistas para defender a troca de governo é o poder de articulação política de Temer, talvez a maior falha de Dilma à frente do Palácio do Planalto depois de praticamente destruir a economia do país.

Temer, três vezes presidente da Câmara dos Deputados e há 15 anos comandando o PMDB, o partido mais heterogêneo do país, já se reuniu, antes mesmo da provável saída da chefe, com a oposição para tratar sobre um governo de transição.

O vice sentou-se com os caciques do PSDB, entre eles os senadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), para garantir uma trégua, caso chegue realmente à cadeira ocupada nos últimos 13 anos pelo PT. O peemdebista, inclusive, teria admitido a possibilidade de não disputar a reeleição em 2018 em troca da governabilidade nos próximos dois anos e meio.

“Não concorrer a um segundo mandato é uma boa maneira de conseguir apoio de partidos que se colocariam na oposição”, diz o cientista político Rui Tavares Maluf, professor da Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

“Temer é um ótimo articulador político, o extremo oposto de Dilma“, reforça. “Ele vai precisar usar toda sua habilidade e experiência para evitar que o PT crie um novo clima de polarização política extrema e instabilidade, repetindo que o impeachment de Dilma foi um golpe”, explicou.

Tarefa na Presidência envolve recuperação de credibilidade

No caso do impedimento da presidente Dilma Rousseff, Michel Temer precisará trabalhar muito para acertar o que deu errado no governo e na economia, mas algumas melhoras devem ser sentidas de maneira relativamente rápida. Essa é a opinião do cientista político Bolívar Lamounier, diretor Augurium Consultoria.

“Há muitas dificuldades pela frente, mas alguma melhora seria percebida de imediato, a começar pela formação de um governo com muito mais apoio no Congresso, entre os agentes econômicos e na sociedade em geral. Além de rápida recuperação da credibilidade internacional”, disse.

Segundo Lamounier, as principais tarefas de Temer será “consertar descalabros como o da Petrobrás, dar início a um programa sério de ajuste fiscal e racionalização do gasto e recuperar a confiança dos investidores, domésticos e estrangeiros, para que voltem a investir no Brasil”.

Temer também precisa ficar atento às ações da oposição. “Deverá que ter muito cuidado com o posicionamento do PT, que tentaria atribuir à responsabilidade da crise econômica, que é amplamente sua culpa, ao novo governo. E voltaria a fazer o que os petistas realmente sabem bem, que é oposição”, afirmou o cientista político, professor da Unesp de Araraquara, no interior.

 

 

Do: Diário SP Online

Caixa lança aplicativo que dá acesso ao FGTS

Trabalhador passa a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar direto com o empregador

A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (31) o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que os trabalhadores possam consultar seu extrato no fundo. O lançamento foi feito durante a reunião do conselho curador do FGTS no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

cell-celular_usp_imagens

Agora, contribuinte pode optar por não receber mais benefício em papel / USP Imagens

Segundo a vice-presidente interina de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira, esse será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido. “Ele [o contribuinte]pode optar por não receber mais em papel”, explicou, dizendo que mais de 76 milhões de brasileiros já usam smartphones.

“O trabalhador passará também a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar com seu empregador, se necessário, em caso de atraso ou erro de processamento [no pagamento do FGTS]”, explicou.

Para acessar a ferramenta é necessário fazer um cadastro onde o trabalhador deve criar uma senha de acesso e informar o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa.

O aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966. O FGTS protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho onde o empregador deposita um valor mensalmente. Os recursos também podem ser sacados para aquisição da casa própria ou no momento da aposentadoria.

“O FGTS tornou-se uma das mais importante fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda. Ele também é uma das mais importantes fontes de financiamento de infraestrutura e saneamento do país”, informou a Caixa.

Caixa Trabalhador

Também foi apresentado nesta quinta o aplicativo Caixa Trabalhador que traz informações sobre o PIS, o abono salarial e o seguro-desemprego. Por meio dele, o trabalhador se informa sobre as condições para receber os benefícios, como requisitos, documentação e prazos.

As duas ferramentas estão disponíveis para downloads gratuito para os sistemas Android, IOS e WindowsPhone. Os aplicativos também possuem um recurso de geolocalização que mostra a agência da Caixa, sala de autoatendimento ou lotérica mais próxima.

 
Da: Agência Brasil

Maternidade estadual em Interlagos dobra capacidade para partos

Investimento do Governo do Estado é superior a R$ 10 milhões e abrange a readequação do espaço e contratação de equipe multidisciplinar

Entrega das obras do Hospital e Maternidade Interlagos
Fachada do Hospital e Maternidade Interlagos

As obras de adequação e modernização das UTIs Obstétrica e Neonatal e demais alas do Hospital e Maternidade Interlagos, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (31).

“Foi feito um grande trabalho, primeiro de modernização, reforma, equipamentos, serviços mais humanizados. Foram contratados 50 médicos, 30 obstetras e 20 intensivistas através da Fundação da Faculdade de Medicina do ABC. É um trabalho muito bonito, parto humanizado, UTI Neonatal pra crianças, referência para gravidez de alto risco, 400 partos por mês, ou seja, mais de 13 partos por dia”, disse Alckmin.

Com isso a oferta de partos dobrará na unidade, passando de 200 para cerca de 400 procedimentos por mês. As intervenções realizadas também tiveram como objetivo melhorar as condições de permanência dos familiares, que terão mais conforto para acompanhar as mamães e recém-nascidos e, também, prover a readequação de espaços para aprimorar o desempenho dos funcionários.

O investimento total é de R$ 10,5 milhões para a readequação e modernização de setores, como do pronto-socorro, enfermarias, Central de Material Esterilizado (CME), pré-parto, conforto médico e UTIs Obstétrica e Neonatal. Além disso, foi efetivada a contratação de mais profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar parte dos novos leitos.

A equipe multidisciplinar, contratada por meio de convênio com a Fundação do ABC, será composta por 10 profissionais, incluindo médicos ginecologistas/obstetras e neonatologistas. O convênio tem vigência de 10 meses e poderá ser prorrogado, se necessário. Ele prevê a ampliação gradativa no funcionamento dos leitos das UTIs Obstétrica e Neonatal.

Com área total de 3 mil metros quadrados, o Hospital e Maternidade Interlagos integra serviços assistenciais instaladas em duas edificações, que incluem a unidade hospitalar e o prédio anexo, onde estão a farmácia e o ambulatório.

 
Com informações do Portal do Governo do Estado de SP

Governo de SP lança nova rota turística

Com 194 km, a Rota da Luz SP passará por nove municípios, de Mogi das Cruzes até Aparecida

O Governo de São Paulo agora oferece mais uma rota turística. Será lançada neste domingo (3 de abril) a Rota da Luz SP, destinada a atender os caminhantes que fazem o percurso de Mogi das Cruzes até a cidade de Aparecida. O projeto integra o Caminha São Paulo, programa da Secretaria de Turismo do Estado, que já conta com a Rota Bandeirante, a Rota Franciscana e a Rota Passos dos Jesuítas.

O percurso inicia em Mogi das Cruzes, na estação Estudantes, e passa por outras oito cidades, entre elas Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. “O governador recebeu esta demanda dos romeiros que caminhavam às margens das rodovias e precisavam de uma opção mais segura”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena.

A rota é formada por estradas secundárias que convidam os turistas a apreciar a natureza, aproximando-os da realidade local. Todo o percurso será sinalizado com placas indicativas e os caminhantes poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser scaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site do Rota Luz.

O evento de lançamento acontecerá no Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes, às 9 horas, e contará com a presença do governador Geraldo Alckmin e da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin.
Com informações do Portal do Governo do Estado de SP

Palmeiras busca recuperação enquanto Santos joga pela liderança nesta quinta

Quatro jogos completam a 13ª rodada do estadual; Santos e Red Bull podem adiantar classificação

A primeira fase do Paulistão Itaipava está chegando ao fim e a disputa pelas vagas nas quartas de final continua acirrada. Nesta quinta-feira (31), a 13ª rodada do estadual terá continuidade e mais oito clubes entrarão em campo. Às 17h, São Bernardo e Mogi Mirim abrirão o dia, com transmissão do SporTV, que também televisionará o confronto entre Red Bull e Novorizontino, às 20h30.

Além disso, também as 20h30, o Palmeiras receberá o Rio Claro em jogo importante pelo Grupo B. O clube auviverde está na última colocação da chave e precisa vencer para se recuperar no estadual faltando três rodadas da etapa inicial. O jogo em São Paulo será transmitido pelo PPV, assim como Santos e Ferroviária, que se enfrentam às 21h30 na última partida da rodada, que também será importante para ambas as equipes quanto a classificação.

Confira todos os confrontos dessa quinta-feira (31):

Paulistão Itaipava

17h – São Bernardo x Mogi Mirim – SporTV
20h30 – Red Bull Brasil x Grêmio Novorizontino – SporTV
20h30 – Palmeiras x Rio Claro -PPV
21h30 – Santos x Ferroviária – PPV
Com informações da FPF

Tricolor perde pênalti, mas consegue empate no fim

São Paulo desperdiçou grande chance, porém, aos 47, conseguiu a igualdade contra o Linense

Nos acréscimos, o atacante Kelvin salvou o São Paulo de uma derrota em São José do Rio Preto, nesta quarta-feira (30), contra o Linense. O Tricolor ainda desperdiçou um pênalti no empate em 1 a 1, pela 13ª rodada do Paulistão.

O torcedor são-paulino se animou quando Bruno caiu dentro da área, e o juiz assinalou pênalti. Mas, aos 28 minutos, Michel Bastos correu para a bola e chutou na trave.

micc-michel-penalti

Michel Bastos desperdiça pênalti / Reprodução/SporTv

A torcida visitante pensou no pior quando Zé Antônio acertou um chutaço, de muito longe, e fez um belo gol, aos 39 do segundo tempo. Kelvin deixou tudo igual quando todos já davam o placar como certo. Final: 1 a 1.

14ª rodada

O São Paulo tenta ficar mais próximo da classificação contra o Oeste, no sábado (2), às 18h30, no retorno ao Morumbi.

 

Do: Diário SP Online

Paulistão 2016: Confira os últimos resultados dos jogos

Da Redação: Veja os últimos resultados dos jogos das Série A1, A2 e A3 do Paulistão 2016

Confira os jogos da 13ª rodada do Paulistão A1

Quarta-feira 30/03
Água Santa 0 x 0 Ituano
XV de Piracicaba 1 x 1 Botafogo
Capivariano 1 x 1 São Bento
Linense 1 x 1 São Paulo
Oeste 1 x 3 Osasco Audax
Corinthians 2 x 1 Ponte Preta

Quinta-feira 31/03
17h
São Bernardo x Mogi Mirim

20h30
Red Bull x Novorizontino
Palmeiras x Rio Claro

21h30
Santos x Ferroviária

 
Confira os resultados da 18ª rodada do Paulistão A2 Itaipava:

Segunda-feira 28/03
Atlético Sorocaba 2×1 Guarani

Quarta-feira 30/03
Monte Azul 0×2 São Caetano
Votuporanguense 0×2 Portuguesa
Juventus 1×0 União Barbarense
Rio Branco 0×1 Bragantino
Paulista 5×0 Independente
Velo Clube 0×1 Santo André
Barretos 1×0 Marília
Batatais 1×2 Penapolense
Taubaté 0×0 Mirassol *

* Este jogo foi paralisado aos 44 minutos do primeiro tempo por falta de energia elétrica. Será completado nesta quinta-feira a partir das 15h.

 
Confira os resultados da 18ª rodada do Paulistão A3:

Terça-feira 29/03
Rio Preto 1×1 Matonense

Quarta-feira 30/03
Grêmio Barueri 0×2 Atibaia
Flamengo 1×0 Grêmio Osasco
Itapirense 0×0 São José
São Carlos 2×2 Nacional
Noroeste 2×0 Primavera
Inter de Limeira 1×0 Sertãozinho
São José FC 2×0 Catanduvense
Olímpia 2×2 Comercial
Fernandópolis 1×2 Guaratinguetá

 

Com informações da FPF

Paraguaios dão a vitória ao Timão contra a Ponte

Corinthians perdeu dois pênaltis, mas Balbuena e Romero garantiram o triunfo

No estilo “Baile em Assunción”, o Corinthians venceu a Ponte Preta na noite desta quarta-feira (30), por 2 a 1, com dois “gols paraguaios”. Com o triunfo, o Timão se garantiu como melhor time do Paulistão.

Com uma equipe praticamente reserva – somente dois titulares jogaram, Cássio e Rodriguinho -, o Alvinegro comandou as ações desde o começo e teve a chance de abrir o placar com Luciano, em cobrança de pênalti, mas o goleiro João Carlos defendeu.

romm-romero-cor

Ángel Romero marcou, mas perdeu pênalti / Daniel Augusto/Ag. Corinthians

Ángel Romero fez o primeiro do duelo após pegar sobra de bola na área e mandar a bomba de canhota. A Macaca chegou ao empate com Felipe Azevedo. O zagueiro Balbuena deixou o Timão na frente outra vez.

Romero ainda teve a oportunidade de ampliar a vantagem, mas o inspirado João Carlos pegou outro pênalti.

14ª rodada

No domingo (3), às 16h, o Corinthians tem pela frente o Dérbi com o Palmeiras no Pacaembu.

 

Do: Diário SP Online

Abertas inscrições para unidades habitacionais no centro da Capital

Parceria Público Privado (PPP) prevê a construção de 2.260 unidades habitacionais de interesse social no centro expandido de São Paulo

Os interessados em moradias populares no centro da cidade de São Paulo têm até as 17 horas do dia 24 de julho para fazer a inscrição. O cadastro pode ser efetuado pelo site da Secretaria de Habitação, por meio do botão localizado ao lado direito (“Acesso Cadastro PPP”), que está em destaque.

A Parceria Público Privado (PPP) prevê a construção de 2.260 unidades habitacionais de interesse social (HIS) no centro expandido da Capital.

Para participar é preciso ter ao menos um dos membros da família trabalhando na área central de São Paulo; estar dentro das faixas de renda familiar mensal bruta de 1 a 6 salários mínimos, ou seja, de R$ 810,00 a R$ 4.344,00; e não ter imóvel próprio ou financiado em qualquer parte do país, nem ter sido atendido por programa habitacional público.

Segundo o secretário de Habitação, Rodrigo Garcia, como um dos objetivos é requalificar o centro e melhorar a qualidade de vida das pessoas, trabalhar na região central é critério essencial. “Por isso, as unidades serão distribuídas da seguinte forma: 80% contemplarão os candidatos que trabalham no centro e moram distante, e as 20% restantes aos que moram e trabalham no centro”, completou o secretário.

Reservas
Dentro desta distribuição estipulada, também deverão ser atendidas as reservas determinadas pela legislação estadual vigente: 5% para idosos; 7% para pessoas com deficiência; 4% para policiais civis e militares e agentes de segurança e escolta penitenciária; e 10% para servidores e empregados públicos, de qualquer esfera de governo.

Se o número de inscritos for maior do que o número de unidades disponibilizadas, a ordem de classificação será por meio de sorteio, levando-se em consideração as cotas legais e as faixas de renda. O sorteio ocorrerá por meio eletrônico e poderá ser acompanhado em tempo real pelo site da Secretaria de Habitação.

A lista com os nomes dos contemplados será encaminhada à empresa responsável pela concessão, que convocará os candidatos à aquisição das moradias para a fase de triagem da capacidade financeira.

Caso o candidato classificado não comprove a renda informada ou não preencha as condições impostas pela instituição financeira para obtenção do financiamento, será desclassificado, sendo convocado o próximo da lista de reserva.

 
Com informações do Portal do Governo do Estado de SP

Vestibular Meio de Ano da Unesp tem 360 vagas; inscrições começam dia 11

Período para pedido de redução de 50% da taxa ou isenção para socioeconomicamente carentes será de 4 a 11 de abril

O Vestibular Meio de Ano 2016 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) está com 360 vagas disponíveis em nove cursos nas áreas de exatas e biológicas, todas para ingresso em agosto. O período para inscrição com pagamento da taxa integral, no valor de R$ 155,00, será de 11 a 29 de abril. O cadastramento será feito on-line na página da Vunesp. Já o período para pedido de redução de 50% da taxa ou isenção para socioeconomicamente carentes será de 4 a 11 de abril.

Unesp completa 40 anos de história

Os cursos oferecidos são: Agronomia (Ilha Solteira e Registro e as Engenharias Ambiental (Sorocaba), Aeronáutica (São João da Boa Vista), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).

Fases da seleção
A prova da primeira fase, somente com questões de múltipla escolha, será realizada em 15 de maio. Os exames são aplicados nas cidades onde há oferta de cursos e ainda em Campinas, Franca, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo.

A segunda fase, com redação e questões dissertativas, será aplicada nos dias 11 e 12 de junho, sábado e domingo, nas mesmas cidades onde é realizada a primeira fase.

Para mais informações sobre todos os cursos da Universidade Estadual Paulista, acesse o Guia de Profissões neste link.

 

Com informações do Portal do Governo do Estado de SP