Número de feridos no trânsito cotiano tem maior alta no ano

Da Redação

cotia-trans

Mais uma vez o trânsito de Cotia tem índice alto de feridos nos acidentes ocorridos nas vias do Município.

No mês de abril, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública – SSP, apontam que 52 pessoas feridas em acidentes de trânsito, maior número registrado nos quatro primeiros meses de 2016.

O aumento entre março e abril foi de 37%, saltando de 38 para 52 ocorrências. No acumulado do ano já soma 161 feridos.

O local com maior índice de ocorrências é a Raposo Tavares. Já os casos de mortes no trânsito, oito pessoas perderam a vida no quadrimestre, segundo dados do Infosiga-SP.
Com informações do Cotia Agora

TCE de São Paulo encontra escorpiões e pombo junto de merenda escolar

escopp-escorpiao

Escorpião encontrado em local onde se armazenava a merenda que seria servida a alunos de uma das escolas, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Em uma inspeção surpresa em 200 escolas no estado, fiscais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo encontraram hoje (31) escorpiões e um pombo no mesmo ambiente em que estava a merenda que seria servida aos alunos de um dos estabelecimentos.

A operação também flagrou alimentos vencidos e estocados em salas mofadas. Detalhes da operação serão divulgados amanhã (1º).

A inspeção feita nesta terça-feira verificou a merenda oferecida aos alunos de escolas técnicas, estaduais, municipais e conveniadas. A ação foi feita em 200 unidades de 180 municípios paulistas, incluindo a capital, e ocorreu sem aviso prévio para as instituições.

Foram fiscalizadas a qualidade dos alimentos, a higiene do local e a origem dos produtos. Também foram verificadas a data de validade dos produtos, a quantidade oferecida e a situação das refeições e lanches. Os fiscais observaram ainda a limpeza e a segurança da cozinha, do refeitório e o estoque de produtos nas escolas.

CPI da Merenda

No último dia 25, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar fraudes em contratos firmados por cooperativas de agricultura familiar e empresas privadas que fornecem merenda. A ação de agentes públicos e políticos no esquema já é alvo de investigação pelo Ministério Público, na Operação Alba Branca.

 

 

Da Agência Brasil

Senado aprova projeto que aumenta pena para crime de estupro coletivo

Uma semana após se tornar público o caso do estupro coletivo de uma adolescente no Rio de Janeiro, ocorrido no sábado (21), o plenário do Senado aprovou hoje (31), por unanimidade, projeto de lei que tipifica os crimes de estupro coletivo e de divulgação de imagens desse tipo de crime.

crimm-1015309-18112016-img_7811

Pela proposta, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a pena para o crime de estupro praticado por duas ou mais pessoas poderá ser aumentada de um a dois terços.

“Temos que a reprovabilidade da conduta nos estupros perpetrados por diversas pessoas, na mesma ocasião, é mais elevada que nos demais crimes contra a dignidade sexual, pois a pluralidade de agentes importa, além da covardia explícita e da compaixão inexistente, em ainda mais sofrimento físico e moral, medo e humilhação para a vítima”, argumentou a senadora Simone Tebet (PMDB-MS), relatora da matéria.

Uma emenda da relatora transforma em crime, com pena de reclusão de dois a cinco anos, oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio, inclusive sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de estupro.

“A divulgação do estupro e, a partir desse momento, sua virtual e eterna permanência na internet não gera apenas prejuízos morais à vitima, a exemplo de um xingamento ou de uma mera depreciação pessoal. A divulgação perturbará seu convívio familiar, desestabilizará suas relações sociais, deixará sequelas em futuros relacionamentos amorosos e na imagem que a vítima buscará construir a respeito de si mesma”, acrescentou Simone Tebet.

A matéria estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), propôs a apresentação de um requerimento assinado pelos líderes para que a votação fosse levada diretamente ao plenário.

O requerimento foi aprovado no início da noite e, depois de votada as matérias pautadas, o mérito do projeto foi aprovado. O texto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

De acordo com o Artigo 213 do Código Penal, constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar sexo ou a praticar ou permitir que com ele se pratique está sujeito ànprisão de seis a dez anos.

Se da conduta resultar lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 anos ou maior de 14 anos, a pena passa a ser de oito a 12 anos. Se da conduta resultar na morte da vítima, passa a ser de 12 a 30 anos de prisão.

 
Da Agência Brasil

País tem primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutos

sau-1019007-11052016dsc_0410-

Teste rápido nacional para detectar zika é apresentado na Bahia e terá resultado em 20 minutosRovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde da Bahia obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou hoje (31) em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do vírus Zika. Assim, o exame que costumava levar semanas terá resultado em até 20 minutos.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido facilitará a vida da população, ao permitir às mulheres, por exemplo, saberem se já foram ou estão infectadas pelo vírus.

“Hoje existe uma quantidade de pessoas com sintomas que não têm o diagnóstico definitivo, ou seja, você acha que a pessoa tem a zika, mas pode ser uma outra virose. A partir de agora, principalmente para as mulheres em idade gestacional, ter a informação se ela teve ou ainda não zika é extremamente relevante para a decisão dela, em iniciar uma gestação”, ressalta Fábio Villas-Boas.

Procedimento

O dispositivo tem duas fitas portáteis (cassetes), que usam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM, identificando infecções de até duas semanas. Já o segundo cassete reage ao IgC e identifica se o paciente já teve a infecção há mais tempo. Isso permite que o teste rápido detecte os anticorpos contra o vírus da Zika, no organismo do paciente, em qualquer fase da doença.

“A zika, antes era diagnosticada, em laboratório através do PRC [método que detecta a presença de carga genética do vírus], o que era demorado e muito custoso. A partir de agora, poderemos oferecer o diagnóstico em qualquer posto de saúde nos lugares mais distantes do país, e em apenas 20 minutos, a população terá a resposta se tem ou teve zika”, explica o secretário.

Parceria

O teste foi desenvolvido em parceria da Sesab com uma empresa sul-coreana, que transferiu a tecnologia ao laboratório fabricante, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BahiaFarma), ligado à Secretaria de Saúde do estado. Com a autorização concedida pela Anvisa, o laboratório aguarda o pedido do Ministério da Saúde para iniciar a fabricação e distribuição a toda a população brasileira. A previsão inicial pode ser de até 500 mil testes por mês.

“O processo iniciou-se em agosto do ano passado, com a assinatura do protocolo, porém o desenvolvimento do produto ocorreu entre setembro e janeiro, e nós começamos a fazer escalonamento de lotes-piloto, para registro do produto”, conta o diretor-presidente do Laboratório público, BahiaFarma, Ronaldo Dias.

A Agência Brasil procurou o Ministério da Saúde sobre a previsão de pedido para a fabricação dos produtos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

O vírus Zika foi descoberto, na Bahia, em julho de 2015, quando casos associados à Síndrome de Guillan-Barré foram confirmados. De acordo com a Sesab, nos cinco primeiros meses deste ano, 36.725 casos foram registrados na Bahia.

 

Da Agência Brasil

Transações bancárias por meio de celulares e tablets crescem 138% em um ano

smatt-smartphone

As transações bancárias por celulares e tablets tiveram crescimento de 138% em 2015, ao chegar a 11,2 bilhões de operações, ante as 4,7 bilhões em 2014, de acordo com dados divulgados hoje (31) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a pesquisa, as movimentações bancárias feitas por internet banking e mobile banking atingiram 54% do total. O estudo contou com a participação de 17 bancos, 93% dos ativos do setor no país.

Segundo o estudo, o internet banking foi o canal responsável pelo maior número de transações no ano passado, com 33% do total (17,7 bilhões). O mobile banking foi o segundo canal preferido com participação de 21% no total de operações. Em 2015 já eram 33 milhões de contas ativas com o recurso mobile, 32% a mais do que no ano anterior.

Segundo o diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban, Gustavo Fosse, um dos fatores que explicam esse crescimento está relacionado com o fato de os bancos funcionarem como indutores de inovações tecnológicas da indústria, com a preocupação de trazer comodidade aos clientes. “Outro fator é o crescimento do acesso à internet no Brasil, que já está acessível para 56% da população. O uso de smartphones também tem contribuído para o aumento”.

A pesquisa mostrou ainda que o Brasil ocupa o 7º lugar em investimentos em tecnologia da informação no setor bancário. Em 2015, a soma desses investimentos totalizou R$ 19,2 bilhões, dos quais 44% destinados a software, 35% a hardware e 20% a telecom. Mesmo assim o número foi mais baixo do que o registrado em 2014: R$ 21 bilhões.

Os dados apontam que o total de transações feitas em agências, pontos de venda no comércio, autoatendimento e correspondente foi de 23,6 bilhões, 45% do total.

 

 

Da Agência Brasil

PF indicia presidente do Bradesco e mais nove pessoas na Operação Zelotes

poli-policia_federal_marcelo_camargo_abr_0_0

A Polícia Federal (PF) indiciou o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e mais nove pessoas na Operação Zelotes. Dentre os indiciados, estão mais dois integrantes da direção do banco. O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) recebeu hoje (31) o relatório da PF sobre o inquérito. Os dez indiciamentos foram pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Agora, os procuradores da República vão analisar se a documentação recebida é suficiente ou se novas diligências deverão ser feitas. Caso o MPF considere que existem evidências suficientes, os indiciados poderão ser denunciados à Justiça Federal,

A Operação Zelotes, da Polícia Federal, investiga um suposto esquema de venda de sentenças do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para beneficiar empresas que foram multadas pela Receita Federal e a negociação de medidas provisórias a favor de empresas do setor automobilístico. O Carf é um órgão do Ministério da Fazenda ao qual contribuintes recorrem contra multas.

Bradesco

Em nota, o Bradesco nega que seus diretores tenham prestado serviços para o grupo investigado na Zelotes e acrescenta que Luiz Carlos Trabuco não participou de nenhuma reunião com o grupo. “O Bradesco informa que não houve contratação dos serviços oferecido pelo grupo investigado. [...] O Bradesco esclarece ainda que o presidente da instituição, Luiz Carlos Trabuco Cappi, não participou de qualquer reunião com o grupo citado”.

O banco lembrou que perdeu o processo que tinha no Carf, reiterando a ausência de qualquer acordo ilícito para se beneficiar junto ao órgão. “Cabe informar que o processo junto ao Carf, objeto da investigação, foi julgado em desfavor do Bradesco por unanimidade – 6 x 0, e encontra- se, agora, submetido ao Poder Judiciário. A companhia informa que jamais prometeu, ofereceu ou deu vantagem indevida a quaisquer pessoas, inclusive a funcionários públicos, para encaminhamento de assuntos fiscais ou de qualquer outra natureza”.
Da Agência Brasil

Raposo Tavares ganha mais dois radares na sexta-feira

Da Redação

rad-radar251
O DER homologou dois novos radares na Raposo Tavares, no trecho entre São Paulo e Cotia.

A fiscalização terá início à 0h da próxima sexta-feira (3). Um dos radares fica no km 18,9 da Raposo, ainda na Capital e outro na altura do km 30,4, em Cotia.

Os limites de velocidade são de 90 km/h para veículos e 80 km/h para caminhões. Segundo o DER, a rodovia já está devidamente sinalizada com placas indicando o limite e a presença da fiscalização eletrônica.

Os equipamentos foram homologados conforme a Resolução 396, de13/12/2011, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, e Portaria SUP/DER-039de 18/06/03, e estão devidamente aprovados e registrados no Inmetro – Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Com informações do Cotia Agora

Osasco realiza 2ª edição do “Mutirão do Bem”

Da Redação: A região contemplada desta vez será o Jardim Conceição, na zona Sul. Participe!

mutirao-osasco

Se você está com o sábado livre, então não pode deixar de comparecer à 2ª edição do “Mutirão do Bem”, a ser realizado pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), dia 04/06, das 10 às 16 horas, no Jardim Conceição.  A Avenida Clóvis Assaf, próxima ao campo do Jardim Conceição, na zona Sul, será palco de inúmeras atividades culturais, sociais, de esporte, lazer e saúde.

O “Mutirão do Bem” é uma ação cidadã entre o poder público e a sociedade civil organizada, oferecendo à população diversos serviços sociais gratuitos, como: avaliação de saúde bucal, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, corte de cabelo, emissão da 1º e 2ª via do RG, CPF e carteira profissional; inscrições para o CADÚNICO, assessoria jurídica, orientações previdenciárias sobre o INSS, atualização de vacinas de hepatite e tétano para adultos, além de distribuição de mudas de plantas.

É preciso estar atento à documentação necessária. Para os serviços de emissão de 1ª vias de carteira de trabalho, RG e CPF, é necessário trazer os documentos pessoais, como Certidão de Nascimento, uma foto 3×4 com fundo branco e comprovante de endereço.

E para a 2ª via da Carteira de trabalho é preciso apresentar RG e CPF, comprovante de endereço e extrato do PIS ativo (solicitado na CAIXA ou INSS), para comprovação do número anterior. Menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

O público poderá conferir ainda apresentações artísticas, com artistas locais e da região, como os músicos da Casa dos Violeiros de Osasco, Bank D’ Krents, Grupo Kidelírio e muito mais.

A criançada poderá se divertir na área de recreação, com brinquedos infláveis como tobogã, pula-pula e cama elástica.

O “Mutirão do Bem” de Osasco busca a promoção do bem e a valorização das pessoas e conta com a participação de várias secretarias municipais como Assistência Social (organizadora), Saúde, Esporte, Secretaria do Trabalho (SDTI), Fundo Social de Solidariedade (FSS), além de parcerias com representantes do Legislativo: Ministério Público Federal, Defensoria Pública de São Paulo, Receita Federal, Previdência Social, ongs e entidades sociais:Rede Social de Osasco, Fesabo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Valorização da Vida (CVV), Escola Técnica Papa Mike, entre outros.

O dia será muito produtivo. Participe e traga a sua família!  Mais informações através da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone (11) 2183-6700. Ou pela Central 156.

 

Olga Liotta
Agência Secom de Notícias

 

Camacho é confirmado por Tite e vai para o banco contra o Santos

Volante chegou ao clube há duas semanas e ficará concentrado com o elenco pela primeira vez

corii-corinthians34_20160531173510-310x208_thumb
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O volante Camacho é a novidade da equipe do Corinthians para encarar o Santos, nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio de Itaquera, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Contratado há duas semanas após se destacar pelo Osasco Audax, finalista do Campeonato Paulista, ele já havia sido regularizado, mas será a primeira vez que o atleta estará no banco de reservas da equipe em uma partida oficial.

“Ele é o segundo homem de meio-campo. É onde eu vejo que posso utilizá-lo. Para esse jogo, ele vai, está concentrado”, afirmou o técnico Tite, que não pode contar com Elias, a serviço da Seleção Brasileira, e não vê um meia fazendo a função de volante no novo esquema, que dá mais liberdade para Guilherme armar e deixa a marcação mais a cargo da linha defensiva.

Dessa forma, é provável que Camacho seja a primeira opção se houver algum problema tanto com Bruno Henrique quanto com Cristian, titulares nas vitórias sobre Ponte Preta e Sport, já escalados pelo treinador para o embate frente ao Peixe. Willians, que recuperou-se de um edema na coxa direita, é a outra opção, além do garoto Maycon.

O time que vai a campo no primeiro clássico do torneio nacional terá: Walter; Fagner, Felipe, Vilson e Uendel; Bruno Henrique, Cristian, Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto; Luciano. Com sete pontos conquistados nos quatro primeiros jogos da competição, o Timão está na quarta colocação e pode alcançar os líderes do torneio com um triunfo sobre o Peixe. O rival, por sua vez, tem apenas quatro tentos e busca uma recuperação na tabela de classificação.

Veja os 23 relacionados:

Goleiros: Walter e Cássio
Laterais: Fagner, Guilherme Arana e Uendel
Zagueiros: Felipe, Pedro Henrique e Vilson
Volantes: Bruno Henrique, Cristian, Camacho, Willians e Maycon
Meias: Danilo, Giovanni Augusto, Guilherme, Marquinhos Gabriel e Rodriguinho
Atacantes: Romero, André, Lucca, Luciano e Marlone

Tomas Rosolino Amaral Do Valle

Gazeta Esportiva

Série B Oeste recebe líder Vasco e Bragantino viaja até São Luís pela quinta rodada

Da Redação: Clubes paulistas buscam engrenar na competição para alcançar parte de cima da classificação

Todos os jogos da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B acontecem nesta terça-feira (31). O Bragantino viaja até São Luís, no Maranhão, para enfrentar o Sampaio Corrêa, buscando a segunda vitória seguida. Já o Oeste, outro paulista na competição, recebe o líder Vasco da Gama para se recuperar de um resultado negativo na última rodada.
Sampaio Corrêa x Bragantino

A estreia do técnico Toninho Cecílio trouxe os primeiros pontos para o clube de Bragança Paulista. O treinador comandou o time na vitória por 2 a 1 diante dos mineiros do Tupi na busca para deixar a zona de rebaixamento, já que ocupam a 18ª colocação. O adversário desta rodada ainda não pontuou e ocupa a lanterna.

Edson Sitta, volante do Bragantino, comentou esse início de reação do clube. “O futebol é complicado. As coisas não vinham dando certo nas últimas rodadas. Agora é erguer a cabeça e continuar trabalhando pra sair dessa situação o mais rápido possível. Temos um jogo muito importante. Com muito respeito temos que ir pra lá e jogar pra vencer. A nossa reação continua”, falou ao globoesporte.com.

Já o Sampaio Corrêa teve treinos com portões fechados e fez mistério para esse confronto de seis pontos diante do Bragantino. O clube maranhense busca os primeiros pontos na competição. A tendência é que o técnico Wagner Lopes divulgue a escalação momentos antes da partida.

Oeste x Vasco da Gama

O Oeste de Fernando Diniz foi derrotado na última rodada para o Paraná, em Curitiba, pelo placar de 2 a 1. O clube de Itápolis soma quatro pontos e ocupa a 15ª posição. Desde que assumiu o comando técnico, Fernando Diniz soma quatro pontos em nove disputados. O confronto acontece na Arena Barueri.

Pelo lado vascaíno, o técnico Jorginho comemora a sequência positiva. “O mais importante é nossa vitória, se mantendo invicto, pois é um número muito legal para a gente. Claro que o principal é vencer e nos mantermos na liderança, mas continuar invicto há 31 jogos é excelente. Estamos encarando todos os jogos como final de campeonato”, ressaltou Jorginho.

Sampaio Corrêa e Bragantino se enfrentam às 19h15, no estádio Castelão, em São Luís (MA). O outro confronto que envolve um clube paulista, o Oeste recebe o Vasco da Gama às 21h30, na Arena Barueri, em São Paulo.
31.05.2016

19h15-Sampaio Corrêa x Bragantino
21h30-Oeste x Vasco

 

Fonte: FPF