Cotia: Corpo de jovem de 17 anos que estava desaparecida é encontrado

cot-0001

O corpo da jovem Tiffany Lina Shigio, de 17 anos, que estava desaparecida desde sábado (18) foi localizado na manhã desta terça-feira (21).

Ele foi encontrado por um homem que cortava o mato a 300 metros da residência onde Tiffany morava, em um córrego na Estrada das Pedras. Logo em seguida o pai foi avisado.

A Polícia Civil de Vargem Grande Paulista acredita que o criminoso vem cometendo crimes do tipo na região. O corpo tinha marcas de abuso sexual e foi levado para o IML de Cotia no final da tarde.

Ela foi vista pela última vez por volta das 9 horas do último sábado pegando um ônibus perto do Parque do Agreste na Estrada de Caucaia e ia em direção de sua casa, no bairro Santa Mônica. Na noite anterior ela esteve na casa de uma amiga, se divertindo, dormiu por lá e na manhã seguinte foi embora para a casa.

 

Foto do local: facebook Tieta do Agreste

Com informações do Cotia agora

Cotia participa do programa Município VerdeAzul

cotia-3283001

Cotia participa pelo oitavo ano seguido do Programa Município VerdeAzul, criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A participação de cada cidade ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Cotia indicou dois representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária.

A participação dos municípios no VerdeAzul é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP). Para isso, precisam seguir ações propostas pelo programa, que conta com dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura Ambiental e conselho ambiental.

O programa oferece capacitação técnica aos representantes das cidades. Ao final de cada ciclo anual é publicado o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O primeiro encontro de capacitação dos representantes dos municípios começa nesta terça-feira (21), em Ribeirão Pires, no ABC paulista. A segunda etapa acontece dia 3 de maio, em Cotia.

O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

O primeiro ranking foi publicado em 2008, com a certificação de 44 municípios. A participação aumentou ao longo dos anos e hoje já passa de 600 cidades.

A liberação de recursos do FECOP independe do ranking alcançado pelas cidades. Cotia vem subindo no ranking por conta das ações desenvolvidas nos últimos anos e pulou da 262ª posição em 2015, com 48,08 pontos, para a 188ª, em 2016, com 52,27 pontos. Os municípios que atingem 80 pontos recebem premiação simbólica com entrega de certificado e troféu pelas ações desenvolvidas.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa 

PAT de Cotia disponibiliza 93 vagas de emprego

carteira_de_trabalho

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) disponibiliza esta semana 93 vagas de emprego, entre as quais açougueiro, assistente de vendas, empregada doméstica, farmacêutico, peixeiro, pintor de parede, nutricionista hospitalar e técnico de refrigeração.

As oportunidades de emprego para pessoas com deficiência são para técnico de refrigeração, repositor de mercadorias e porteiro. As vagas estão sujeitas a alterações ou mudanças pelos empregadores.

O horário de funcionamento do PAT, situado na Rua Monsenhor Ladeira, 38, Vila São Francisco, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Outras informações pelos telefones 4703-0497 e 4243-7666.

Os interessados devem comparecer ao PAT com todos os documentos pessoais e currículo. O cadastramento também pode ser feito pelo site https://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml

OCUPAÇÃO Nº VAGAS Nível de instrução
AÇOUGUEIRO 5 MÉDIO INCOMPLETO
AJUDANTE DE COZINHA 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
ALINHADOR DE DIREÇÃO 1 MÉDIO COMPLETO
ASSISTENTE COMERCIAL 1 MÉDIO COMPLETO
ASSISTENTE DE VENDAS 4 MÉDIO COMPLETO
ASSISTENTE DE VENDAS 1 MÉDIO COMPLETO
ASSISTENTE DE VENDAS 4 MÉDIO COMPLETO
ATENDENTE DE PADARIA 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
AUXILIAR DE LIMPEZA 1 MÉDIO COMPLETO
AUXILIAR DE VENDAS 1 MÉDIO COMPLETO
BORDADEIRA 1 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
CHAPEIRO DE RESTAURANTE 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
CONFEITEIRO 1 FUNDAMENTAL INCOMPELTO
COSTUREIRA 1 FUNDAMENTAL INCOMPELTO
COSTUREIRA PILOTEIRA 1 ALFABEZADA
COZINHEIRO 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
COZINHEIRO 1 MÉDIO COMPLETO
COZINHEIRO INDUSTRIAL 1 MÉDIO COMPLETO
COZINHEIRO LÍDER 1 MÉDIO COMPLETO
COZINHEIRO LIDER (ALA-CAT 1 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
DESENHISTA CARDISTA 1 MÉDIO COMPLETO
DESENHISTA DA PAGINA DA INTERNET 1 MÉDIO COMPLETO
EMPREGADA DOMESTICA 2 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
ENCARREGADA DE PRODUÇÃO 1 MÉDIO COMPLETO
ENCARREGADO DE OBRAS 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
FARMACEUTICO 2 SUPERIOR COMPLETO
FERRAMENTEIRO 2 FUNDAMENTAL COMPLETO
GERENTE DE PRODUÇÃO 1 MÉDIO COMPLETO
GERENTE DE VENDAS 1 MÉDIO COMPLETO
MARCENEIRO 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
MARCENEIRO 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
MECÂNICO DE SUSPENSÃO 1 MÉDIO COMPLETO
MEIO OFICIAL SERRALHEIRO 1 MÉDIO COMPLETO
MOTORISTA DE CAMINHÃO 1 MÉDIO COMPLETO
MOTORISTA DE CAMINHÃO 1 MÉDIO COMPLETO
NUTRICIONISTA HOSPITALAR 1 SUPERIOR COMPLETO
OPERADOR DE CAIXA PCD 3 MÉDIO COMPLETO
OPERADOR DE EMPILHADEIRA 1 MÉDIO COMPLETO
OPERADOR DE TORNO CNC 3 FUNDAMENTAL COMPLETO
PADEIRO 1 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
PADEIRO 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
PASSADOR DE ROUPAS 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
PEDREIRO 3 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
PEIXEIRO 8 FUNDAMENTAL COMPLETO
PINTOR DE PAREDE 3 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
PINTOR INDUSTRIAL 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
PORTEIRO 2 MÉDIO COMPLETO
PORTEIRO PCD 1 MÉDIO INCOMPLETO
REPOSITOR DE MERCADORIAS PCD 5 MÉDIO INCOMPLETO
SERRALHEIRO DE ALUMINIO E FERRO 1 MÉDIO COMPLETO
SERVENTE DE OBRAS 3 FUNDAMENTAL INCOMPLETO
TÉCNICO DE NUTRIÇÃO 1 TÉCNICO COMPLETO
TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO 1 MÉDIO COMPLETO
TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO 1 MÉDIO COMPLETO
TÉCNICO MECÂNICO (MAQUINAS) 1 MÉDIO COMPLETO
TORNEIRO REPUXADOR 1 FUNDAMENTAL COMPLETO
VENDEDOR INTERNO 1 MÉDIO COMPLETO
ZELADOR 1 FUNDAMENTAL COMPLETO

Tite confirma Firmino como substituto de Jesus na Seleção

Roberto Firmino será mesmo o substituto do contundido Gabriel Jesus no comando do ataque da Seleção Brasileira. Na tarde desta terça-feira, dois dias antes da partida contra o Uruguai, em Montevidéu, o centroavante do Liverpool trabalhou entre os titulares em atividade realizada no CT da Barra Funda, do São Paulo.

O treinamento foi o primeiro com todos os convocados à disposição do técnico Tite – na segunda-feira, no CT Joaquim Grava, do Corinthians, apenas 14 jogadores estiveram em ação.

Após um aquecimento descontraído, Tite separou os 11 titulares para a sua tradicional movimentação sem a presença de uma formação adversária, para ajuste de posicionamento. O time foi o seguinte: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Neymar; Roberto Firmino.

selecao-1-11-1024x682

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

Do lado de fora do CT são-paulino, torcedores se aglomeraram na expectativa de ter algum contato com a equipe de Tite. “Libera! Libera! Libera!”, gritaram, diante dos portões fechados, sendo atendidos somente ao final do treinamento, quando o Brasil já ensaiava jogadas de bola parada. Quem despertava mais atenção do público era o atacante Neymar, que se juntou à Seleção apenas na madrugada desta terça-feira.

Líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, com 27 pontos ganhos, o Brasil enfrentará o segundo colocado Uruguai, que tem 23, às 20 horas (de Brasília) desta quinta-feira, no Centenário. Na terça-feira, o adversário será o Paraguai, em Itaquera.

 

 

Helder Júnior
Da Gazeta Esportiva – São Paulo, SP

Em jogo com dois gols contra, Ponte Preta e Santo André empatam

sant-000002

Não foi só o horário do jogo entre Santo André e Ponte Preta que chamou a atenção. As duas equipes entraram em campo nesta terça-feira, às 15h00 (de Brasília), no estádio Bruno José Daniel, e fizeram um jogo muito movimentado. Com um gol contra para cada lado e empate no último minuto, as equipes ficaram no 3 a 3.

O Santo André esteve a frente do placar em duas oportunidades, mas viu a Ponte virar com Pottker no segundo tempo. No último minuto do jogo, quando parecia que a vitória seria do time de Campinas, Cicinho apareceu atrás da zaga e deixou tudo igual.

Com o empate, a Ponte manteve a liderança do Grupo D do Paulistão, com 16 pontos. Já o Ramalhão subiu para a terceira colocação do Grupo C da competição, com 11 pontos.

O jogo – O equilíbrio tomou conta da partida, principalmente no primeiro tempo do duelo. Logo aos sete minutos, o Ramalhão mostrou que estava afim de jogo. Dudu Vieira foi à linha de fundo e descolou cruzamento para o atacante Henan, que testou firme para balançar as redes.

Os poucos torcedores que compareceram ao Bruno José Daniel mal tiveram tempo de comemorar, e logo sofreram o empate. Elton fez boa jogada em velocidade e rolou de lado para o atacante Lucca, que bateu de primeira e deixou tudo igual. Com o gol, o ex-Corinthians se isolou na artilharia do Paulistão, com seis gols.

Depois dos dois gols, a partida voltou a ficar movimentada no meio-campo, e as equipes chegavam bem ao ataque. Foi então que os goleiros Aranha e Zé Carlos começaram a aparecer com boas defesas.

No segundo tempo, a Macaca teve uma chance de ouro para virar a partida. Diogo Borges vacilou e Yuri recuperou a bola dentro da entrada da área. Livre, Lucca chutou muito forte e acabou isolando a bola. Quando a Ponte se encontrava melhor na partida, o Santo André conseguiu virar.

Serginho cruzou da esquerda e o lateral ponte-pretano Jeferson, ao tentar afastar a bola, acabou mandando contra o gol de Aranha. O ritmo acelerado da partida foi o responsável por mais um lance bizarro. No impeto de empatar a partida, a Macaca foi coroada com um gol contra do adversário. O goleiro Zé Carlos saiu do gol para cortar uma bola na entrada da área, mas o zagueiro Diogo Borges não viu o arqueiro adiantado e recuou de cabeça. A bola lentamente cruzou a linha do gol e o defensor recebeu muitas vaias da torcida: 2 a 2.

Com o Santo André abatido, a Macaca conseguiu virar poucos minutos depois. Clayson fez boa jogada e a bola sobrou para Pottker. O atacante dominou e bateu cruzado, marcando o terceiro gol do time de Campinas. Com o tento anotado nesta tarde, o atacante também chegou a seis gols e, ao lado de Lucca, se tornou um dos artilheiros deste Paulistão.

Faltando apenas um minuto para o final da partida, o Ramalhão conseguiu marcar um gol. No “abafa”, a equipe do ABC paulista passou a apostar em bolas alçadas na área e foi recompensada. Cicinho recebeu cruzamento da esquerda, viu a zaga da Ponte cochilar e emendou para o fundo do gol, dando números finais a partida: 3 a 3.

 

 

Da Gazeta Esportiva- São Paulo, SP

Eduardo esboça Palmeiras com sete mudanças para encarar o Mirassol

O Palmeiras realizou na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, seu último treino antes da partida contra o Mirassol, no Palestra Itália. Com diversos desfalques por convocações, além de atletas contundidos ou sendo poupados, o técnico Eduardo Baptista esboçou a equipe que volta a campo nesta quarta.

No treinamento na Academia de Futebol, o Verdão foi formado por Fernando Prass; Fabiano, Edu Dracena, Antônio Carlos e Egídio; Felipe Melo; Róger Guedes, Tchê Tchê, Raphael Veiga e Michel Bastos; Willian.

pal_2103-136-1024x684

Foto: Fernando Dantas/ Gazeta Press

Titulares, Dudu está na Seleção Brasileira, Miguel Borja e Yerry Mina na colombiana, e Alejando Guerra com a Venezuela. Além disso, Vitor Hugo cumpre o último jogo de suspensão pela cotovelada no corintiano Pablo, enquanto Jean está afastado por conta de uma fissura no pé direito. Além disso, o veterano Zé Roberto deverá ser poupado e atuou apenas no time reserva.

Com improvisações e garotos do sub-18, a equipe de suplentes do Palmeiras teve Jailson; Erik, Pedro, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos e Arouca; Keno, Vitinho e Rafael Marques; Alecsandro.

A imprensa teve acesso a todo o treinamento comandado por Eduardo Baptista. No entanto, após o coletivo, o técnico comandou uma atividade de bolas paradas e proibiu o registro de imagens.

Palmeiras e Mirassol se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio Palestra Itália, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. O Verdão já está matematicamente classificado para as quartas de final do Estadual, e lidera o Grupo C e a classificação geral da competição com 21 pontos. Já o Mirassol é o segundo do Grupo D com 14, um a mais que o terceiro colocado Santos.

 
Bruno Calió
Da Gazeta  Esportiva – São Paulo, SP

Blogueiro que antecipou ação contra Lula é levado para depor

O blogueiro Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania , foi conduzido coercitivamente hoje (21) para depor na Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo. Segundo a PF, o jornalista foi levado para prestar declarações como parte de um inquérito aberto no Paraná. Não foram fornecidos, no entanto, detalhes sobre a investigação. A Justiça do Paraná também não informou a motivação e a autoria do pedido.

bolg-011

Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Guimarães afirma que foi questionado a respeito do vazamento de informações da operação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor, também sob condução coercitiva, em 4 de março de 2016. Dias antes, em 28 de fevereiro, o blogueiro havia antecipado a ação, informando que o sigilo bancário de Lula e de familiares dele havia sido quebrado e que o ex-presidente sofreria busca e apreensão nos imóveis de sua família.

Por meio das redes sociais, Guimarães protestou contra a ação de hoje. “É lamentável viver em um país em que a liberdade de imprensa está sendo pisoteada. E em que pessoas comprometidas com a informação e com a democracia sejam submetidas a todo tipo de constrangimento, por via da lei”, disse em sua página no Facebook. O blogueiro diz ainda que foram apreendidos pelos policiais dois celulares, o seu e de sua mulher, um computador e um pendrive.

Na ocasião, Lula foi levado do seu apartamento, em São Bernardo do Campo, para prestar depoimento no escritório da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital paulista. Como parte da 24ª fase da Operação Lava Jato, também foram expedidos mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, acusado de receber vantagens indevidas de empreiteiras investigadas na operação policial.

 

Da Agência Brasil

Paulinho revive rivalidade paulista a serviço da Seleção Brasileira

paulinho-1024x682

Mais de quatro anos após deixar o Corinthians, o volante Paulinho está revivendo a rivalidade do futebol paulista com a Seleção Brasileira. A equipe de Tite se concentrou em São Paulo para enfrentar Uruguai, nesta quinta-feira, em Montevidéu, e Paraguai, na terça-feira da próxima semana, em Itaquera, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e mexeu com as memórias do jogador do Guangzhou Evergrande, da China.

“Temos alguns jogadores que atuaram pelo Corinthians e uma parte que passou por outros clubes. Todo o mundo brinca. Isso faz parte do futebol, é válido. O mais importante é que ninguém desrespeita ninguém”, comentou Paulinho, que treinou no CT Joaquim Grava, do Corinthians, na segunda-feira. Nesta terça-feira, a atividade da Seleção Brasileira será no CT da Barra Funda, do São Paulo.

Além do técnico Tite (e dos membros de sua comissão) e de Paulinho, que fizeram história no Corinthians, o Brasil conta com os zagueiros Gil e Marquinhos, o lateral direito Fagner e os meias Renato Augusto e Willian como profissionais com imagens vinculadas ao clube do Parque São Jorge.

“Todas essas pessoas têm uma história muito bacana no Corinthians. Estou feliz por retornar ao CT do clube que me deu a oportunidade de ter grandes conquistas. É sempre bom rever os funcionários e relembrar os velhos tempos. Eu me sinto honrado e feliz”, discursou Paulinho.

Nesta tarde, serão os jogadores com passagem pelo São Paulo, o zagueiro Miranda e o volante Casemiro, que terão a oportunidade de matar as saudades do ex-clube. Paulinho lembrou que, assim como o atacante palmeirense Dudu, esses representantes do chamado Trio de Ferro têm um objetivo em comum nesta e na próxima semana.

“Estamos em busca de grandes resultados para a Seleção Brasileira”, pontuou o volante, confiante com a sequência de seis vitórias nas Eliminatórias. “Esperamos chegar ao Uruguai e fazer mais um grande jogo. Sabemos da qualidade do adversário, mas, colocando o nosso padrão, temos tudo para conseguir um bom resultado”, concluiu o corintiano.

Contra o Paraguai, Paulinho provavelmente terá contato também com torcedores do Corinthians, uma vez que a partida será disputada em Itaquera. Foi lá que ele defendeu a Seleção Brasileira na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, na estreia da Copa do Mundo de 2014, que terminou de forma trágica para a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari.

 

Helder Júnior
Da Gazeta Esportiva