Cotia: Apae recebe ação da Semana do Meio Ambiente

Da Redação

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia realizou nesta terça-feira (6) ação com alunos especiais atendidos pela Apae da cidade. Nas atividades, realizadas em dois períodos, eles aprenderam a confeccionar vasos sustentáveis feitos
com garrafas PET e também o plantio de mudas de hortaliças nesses recipientes.

Durante a ação, crianças e adolescentes também aprenderam a fazer porta-objeto com latas de alumínio. Primeiro passaram cola com pincel nas latas e depois as decoraram com barbantes coloridos.
“Essas ações proporcionam novidades para eles, é algo interdisciplinar, que vai além dos muros da escola. Propicia novos aprendizados e reforça o convívio, a interação social”, comentou a coordenadora pedagógica da instituição, Luzia Rodrigues.

Fundada em abril de 1989, a Apae Cotia atende cerca de 300 pessoas com
necessidades especiais, a maioria moradora da cidade. A entidade é
presidida por Paulo Generoso.

cotia-apae (1) cotia-apae (2) cotia-apae (3) cotia-apae (4)

Osasco promove a 1ª Marcha Azul Marinho das Guardas Municipais

Da Redação:Deputados federais Major Olímpio e Arnaldo Faria de Sá prestigiam evento e defenderam que atividade dos guardas municipais deve ser considerada de alto risco

Na sexta-feira, 2/6, foi realizada em Osasco a 1ª Marcha Azul Marinho, promovida pela Guarda Municipal de Osasco. O evento teve início com uma concentração no Largo de Osasco e contou com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins, e do deputado federal, Major Olímpio, dentre outras autoridades da região e de outras cidades do Brasil. Conforme explicou o inspetor Rildo, responsável pela organização do evento, a marcha foi idealizada com o objetivo de interagir com a sociedade, mostrar o papel das GCMs à população e também para manifestar contra o alto índice de criminalidade que impera no país.

Em seguida, os guardas municipais seguiram em marcha pelo Centro da cidade até o Teatro Municipal Glória Gíglio, onde o evento foi encerrado com um seminário sobre as Guardas Municipais. A corporação de Osasco é comandada pelo inspetor Raimundo.

Para o deputado federal Major Olímpio, as Guardas Municipais desempenham papel fundamental na segurança do cidadão. “Hoje, as Guardas Municipais registram o segundo maior número de mortes de homens no exercício de suas funções em defesa do cidadão, perdendo somente para a Polícia Militar. Por isso, é que estamos discutindo e defendendo no Congresso Nacional a proposta que coloca a atividade dos guardas como de alto risco”, disse o deputado.

Já para o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, todas autoridades brasileiras têm que lutar pela autonomia das Guardas Municipais diante do seu papel imprenscindível na segurança pública. “Não há policiamento comunitário sem Guarda Municipal”, enfatizou.

No Teatro Municipal, o prefeito falou sobre a importância dos Guardas Municipais no combate à criminalidade. “A segurança pública é de responsabilidade do governo do Estado, mas os municípios também fazem a sua parte nessa área sensível para a sociedade. A Guarda Municipal é uma instituição que merece toda a atenção da nossa parte e, aqui em Osasco, vamos dobrar o efetivo da corporação. Temos investido também em melhorias de trabalho para os guardas e a GCM será reconhecida em nosso governo”, afirmou Rogério Lins.

O evento foi prestigiado também pelos prefeitos João Mello, de Ibiúna, e Josué Ramos, de Vargem Grande Paulista. Antes de iniciar a marcha, o Hino Nacional foi executado pela Banda Sinfônica da GCM de Osasco.

Participaram da marcha membros da Defesa Civil e dos Anjos da Guarda de Osasco. Estiveram presentes ainda Paulo Siniauskas, presidente do Conseg zona Norte; inspetor Naval (Guarda Civil Metropolitana); inspetor Rui (GCM de Barueri); inspetor Alex (comandante da GCM de Vargem Grande Paulista); inspetor Almir (GCM de São Paulo); inspetor Vitor (sub-comandante da CGM de Embu das Artes); inspetor Souza (sub-comandante das GCM de Porto Feliz); comandante Araújo (GCM de Itapevi); comandante Hélio (GCM de Carapicuíba); Comandante Ednardo Leite (GCM de Embu-Guaçu); comandante Godinho (GCM de Ibiúna); comandante José Onofre (GCM de Itapecerica da Serra); Orisvaldo Silva (Classe Especial da GCM de Campinas); Comandante Paulo Simon (GCM de Araçariguama); comandante Wellington (GCM de Pirapora do Bom Jesus); Gilson Menezes (ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo); dra. Libânia, presidente da OAB Osasco, e Major Keida, do 14º Batalhão da Polícia Militar.

 

Por Renato Ferreira
Fotos: Ismael Francisco

osasco (1) osasco (2) osasco (3) osasco-2222

Embu das Artes:10ª Semana da Cultura Japonesa acontece de 10 a 30 de junho

Da Redação

cultura-embu

Embu das Artes, por da meio da Prefeitura e Secretaria de Cultura, realiza a “10ª Semana da Cultura Japonesa” entre os dias 10 e 30 de junho no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29 Centro). A entrada é gratuita e o evento ficará aberto ao público todos os dias, das 9h às 17h.

A programação diversificada é composta por exposição, apresentações artísticas e lançamento de livro com curadoria de Paulo Dud. O grupo de taikô (instrumentos japoneses de percussão) se apresentará no Centro Cultural e na Sede da Prefeitura. Já a cerimônia ecumênica em homenagem aos antepassados ocorrerá no Cemitério do Rosário. Para mais informações, ligue 4785-3686 ou 4781-4462.

Veja a programação: 

- 10/6
Abertura - 17h
Taikô Kodaiko - 17h
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro

- 10 a 30/6
9ª Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft - das 9h às 17h
Homenagem a Yasuichi Kogima, importante colaborador da Exposição
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro

Formada por um grupo de artistas vindos do Japão de origem social modesta, tem o objetivo de facilitar a troca de experiências entre seus integrantes, promover o seu aperfeiçoamento técnico e dar maior visibilidade à sua produção. Os artistas são de Embu das Artes, Mauá, Vargem Grande Paulista, Cotia, Itapecerica da Serra, São Paulo e região. Artistas: Eiji Yagima, Sussumo Harada, Ken Kaneko, Toyota, Mitiko Aragaki, Auro Okamura, Getsusem Kobasyashi, Nichio, Graziela Wakizaka, Hiromi, Kamori, Milton Takada, Paulo Moriama, Yatsunami, Yasuichi Kogima, Moriyo Kogima, Alina Okinaka, Sachiro Koshikoku, Taro Kaneko, Nachiko Nakade, Bin Kondo, Sakuko Miyasshita, Yoshiyuki Miura, Yasuko Kuroda, Tsukika Okayama, Ryokai Chashi, Ricardo Ueki, Juro Takahashi, entre outros. Artistas in memoriam: Iwao Nakagima, Daniel Ryo, Takebayhashi, Mestre Sakai do Embu, Yugi Arimiso, Maria de Embu, João Suzuki e Sizuca de Embu.

- 10 e 11/6
Cerâmica Artística de Alta Temperatura - das 9h às 17h
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro
Ceramistas: Kenjiro Ikoma, Cris Rocha, Cleide Chaim, Eliana Kanki, Laura Martinéz, Lica Cruz, Mali Tessler, Atelier Morro do Bambu, Maria estela Cerâmica, Nídia, Patricia Carvalho, Renata Amaral e Vitoria Chu Varella

- 11/6
Lançamento do livro Vida em Conto do artista plástico Nicchio - 9h às 17h
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro

- 18/6
Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados - 10h
Local: Jazigo Funerário/ Monumento aos Imigrantes Falecidos, localizado no Cemitério do Rosário, na av. Elias Yazbek, 1713, Centro

- 19/6
Taikô Kodaiko - 16h
Local: Sede da Prefeitura – rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro