Raquel Dodge pede ao STF para ouvir Michel Temer em inquérito sobre a Rodrimar

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para colher o depoimento do presidente Michel Temer no inquérito em que ele é apontado como suspeito dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O documento foi encaminhado ao ministro Luís Roberto Barroso, que em setembro autorizou a abertura de uma nova investigação contra Temer, a pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Neste inquérito, Temer é investigado pelo suposto favorecimento ilegal da empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), editado em maio deste ano. Em troca, haveria o pagamento de propina. O negócio teria sido intermediado pelo ex-assessor especial da Presidência Rodrigo Rocha Loures.

O caso veio à tona após o presidente ter sido gravado pela Polícia Federal (PF) em uma conversa telefônica na qual Rocha Loures questiona sobre o andamento do decreto. O ex-assessor também foi gravado ao telefone com os empresários Ricardo Conrado Mesquita e Antônio Celso Grecco, ambos vinculados à empresa Rodrimar S/A.

Além de Temer, Rocha Loures e os executivos Conrado Mesquita e Celso Grecco, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quer ouvir: o coronel aposentado João Baptista Lima Filho, apontado como assessor pessoal de Temer; José Yunes, amigo do presidente; Gustavo do Vale Rocha, assessor jurídico da Casa Civil; Edgar Safdié, suspeito de ser operador de propina; e Ricardo Saud, executivo da JBS que teria participado do esquema.

Raquel Dodge quer que sejam fornecidos os possíveis registros de entrada de todas essas pessoas no Palácio do Planalto durante todo o ano de 2017, entre outras diligências. A procuradora pediu prazo de 60 dias para a conclusão do inquérito.

Em outro inquérito do qual Temer é alvo, relatado pelo ministro Edson Fachin, foi permitido ao presidente da República prestar depoimento de forma escrita, embora o benefício seja assegurado ao ocupante do cargo somente nos casos em que ele é testemunha, e não investigado.

Defesa

Em manifestação enviada ao STF, a defesa do presidente Michel Temer afirmou que a empresa Rodrimar S/A não foi beneficiada pelo Decreto dos Portos, argumentando que houve amplo debate com o setor portuário antes da edição do decreto, “não comportando qualquer sigilo ou informação privilegiada no que tange às negociações”.

Segundo a defesa, a norma ampliou as concessões de 35 anos para 70 anos, mas apenas as iniciadas após 1993, atingindo as concessões de dezenas de empresas, não somente a Rodrimar.

Em nota divulgada à época da abertura do inquérito, a Rodrimar disse que o Decreto dos Portos atendeu a uma reivindicação de todo o setor de terminais portuários do país.

“Ressalte-se que não foi uma reivindicação da Rodrimar, mas de todo o setor. Os pleitos, no entanto, não foram totalmente contemplados no decreto, que abriu a possibilidade de regularizar a situação de cerca de uma centena de concessões em todo o país”, diz o texto.

*texto atualizado às 16h03 para acréscimo de informações

 

Da Agência Brasil

Caminhão derruba muro, invade Mercado Municipal e deixa um morto em Cotia

De acordo com os bombeiros, motorista do caminhão morreu no momento da colisão.

camin21
Uma pessoa ficou ferida depois que caminhão desgovernado invadiu mercado em Cotia (Foto: TV Globo/Reprodução)

O motorista de um caminhão morreu após perder o controle do veículo e invadir o Mercado Municipal de Cotia, na Grande São Paulo, na tarde desta segunda-feira (2).

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que duas pessoas tinham morrido na colisão. No entanto, posteriormente, a informação foi corrigida e foi dito que apenas o motorista do caminhão estava dentro do veículo e morreu no momento do acidente.

Dez viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local. O caminhão transportava areia que caiu na parte interna do mercado após a colisão contra o muro do estabelecimento.

As causas do acidente ainda são desconhecidas.

camin23
Caminhão derrubou muro de mercado em Cotia (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

Do G1 SP

Novo relatório da ONU define caminhos para um planeta livre de poluição

Da ONU News

Um novo relatório da ONU Meio Ambiente afirma que, embora a poluição tenha impactos negativos consideráveis na saúde humana e nos ecossistemas, a mesma é controlável e evitável através de liderança política, ações de defesa e compromissos importantes e ações locais. A informação é da ONU News.

O relatório “Na direção de um planeta livre da poluição” foi lançado durante a Primeira Conferência das Partes para a Convenção de Minamata sobre mercúrio, realizada semana passada em Genebra, como sessão preparatória para a Assembleia Ambiental da ONU, que será realizada em dezembro.

O chefe da agência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Erik Solheim, lembrou que a “poluição é um desafio universal”, mas afirmou que a “boa notícia é que o mundo já sabe o que precisa ser feito para evitá-la e reduzi-la”. Ele destacou a responsabilidade é de governos, empresas, autoridades locais, sociedade civil e indivíduos em todo o mundo de se comprometer a agir para acabar com a poluição em todas as suas formas.

Recomendações

plasticos_0 0213
A poluição provocada pelos plásticos é uma tragédia ambiental global que contamina o solo e os mares Photo: Martine Perret/ONU Meio Ambiente /Arquivo

Citando os impactos negativos da poluição – especialmente sobre as pessoas mais pobres e vulneráveis, ameaçando seus direitos humanos – e as respostas limitadas de governos, empresas e cidadãos à situação e desafios atuais, o relatório sugere cinco ações abrangentes: 1. Adotar um pacto global sobre a poluição que torne sua prevenção uma prioridade; 2. Fortalecer a governança ambiental em todos os níveis; 3. Promover o consumo e produção sustentáveis, através da melhora na eficiência de recursos e mudanças em estilos de vida; 4. Priorizar o gerenciamento e a redução do desperdício; e 5. Estabelecer parcerias para desenvolver soluções e investir em produção e consumo mais limpos.

Além disso, o documento também propõe 50 ações concretas para reduzir a poluição em diversas formas e pede um compromisso político forte e de alto nível, com o envolvimento de governos locais, sociedade civil e outros atores.

O estudo destaca ainda que, embora algumas formas de poluição tenham sido reduzidas com o avanço de tecnologias e estratégias de gerenciamento, estimativas são de que cerca de 19 milhões de mortes prematuras ocorram por ano devido à forma como as sociedades usam seus recursos naturais e afetam o meio ambiente para a produção e consumo.

 

Grêmio, Vitória, São Paulo e Atlético-GO vencem

Da Redação

bra-20171001181457_0Créditos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Cinco jogos movimentaram a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (1). Atual campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro recebeu o líder Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e empatou em 1 a 1. Grêmio, Vitória, São Paulo e Atlético-GO somaram três pontos diante de seus respectivos adversários.

Quatro dias depois de conquistar o pentacampeonato da Copa do Brasil no Mineirão, o Cruzeiro recebeu o atual líder da Série A e empatou em 1 a 1. Dominando as ações no primeiro tempo, com boas chances de gol, a Raposa abriu o placar aos 19 minutos. Diogo Barbosa recebeu de Thiago Neves na esquerda e cruzou na medida para Rafinha, de cabeça, fazer 1 a 0. Na volta do intervalo, o Corinthians passou a atacar mais, enquanto o Cruzeiro investia nos contra-ataques. Em uma das chances do Timão, Rodriguinho tabelou com Kazim e finalizou de fora de área, mas viu Fábio fazer boa defesa. Aos 39 minutos, Clayson cobrou pênalti e deixou tudo igual em Belo Horizonte: 1 a 1. Com o resultado, o líder Corinthians agora soma 55 pontos, O Cruzeiro, com 41, segue em quinto lugar.

Em Porto Alegre, o Grêmio recebeu o Fluminense e venceu por 1 a 0, com gol aos 40 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Everton na área, a bola sobrou para Beto da Silva mandar para o fundo das redes. Com 46 pontos, o Tricolor Gaúcho é o terceiro colocado na tabela de classificação. O Flu, com 31, aparece na 15ª posição.

No Nilton Santos, no Rio de Janeiro, Botafogo e Vitória fizeram um jogo movimentado, e o Leão saiu com o triunfo por 3 a 2. Investindo nos contra-ataques, o time baiano abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. Do campo de defesa, Neilton lançou Tréllez, que invadiu a área e acertou a trave. No rebote, David não desperdiçou: 1 a 0. O Alvinegro empatou aos 25, com Brenner, após cobrança de falta de João Paulo. Aos 15 minutos da etapa complementar, Brenner marcou de pênalti e colocou o Botafogo na frente. O Vitória partiu para o ataque e conseguiu a virada. Aos 43, após cobrança de escanteio, André Lima empatou. Nos acréscimos, aos 49, Danilinho liquidou a fatura: 3 a 2. Com 32 pontos, o Vitória subiu para o décimo lugar e respira aliviado longe do Z-4. O Botafogo, com 40, segue na sexta posição.

Com o objetivo de se afastar da zona de rebaixamento, São Paulo e Sport se enfrentaram no Morumbi, em São Paulo. O time da casa levou a melhor e garantiu os três pontos com a vitória por 1 a 0 em cima do Leão. O único gol do jogo saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, com Marcos Guilherme. O time paulista segurou a pressão do Sport até o apito final e, com o resultado, deixou o Z-4: agora ocupa o 13º lugar, com 31 pontos. A equipe pernambucana, com 30, desceu para a 16ª posição.

Na Ressacada, em Florianópolis (SC), o Atlético-GO visitou o Avaí e saiu com a vitória por 2 a 0. Luiz Fernando abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, de pênalti. Aos 17, Paulinho tocou para Walter na entrada da área, e o atacante bateu com categoria no canto esquerdo do goleiro Douglas Friedrich para ampliar. Com 25 pontos, o Dragão segue na lanterna, enquanto o Avaí, com 30, desceu para o 17º lugar.

 

 

Com informações da CBF

Confira os últimos resultados dos jogos do Brasileiro Série A

Sábado – 30/09/2017

BRASILEIRO SÉRIE A

26ª Rodada

16h00-Vasco 1 × 1 Chapecoense- São Januário

16h00-Bahia BAH 1 × 1  Coritiba- Arena Fonte Nova

19h00-Palmeiras  0 × 1 Santos- Allianz Parque

16h00-Botafogo  2 × 3  Vitória-BA- Nilton Santos

Domingo – 01/10/2017

16h00-São Paulo1 × 0  Sport- Morumbi

16h00-Cruzeiro1 × 1 Corinthians- Mineirão

16h00-Grêmio 1 × 0 Fluminense – Grêmio Arena

16h00-Avaí 0 × 2 Atlético-GO – Ressacada

19h00Atlético-PR 0 × 2 Atlético-MG- Arena Da Baixada

Segunda- 02/10/2017

20h00-Ponte Preta  × Flamengo – Moisés Lucarelli