Inscrições para o ProUni começam dia 6 de fevereiro

pr--ProUni-654

Foto: ABr/Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas do dia 6 a 9 de fevereiro. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do ProUni.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro e o da segunda no dia 2 de março. O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pode participar do programa o candidato que não tenha diploma de curso superior e tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. Outra condição é ter obtido nota na redação que não seja zero.

É preciso ainda que atenda a pelo menos uma das condições: ter cursado ensino médio completo em escola pública; ter cursado ensino médio na rede privada com bolsa integral; ter cursado ensino médio parcialmente da rede pública e privada, nesse caso como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Poderá concorrer a uma bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal per capta de até um salário mínimo e meio. Pode se inscrever para as bolsas parciais quem tem a renda familiar bruta mensal per capta de até três salários míninos.

 

 

Da Agência Brasil

Copinha: Verdão abre a terça-feira e Timão fecha as oitavas de final

Depois de iniciar com 128 times divididos em 32 grupos, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa a afunilar. Agora são apenas 16 equipes vivas na briga pelo título. A fase de oitavas de final da maior e mais importante competição de base do país começa nessa segunda, com Santos e São Paulo em campo. Nesse domingo, após o encerramento de todos os jogos, a Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que Palmeiras e Corinthians buscarem vaga nas quartas de final da Copinha na terça-feira.

derby-88905

Corinthians e Palmeiras podem se cruzar nas semifinais (Fotos: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians e Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)

O primeiro a tentar a classificação será o Verdão, que vai encarar o Vasco às 15 horas, em Taubaté, onde os palmeirenses vêm atuando desde a estreia. O vencedor pegará Goiás ou Portuguesa.

corr-5a59202745334

Fabrício Oya foi destaque na vitória do Corinthians (Foto: Rodrigo Gazzanel) 
Foto: LANCE!

Já o atual campeão Corinthians enfrentará o Avaí, às 19h15, em Araraquara, mesmo local onde disputou todos os jogos até aqui Dono de dez títulos da Copinha, o Timãzinho pode ter Flamengo ou Audax no seu caminho na fase seguinte.

Como já havia sido definido no sábado, o Peixe encara o Atlético-PR às 17h30 dessa segunda-feira, em Franca. Se passar, o Alvinegro Praiano pegará o vencedor do duelo entre Internacional e Desportiva Paraense.

No mesmo dia, o Tricolor do Morumbi fará clássico contra o Cruzeiro, em Ribeirão Preto, às 20 horas. Caso avence, os são-paulinos terão pela frente Londrina ou Vitória.

Confira a tabela das oitavas de final:

Segunda
15h00 Internacional x Desportiva Paraense
16h00 Londrina x Vitória
17h30 Atlético-PR x Santos
20h00 São Paulo x Cruzeiro

Terça-feira
15h00 Vasco x Palmeiras
16h00 Goiás x Portuguesa
17h00 Flamengo x Audax
19h15 Corinthians x Avaí

 

Gazeta Esportiva

Cotia já sabe datas de competições esportivas estaduais que participará

Da Redação

esporte-ccc-7654

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo definiu o calendário de competições para o ano de 2018. Cotia participará de quatro competições estaduais.

Já no início do ano a cidade vai até Itapeva participar do Jori – Jogos Regionais do Idoso, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

A 62ª edição dos Jogos Regionais acontece em Santo André entre os dias 3 e 14 de julho, com a participação de Cotia em várias modalidades.

Caso tenha boa participação nos Regionais, Cotia deve levar atletas para a 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em Rio Claro, que este ano acontece em setembro, de 17 a 29.

Em maio e junho, na cidade de Franca, se realiza os 35º Jogos Abertos da Juventude, onde normalmente Cotia envia uma delegação reduzida, em poucas modalidades.

As equipes começam a se preparar para as competições de 2018, que serão divulgadas com exclusividade pelo Jornal Cotia Agora.

Casos do vôlei, com a Liga de Sorocaba e Região, a ginástica rítmica, com diversas competições, além do karatê, taekwondo, capoeira, judô, futebol, etc.
Com informações do Cotia agora

Confira os postos de vacinação de Febre Amarela em Cotia

Da Redação

Muitas pessoas estão em dúvida em relação aos postos de vacinação contra a Febre Amarela em Cotia.

Todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde da cidade vacinam de segunda a sexta, das 9 às 16h. É preciso levar um documento para se vacinar e quem já tomou a vacina, não precisa repetir a dose, que é única e vale por toda a vida.

Confira os postos de vacinação:

vacina-fa

 

Com informações do Cotia agora

Palmeiras perde quatro titulares e vê elenco ser reduzido

O Palmeiras iniciou a temporada com a ideia de ter entre 31 e 32 jogadores em seu elenco profissional. Nos primeiros treinos de 2018, o técnico Roger Machado teve 34 atletas à disposição, mas o número foi reduzido por venda, preparação ampliada e lesões.

pal-65432

Roger comanda treino do Palmeiras na preparação para a estreia no Campeonato Paulista, na próxima quinta, contra o Santo André, em São Paulo.
Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Em relação ao elenco do início do ano, Roger já não pode contar com os zagueiros Yerry Mina, vendido ao Barcelona, Edu Dracena, que estenderá sua pré-temporada, os laterais Jean, que passou por cirurgia, Diogo Barbosa, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, além do meia Moisés, que também estenderá sua pré-temporada. Assim, são 29 jogadores disponíveis para o início do ano.

Em termos de número de elenco, as perdas podem não parecer significativas, mas considerando a equipe de Roger Machado, quatro destes atletas – Yerry Mina, Edu Dracena, Diogo Barbosa e Moisés -, seriam prováveis titulares.

Na última sexta-feira, o Verdão fez seu primeiro teste para a competição. Em jogo-treino na Academia de Futebol, a equipe não teve grande atuação, mas venceu o Atibaia por 1 a 0 com gol de Willian.

O Alviverde estreia pelo Campeonato Paulista na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Santos André, no Allianz Parque. A provável escalação do Verdão tem Weverton (Fernando Prass); Marcos Rocha, Luan, Antônio Carlos e Victor Luiz; Felipe Melo; Tchê Tchê e Lucas Lima; Keno, Borja e Dudu.

Já foram vendidos 16 mil ingressos para a estreia do Verdão no Estadual. Os bilhetes estão à venda para o público em geral desde a noite de quinta.

 

 

Gazeta Esportiva

 

Após três anos de queda, venda de ônibus e caminhões registra alta de 5%

caminhoes_br040_-_gervasio_baptista_agencia_brasil

O setor de ônibus e caminhões do país comercializou 67.168 unidades novas durante o ano passado, com alta de 5,05% em relação a 2016, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas os ônibus apresentaram alta de 10,66% e os caminhões, de 3,53%.

Ônibus e caminhões tiveram alta de 12,03% no mês de dezembro, na comparação com novembro. Houve alta de 44,74% quando comparado a dezembro de 2016.

Considerando somente o segmento de ônibus, o crescimento foi de 10,86% em dezembro, na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2016, houve aumento expressivo de 72,92%.

O mercado de caminhões registrou alta de 12,34% em dezembro, na comparação com novembro. Se comparado a dezembro de 2016, a elevação foi de 38,87%.

A expectativa da Fenabrave é de manutenção do clima favorável às vendas, com a chegada de um novo ciclo de crescimento em 2018. A projeção para caminhões e ônibus é de crescimento de 8,6%, sendo 9,5% para caminhões, 5,4% para ônibus e 7,8% para implementos rodoviários.

 

Da Agência Brasil