Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública

Decisão do MEC ocorre após mudança no formato de pedido de isenção

Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano.

Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio.

Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.

Inscrições
Até as 10h de hoje (9) mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham feito a inscrição no Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

 

Da Agência Brasil Brasília

Indicador de Clima Econômico do Brasil volta a cair

O Indicador de Clima Econômico no Brasil, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu de 4,3 pontos em janeiro para -11,4 pontos em abril. Ele é calculado em vários países, em parceria com instituto alemão Ifo, com base em informações prestadas por especialistas em economia. O indicador varia de -100 pontos a 100.

O desempenho negativo foi puxado tanto pelo Indicador da Situação Atual, que mede a opinião dos especialistas em relação ao momento presente, quanto pelo Indicador de Expectativas, que apura a opinião em relação ao futuro.

industria_1

Indicador de Clima Econômico no Brasil caiu de 4,3 pontos em janeiro para -11,4 pontos em abril (Arquivo/Agência Brasil)

O Indicador da Situação Atual caiu de -53,6 pontos em janeiro para -56,5 pontos em abril. O Indicador de Expectativas, apesar de se manter positivo, recuou de 85,2 pontos para 47,8 pontos.

Brasil fica atrás do Chile
Dos 11 países latino-americanos pesquisados, o Brasil ficou em sétimo lugar, atrás do Chile (que teve o melhor desempenho, com 49,2 pontos), Paraguai (49,1), Uruguai (16,6), Argentina (10,7), Peru (2,5) e Colômbia (-0,6).

O Brasil ficou à frente da Venezuela (-88,2 pontos), Bolívia (-22,7), México (-21,9) e Equador (-16,3). A média da América Latina ficou em -5,2 pontos.

Em relação aos outros Brics (grupo de países reunindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil ficou melhor apenas que a Rússia (-25,9 pontos) e se situou abaixo da Índia (45,1), China (4,5) e África do Sul (21,5).

Outras grandes economias pesquisadas tiveram os seguintes desempenhos: União Europeia (25,2 pontos), Estados Unidos (23,9), Japão (13,2), Alemanha (48,6), França (25,7) e Reino Unido (-6,7).

 

 

Da Agência Brasil Rio de Janeiro

Copa do Brasil terá três classificados nesta semana: veja todos confrontos

Primeiro time nas quartas de final sai nesta quarta-feira. Confira a situação dos oito duelos das oitavas da competição nacional. Dois classificados só sairão depois da Copa do Mundo  LANCE!

Os três primeiros classificados às quartas de final da Copa do Brasil serão conhecidos nesta semana, em jogos desta quarta e quinta. Três duelos terão seus confrontos de ida. O curioso é que dois classificados à próxima fase só serão conhecidos depois da Copa do Mundo (Atlético-PR ou Cruzeiro e Vasco ou Bahia). Veja a situação dos duelos (lembrando que gol fora de casa não vale mais como critério de desempate, ao contrário do que aconteceu em toda história da Copa):

copa-bra-34080978214
16 clubes lutam por vagas nas quartas da Copa do Brasil: confira
Foto: Reprodução/Twitter / LANCE!

Grêmio x Goiás
O primeiro classificado às quartas de final da Copa do Brasil sairá da partida desta quarta, às 19h30, na Arena do Grêmio. Com vitória por 2 a 0 na ida, em Goiânia, o Tricolor pode perder por um gol de diferença em casa.
América-MG x Palmeiras
As duas equipes estreiam na competição às 19h30 desta quarta, no Independência. A partida de volta será em 23 de maio, no Allianz Parque.

Bahia x Vasco
Baianos e cariocas também fazem o jogo de ida das oitavas nesta quarta, às 21h45, na Fonte Nova. A volta será em 16 de julho, em São Januário.

Corinthians x Vitória
Outro classificado às quartas sairá nesta quinta, às 19h30, na Arena Corinthians. As equipes empataram sem gols na ida, em Salvador. Quem vencer leva a vaga para a próxima fase. Empate leva decisão aos pênaltis.

Flamengo x Ponte Preta
Mais um time das quartas de final será conhecido nesta quinta, a partir das 19h30, no Maracanã. O Fla venceu a ida, em Campinas, por 1 a 0 e joga pelo empate para seguir na Copa do Brasil.

Santos x Luverdense 
As duas equipes fazem o jogo de ida nesta quinta, às 21h45, na Vila Belmiro. O jogo de volta está marcado para 17 de maio, em Lucas do Rio Verde.

Chapecoense x Atlético-MG 
Um outro classificado será conhecido na próxima quarta, dia 16 de maio, às 19h30, na Arena Condá. Quem vencer leva. Galo e Chape empataram sem gols no jogo de ida, no Independência.

Atlético-PR x Cruzeiro 
Furacão e Raposa só fazem o jogo de ida em 16 de maio, em Curitiba. O último classificado às quartas da Copa do Brasil só será conhecido depois da Copa do Mundo, em 16 de julho, quando haverá a volta, no Mineirão.

 

LANCE!