Embu das Artes terá o Primeiro Simpósio de Economia Verde

Da Redação

As inscrições podem ser feitas pelo site da Sociedade Ecológica Amigos de Embu

Em homenagem ao dia nacional do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a cidade de Embu das Artes, localizada na região oeste da Grande São Paulo, pertencente à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, sediará o I Simpósio de Economia Verde, com palestras, workshops, debates e apresentação de profissões que geram riqueza e empregos com a preservação do meio ambiente.

De olho no futuro e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), realiza o evento nos dias 05 e 09 de junho (terça-feira e sábado) para nortear os cidadãos e futuras gerações quanto às possibilidades de desenvolvimento sustentável e, assim, colaborar para amenizar problemas de ordem social, econômica e ambiental na região. Serão abordados temas como: produção de mel de abelhas sem ferrão(nativas), cultivo de frutas nativas de mata atlântica, turismo rural, entre outros.

“A cobrança de IPTU em propriedades “rurais” não reconhecidas pelos planos diretores, que muitas vezes são pequenas florestas particulares e não têm produção agrícola, tem causado a expulsão de populações menos favorecidas e aberto espaço para grileiros e especuladores imobiliários. Urge capacitar esses moradores em formas de gerar renda de maneira sustentável, para que possam manter a mata nativa, suas propriedades e, por que não, atrais mais pessoas para uma economia verde em um círculo virtuoso”, comenta Rodolfo Almeida, ambientalista e presidente da SEAE.

Segundo relatório recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o setor de economia verde deve criar cerca de 24 milhões de postos de trabalho até 2030, sendo 3 milhões nas somente nas Américas. No entanto, o relatório também aponta para a necessidade de capacitação e políticas de transição da economia comum para economia sustentável, que melhora a qualidade de vida e tem potencial para redução da pobreza.

 As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site da SEAE: www.seaembu.org

SERVIÇO

O QUE: I Simpósio de Economia Verde

QUANDO:
05/06, terça-feira, das 08h às 12h e das 14 às 17h;
09/06, sábado, das 08h às 12h

ONDE:
05/06 no Teatro Popular Solano Trindade;
09/06 na Câmara de Vereadores de Embu das Artes

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: www.seaembu.org | 11 4781.6837

economia verde 1 economia verde 2

 

GCM de Cotia prende homem acusado de tentativa de homicídio

Da Redação

Na última terça-feira (15/05), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia prendeu um homem que responde a um processo por tentativa de homicídio, em Caucaia do Alto. O mandado de prisão preventiva contra o acusado foi expedido por pela Vara das Execuções Criminais da Comarca de Cotia, na segunda-feira (14/05).

“A GCM soube do mandado de prisão contra G.P.M e se deparou com ele em frente à sua residência. Ele não apresentou resistência e foi conduzido ao 1º Distrito Policial de Caucaia do Alto”, disse Adilson Roberto Moreira, Corregedor Geral da GCM. Ainda de acordo com o corregedor, o acusado, que respondia em liberdade, não apresentou resistência à prisão.

G.P.M é acusado de ter disparado com arma calibre 12 nas pernas de um eletricista, depois de um desentendimento, em Caucaia do Alto. O crime aconteceu em fevereiro deste ano.

Contra vandalismo, Prefeitura reforça segurança no PIT

Da Redação

A Secretaria de Turismo de Cotia implantou grades de ferro nas janelas e portas para proteger o patrimônio

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Turismo implantou grades de ferro em todas as janelas e portas do Posto de Informações Turísticas (PIT) para evitar que atos de vandalismo e furtos voltem a acontecer causando danos e prejuízos ao patrimônio público. O local chegou a ter equipamentos subtraídos durante uma invasão criminosa. A Secretaria de Turismo registrou Boletim de Ocorrência e encontrou na implantação de grades a solução para coibir este tipo de ação.

“O PIT estava em grande vulnerabilidade. Apesar de as grades impactarem do layout do Posto, acaba sendo imprescindível, pois é a maneira de garantirmos a integridade do nosso patrimônio e dos funcionários”, disse o secretário de Turismo, José Genival.

O PIT começou a funcionar em fevereiro de 2017 e conta com uma equipe técnica para orientar e passar as informações ao visitante que tenha interesse em conhecer melhor o município. Estão disponíveis ao público informações sobre passeios culturais, restaurantes e inúmeras recomendações de programas para atender a todos os tipos de perfis.
O PIT está localizado no Km 25,5 da Rodovia Raposo Tavares (ao lado do Pequeno Cotolengo) e atende de segunda a domingo, das 10h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 16h. Outras informações pelo telefone 11 4614-2952.

Fotos: Vagner Santos

_MG_8325 copiar _MG_8332 copiar

 

 

Rock agita Centro de São Paulo durante a Virada Cultural

Dois tablados reunirão 20 shows de diferentes estilos como o punk rock, metal, hard rock e manguebeat

roc-3d5d2b89-

Os Paralamas do Sucesso se apresentarão no tablado rock

Dando continuidade à iniciativa do ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura substituiu os palcos por tablados, para aproximar os artistas de seu público. Os fãs de rock poderão aproveitar a Virada Cultural de São Paulo entre os dias 19 e 20 de maio em vários locais. Além das atrações que fazem parte do tablado Discos Completos , outros dois espaços serão exclusivamente dedicados ao gênero e seus segmentos, como o punk rock, metal, hard rock e manguebeat.

O tablado História do Rock será montado na altura do número 210 da Avenida Ipiranga. Serão dez atrações entre as 18h de sábado (19) e as 16h30 de domingo (20). O local reunirá ritmos da banda Clemente e a Fantástica banda sem nome, os embalos da jovem guarda com Lafayette e os Tremendões, o hard rock de Patrulha no Espaço e Made in Brazil, o punk rock de Inocentes e As Mercenárias, o manguebeat de Mundo Livre, o grupo de hardcore Dead Fish, além de E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante. O encerramento fica por conta de Os Paralamas do Sucesso que apresentam, entre outros sucessos, canções como Lanterna dos Afogados e Meu Erro além de novas composições do disco lançado em 2017, Sinais do Sim.

“Se não tivesse existido boa parte das bandas desse tablado, muito provavelmente eu não teria formado a minha banda. Viva o Rock n’ Roll!”, disse o vocalista da banda Dead Fish, Rodrigo Lima, que se apresenta no domingo (20).

Já o tablado Rock ficará no cruzamento das ruas 7 de Abril e Xavier de Toledo, também no Centro. As bandas que se apresentam são Black Pantera, Ego Kill Talent, Boogarins, as garotas do Rakta, Huey, Ema Stoned, Molho Negro e Far From Alaska, diretamente do Rio Grande do Norte. O encerramento fica por conta das bandas Krisiun e Ratos de Porão.

Confira a programação completa no site www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br

 

De Secretaria Especial de Comunicação

SP desenvolve ações para enfrentar a violência sexual contra jovens

Iniciativas ligadas à Secretaria da Educação do Estado têm objetivo de orientar alunos sobre a gravidade de atos do tipo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo continua as ações para combater a exploração sexual de jovens. Um dos projetos na área conta com a participação de educadores da rede estadual, por meio da “Jornada Rodas de Conversa”, promovida em parceria com o Instituto Liberta. Além dos trabalhos nas escolas, os encontros buscam oferecer parâmetros para que os docentes identifiquem casos ligados ao tema e atuem de forma integrada.

As reuniões são realizadas nas 91 Diretorias de Ensino paulistas e seguirão até o fim deste ano, voltadas preferencialmente para professores-coordenadores, supervisores de ensino, técnicos pedagógicos, vice-diretores, professores da Escola da Família e professores mediadores de conflitos

Os encontros fortalecem projetos que já aconteciam na rede e inspiram os profissionais a realizar iniciativas. As próximas ações acontecerão em Birigui (22 de maio), Penápolis (23) e Lins (24).

Projeções

Vale destacar que, desde os anos 2000, o dia 18 de maio é lembrado em todo o Brasil como o Dia Nacional do Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com projeções, cerca de 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente a cada 24 horas em território brasileiro.

A maioria das vítimas possui entre sete a 14 anos, segundo informações do Ministério da Justiça, a respeito do ano de 2017. Em Mogi das Cruzes, a professora mediadora Idaci Arlerte de Lima, da Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Mello, trabalha com o tema há 3 anos.

Com as turmas dos primeiros anos, a docente empresa o livro “Pipo e Fifi”, publicação gratuita desenvolvida para o trabalho com o tema. Na apresentação da obra, a docente aborda o que são as partes íntimas e que elas não devem ser tocadas por outras pessoas.

Com os adolescentes dos anos finais, a metodologia é diferente e a professora exibe o vídeo “O Segredo”, de modo a discutir o que é abuso e como pedir ajuda, caso seja vítima ou conheça alguma. “Além das atividades, estabeleço uma relação de confiança com o grupo em que todos se sentem confortáveis para falar. O que me move é saber que consegui ajudar alguns jovens”, comenta a mediadora.

Conversas

Na capital paulista, a professora mediadora Patrícia de Souza, da Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, confeccionou, junto com a comunidade escolar, um banner com imagens de crianças e adolescentes conversando e os dizeres: “Exploração Sexual: procure conversar com alguém”.

Além disso, um material informativo foi divulgado pela unidade com orientações sobre atitudes suspeitas de abuso e exploração e como procurar ajuda. São promovidas reuniões mensais para diálogos com os estudantes. “É um modo de levar conversas difíceis de uma maneira mais leve. Com o olhar atento, observo jovens que podem ter problemas nessa área”, ressalta a docente.

 

Do Portal do Governo de São Paulo

Com Virada Cultural, Metrô e CPTM terão operação especial

 Estações ficarão abertas durante toda a madrugada para atender os usuários que circularem pelas linhas com destino aos shows

Neste fim de semana a cidade de São Paulo recebe a 14ª edição da da Virada Cultural, evento que costuma levar grande público às apresentações no centro da capital. Por isso, o Metrô e a CPTM terão operação especial para atender os usuários que circularem pelas linhas com destino aos shows.

Na madrugada de sábado (19) para domingo (20), com exceção da linha 15-Prata, todas as demais linhas operadas pelo Metrô, funcionarão de maneira ininterrupta. A medida também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã–Luz), operada pela concessionária ViaQuatro.

Na linha 15-Prata do monotrilho, tanto no sábado como no domingo, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas para a realização de testes programados do novo sistema de controle dos trens. Os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que circularão no trecho entre as estações.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), todas as seis linhas permanecerão operando das 4h de sábado (19) até a meia-noite de domingo (20). Durante a madrugada de domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos e as estações ficaram abertas para desembarque. Já as estações que têm integração com o Metrô estarão abertas tanto para embarque como desembarque. A exceção é a linha 13-Jade, que está em operação assistida, das 10h às 15h.

O Metrô e a CPTM reforçarão o quadro de agentes de segurança principalmente nas estações próximas às apresentações do evento. A fim de orientar os usuários serão afixados cartazes nas estações e emitidas mensagens sonoras nos trens.

Compra antecipada e acesso de bicicletas – Para maior comodidade, as duas companhias recomendam a compra antecipada das passagens. De todo modo, caso isso não seja possível, haverá bilheterias funcionando em todas as estações do Metrô, durante a madrugada, para a venda de bilhetes de papel.

Quem utiliza bilhete único também poderá fazer recarga de créditos em todas as estações, em máquinas de autoatendimento. Na estação Anhangabaú, na linha 3-Vermelha, também haverá cabines de venda assistida (guichês de carregamento de BU) para atendimento presencial. Nas estações da CPTM integradas ao Metrô as bilheterias também estarão abertas.

Durante o evento, quem for acessar o sistema metroferroviário portando bicicletas deverá respeitar as regras em vigor. O embarque poderá ser feito a partir das 14h do sábado e até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de quatro bikes por trem e o embarque no último vagão. Para os que possuem bicicleta dobrável, o embarque é liberado em qualquer horário, desde que esteja devidamente embalada.

Canais de atendimento ao usuário – Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h à meia-noite. Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CPTM funciona 24 horas pelo número 0800 055 0121. O posto de atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h às 22h no sábado e das 6h às 17h de domingo.

 

Do Portal do Governo de São Paulo

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem

Termina hoje (18) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. As inscrições são feitas pela internet, na página do participante.

Mesmo os candidatos que pediram a isenção da taxa do Enem devem fazer a inscrição para a prova. Para se inscrever, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato precisa também informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que será usado para enviar informações sobre o exame.

O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Começam as inscrições para o Enem 2018

enem-inscricoes_para_o_enem
Inscrições para o Enem 2018 são feitas pela internet – Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil

Com o fim do prazo de inscrição, também fica encerrada a possibilidade de alterar dados cadastrais, o município onde o estudante quer fazer a prova e a opção de língua estrangeira. Os candidatos que precisarem de atendimento especializado têm que fazer o pedido no ato da inscrição.

Para o uso do nome social na prova do Enem, o pedido poderá ser feito entre os dias 28 de maio e 3 de junho.

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.

 

 

Da Agência Brasil Brasília

Jadson faz três, Corinthians massacra o Lara e avança às oitavas

O Corinthians passou com louvor pela última semana decisiva que teria até a parada para a Copa do Mundo. Após se classificar na Copa do Brasil e vencer o Derby no Brasileiro, a equipe goleou por 7 a 2 o Deportivo Lara, apesar de alguns sustos, e avançou às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os gols foram de Jadson (três vezes), Sidcley, Romero e Júnior Dutra (dois vezes). Reyes e Hernández descontaram.

Com o resultado, o clube do Parque São Jorge alcançou os dez pontos no Grupo 7 do torneio, não podendo mais ser alcançados tanto pelo Lara, que estacionou nos seis, quanto pelo Millonarios, que empatou por 1 a 1 com o Independiente, em Bogotá, e ficou com cinco. Os argentinos têm sete e são o motivo de o Timão ainda precisar de um ponto para assegurar a liderança.

Na próxima rodada, os comandados de Carille terão pela frente o Millonarios, na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, às 21h30 (de Brasília), na Arena Corinthians, fechando sua participação no Grupo 7. Do outro lado, os venezuelanos seguem na sua busca pela vaga na próxima fase em duelo contra o Independiente, no mesmo horário, na Argentina.

Corinthians domina, mas relaxa

O Corinthians começou a partida impondo o seu jogo com bastante facilidade sobre o Lara. Seguindo a estratégia de Fábio Carille, que pediu para os atletas evitarem sair jogando com passes curtos e apostassem nas ligações diretas, o Alvinegro não demorou a construir uma vantagem.

Em contra-ataque puxado rapidamente por Pedrinho, o Timão se viu em uma incrível situação de 4 contra 2 no campo de ataque. Rodriguinho movimentou-se bem e abriu espaço para Jadson receber do garoto, limpar para o pé esquerdo e acertar belo chute, que ainda carimbou a trave antes de entrar.

O segundo poderia ter saído logo na sequência, quando Mantuan achou Rodriguinho livre dentro da área, mas o meia chutou por cima. Pouco depois, ainda dominante, os visitantes viram Rodriguinho ser derrubado infantilmente por Mendoza, dentro da área. Na cobrança, Jadson, depois de alguns minutos parado por causa de uma garrafa atirada no gramado, que atingiu o goleiro Curiel, bateu com segurança e ampliou o placar.

A facilidade com que o jogo se desenvolveu fez o Corinthians relaxar precocemente e deu ao Lara uma chance de trabalhar a bola. Depois de algumas chances perdidas por Ramírez e Hernández, o time da casa conseguiu diminuir antes do intervalo com Reyes. Após boa troca de passes na frente da área, o atacante chutou forte, no alto, sem chances para Cássio.

(Fotos: Luis ROBAYO/AFP)cori-000_15397E-1024x683 cori-000_1539L1-1024x683 cor-000_15398X-1024x682000_153987-1024x681

Domínio segue e termina em goleada

A conversa do intervalo pareceu o bastante para os corintianos voltarem a impor o seu ritmo de jogo. Em rápida triangulação pelo lado esquerdo, auxiliada pela péssima marcação da equipe local, Sidcley teve espaço para adiantar a bola cerca de 10m antes de cruzar. Jadson, livre na segunda trave, pegou de bate pronto e guardou seu terceiro na noite.

O tento deixou tudo paralisado no campo, mas não por fatores de jogo. Cássio reclamou de objetos sendo arremessados na sua área e o árbitro Andrés Cunha ordenou que o embate fosse pausado para que se acalmassem os ânimos no setor localizado atrás do gol corintiano, destinado às torcidas organizadas.

Depois de muita negociação e dez minutos de paralisação, o jogo foi retomado pelo juiz, dando chance para os visitantes continuarem a passear em campo. Depois de contragolpe com muito espaço, Jadson serviu Pedrinho, que cruzou rasteiro para Rodriguinho. O meia foi travado, mas a bola ficou para Sidcley chutar com tranquilidade para fazer o quarto.

O Timão voltou a dar uma relaxada com a vantagem, vendo o Lara novamente diminuir, dessa vez com Hernández. Os paulistas, porém, chegaram ao quinto tento com um lindo gol de Romero, batendo de voleio após cruzamento de Mantuan. Ainda deu tempo de Júnior Dutra, aos 55, puxar contra-ataque e bater na saída do goleiro, e, no minuto seguinte, dar números finais em rebote do goleiro e fechar a goleada.

FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO LARA 2 X 7 CORINTHIANS

Local: estádio Metropolitano de Lara, em Cabudare (Venezuela)
Data: 17 de maio de 2018, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai)
Assistentes: Mauricio Espinosa e Nicolás Taran (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Andreutti, Di Giorgi, Carrillo (Lara)
Gols:
DEPORTIVO LARA: Reyes, aos 46 minutos do primeiro, e Hernández, aos 32 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Jadson, aos 11 e aos 32 minutos do primeiro, de pênalti, e aos 7 minutos do segundo tempo, Sidcley, aos 26, Romero, aos 41, e Júnior Dutra, aos 55 e 56 minutos do segundo tempo

DEPORTIVO LARA: Luis Curiel; Anzola, Mendoza, Di Giorgi e Carrillo; Sierra, Andreutti (Cardozo), Soto (Valderrey), Ramírez e Reyes; Hernández
Técnico: Leonardo González

CORINTHIANS: Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon (Paulo Roberto); Pedrinho (Mateus Vital), Jadson (Júnior Dutra), Rodriguinho e Romero
Técnico: Fábio Carille

 

Da Gazeta Esportiva São Paulo, SP