Feira de Artes de Cotia passa a ser quinzenal

 Da Redação

Iniciativa da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer busca valorizar e divulgar o trabalho de artesãos do município. Evento era conhecido apenas como Feira de Artesanato.

A partir deste mês, a Feira de Artes de Cotia, antes apenas Feira de Artesanato, passou a ser quinzenal, no Calçadão Central, na avenida Senador Feijó, sempre das 10h às 17h. A primeira edição de julho aconteceu no dia 7 e a próxima já está marcada para o dia 21, por iniciativa da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

A Feira de Artes de Cotia reúne artesanato, artes plásticas e diversas expressões culturais com artistas da cidade. Artistas e artesãos interessados em participar da Feira devem procurar o Departamento de Cultura da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer pelo telefone 4148-8929 ou comparecer à rua Jorge Caixe, 306, Jardim Nomura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Fotos: DivulgaçãoFeira de Artes de CotiaFeira de Artes de Cotia (1)Feira de Artes de Cotia (2)

Exposição e show marcam o mês do rock em Barueri

Da Redação

O rock está em alta neste mês e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri aproveita a onda organizando eventos pela cidade. Na sexta-feira (dia 13), quem for ao Ganha Tempo vai prestigiar uma exposição com desenhos exclusivos do artista André Araújo em alusão aos grandes astros e bandas do rock nacional e internacional. E no sábado (dia 14), a partir das 13h, o Parque Municipal vai receber bandas locais para comemorar as seis décadas desse estilo que continua contagiando gerações.

Em 1985, no dia 13 de julho, aconteceu o festival Live Aid, em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos EUA. O megaevento foi organizado pelo escocês Midge Ure e pelo vocalista da banca Boomtown Rats, Bob Geldof. O objetivo era arrecadar fundos para revertê-los à Etiópia, país cuja população sofre com a fome. Na ocasião, Phill Collins, então da banda Genesis, declarou aquele como o “Dia do Rock”.

Os brasileiros abraçaram a data e a comemoram todo ano, mas Europa e EUA não levaram muito a sério a declaração entusiasmada de Phill Collins, segundo explicação do saudoso jornalista e roqueiro Kid Vinil, em entrevista concedida em 2014. Segundo ele, para os “gringos” dia do rock é todo dia.

De toda forma, em Barueri a data está mais do que valendo. A Exposição “Mitos do Rock” tem entrada gratuita e fica até o dia 31 de julho. No Parque Municipal o rock dominará o palco e a plateia a partir das 13h do sábado com bandas locais, como o Triares, dona de um estilo identificado como “Modern Rock” com influência de grupos como Deep Purple e Alter Bridge.

Onde: Exposição “Mitos do Rock”, dia 13, no Ganha Tempo. Av. Henrique Mendes Guerra, 550. Centro. Informações 4199-1600.

Barueri no Dia Mundial do Rock, dia 14, Parque Municipal. Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto, a partir das 13h.

barueri

Mais uma vez o rock vai rolar no Parque Municipal
Foto:André Menezes / Secom

Aprovada na Câmara, MP do Frete segue para apreciação no Senado

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (11), por votação simbólica, a Medida Provisória (MP) 832/18, que permite à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definir um valor mínimo para o frete no transporte de cargas. A matéria segue agora para apreciação do Senado.

cam-915444-caravana__1
Preço mínimo do frete foi uma das reivindicações dos caminhoneiros, que paralisaram as estradas em todo o país em maio (Antônio Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

A medida foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo o país no mês de maio, mas enfrenta forte resistência do agronegócio.

Pelo texto, fica instituída a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas e estabelecida a proibição de fechar qualquer acordo de fretes em valores inferiores aos pisos mínimos. A tabela terá validade em território nacional e deverá refletir os custos operacionais totais do transporte, com prioridade para os custos do óleo diesel e dos pedágios.

A tabela do frete deve considerar o quilômetro rodado por eixo carregado, as distâncias e as especificidades das cargas segundo a definição dada pela própria MP (carga geral, a granel, de frigorífico, perigosa ou neogranel). Para dar visibilidade ao cálculo, a norma da ANTT deve incluir também a planilha de cálculos utilizada para chegar aos fretes mínimos.

O texto prevê que a tabela seja publicada duas vezes no ano – até 20 de janeiro e 20 de julho – com validade para o semestre. Caso a nova tabela não seja publicada nesses prazos, a anterior continuará vigente e seus valores serão atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período acumulado.

A medida também estabelece que sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10% em relação ao preço mínimo, para mais ou para menos, a ANTT publique nova norma com pisos, considerando a variação no preço do combustível. Pelo texto, caberá à ANTT tomar as providências para que a medida seja, de fato, implementada, bem como as punições, quando couberem.

Polêmica

Um dos trechos incluídos no texto pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS), que gerou polêmica, concede anistia aos caminhoneiros e às empresas transportadoras em relação às multas e sanções aplicadas durante a paralisação da categoria. No entanto, há um compromisso do governo com partidos contrários à definição do frete mínimo para que o presidente Michel Temer vete o dispositivo.

Para o setor produtivo, a medida provocará aumento de 12,1% nos principais alimentos da cesta básica. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil deixou de arrecadar R$ 33 bilhões, desde que o tabelamento de fretes foi instituído no país.

Ao defender a aprovação da medida, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) argumentou que mercado de transportes no país é oligopolizado. “Os contratadores são poucos, e aqueles que prestam serviços, os caminhoneiros, são muitos, especialmente os caminhoneiros autônomos, que estão mais sujeitos a esse aviltamento do preço do frete”, disse.

“Os caminhoneiros suportavam, e suportam, cargas de trabalho de 70 horas, 80 horas por semana. Os caminhoneiros eram levados a abrir mão da manutenção correta de seus caminhões para sobreviver a preços absolutamente abaixo do custo que estava sendo pago pelos fretes”, argumentou.

Os parlamentares evitaram se manifestar contra a medida em plenário. Para Valdir Colatto (MDB-SC), apesar do entendimento para aprovação, a proposta não será viável na sua aplicação prática. “Agora vai-se tabelar uma coisa de um regime de economia de mercado, não vai dar certo.”

 

 

Da Agência Brasil Brasília

Corinthians revê Cruzeiro em último apronto antes da volta dos torneios

()  SPOFoto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Corinthians e Cruzeiro se reencontram uma semana depois da vitória corintiana no Mineirão nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no último amistoso dos dois times antes da retomada das competições oficiais no futebol brasileiro. O duelo será disputado na Arena Corinthians e, diferentemente do primeiro encontro, deve contar com a presença dos titulares dos dois lados pelo maior tempo possível.

Por ser o primeiro embate na inter-temporada de ambos, o jogo da semana passada contou com uma escalação diferente para cada tempo. Dessa vez, mais bem preparados fisicamente e de olho na volta dos embates pós-Copa do Mundo, os principais atletas jogarão entre 60 e 75 minutos. Enquanto os mineiros jogam já na segunda, pela Copa do Brasil, os alvinegros encaram o Botafogo dois dias depois, em Itaquera.

Donos da casa agora, os corintianos promoverão algumas mudanças com relação ao amistoso mais recente, no domingo, contra o Grêmio. Matheus Matias, que encantou a torcida pela comemoração efusiva ao marcar seu primeiro gol com a camisa do clube, vai ter a oportunidade de iniciar o embate, substituindo Roger. Mateus Vital, por sia vez, entra na vaga de Pedrinho, enquanto o goleiro e capitão Cássio, de volta após a queda no Brasil na Copa do Mundo, volta à meta corintiana.

ccc_corinthians_1007-1024x681Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Do outro lado, o técnico Mano Menezes fechou a preparação e exigiu bastante de seus comandados, precisando dar várias broncas durante os trabalhos. A atividade foi liberada para os jornalistas, algo que tem sido raro na Toca da Raposa. Diante disso, foi possível perceber um Mano Menezes bastante irritado, cobrando muito dos atletas, sobretudo, questões de posicionamento.

Os dois amistosos que o Cruzeiro fez até agora não foram bons: primeiro uma derrota para o Timão, por 2 a 0, na semana passada, e um empate com o Coimbra, no fim de semana, ambos no Mineirão. Talvez isso explique a irritação do treinador celeste.

O destaque do último trabalho antes de enfrentar o Corinthians foi o atacante David. O jovem marcou dois belos gols durante as atividades. Ele está retornando aos poucos, após se recuperar de grave contusão.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X CRUZEIRO

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 11 de julho de 2018, quarta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Assistentes: Risser Jarussi Corrêa e Marco Antônio Motta Júnior

CORINTHIANS: Cássio; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Mateus Vital; Matheus Matias
Técnico: Osmar Loss

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rafinha; Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes

 

Sebrae modifica oficinas de julho: inovação dos ganhos e controle financeiro serão temas do mês

 Da Redação

Como acontece todos os meses, o Sebrae Aqui – Barueri, ligado à Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT) está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de julho, mas com uma modificação nos temas. Devido a indisponibilidade de profissionais, ao invés dos já divulgados cursos “Fluxo de Caixa” e “Sei Formar Preço”, serão realizadas as capacitações “Inove para Ganhar Mais” e “Sei Controlar Meu Dinheiro”.

As datas também foram atualizadas. “Inove para Ganhar Mais” acontecerá no dia 24 de julho (terça-feira) e “Sei Controlar Meu Dinheiro” no dia 25 (quarta-feira). Ambas ocorrerão das 9h30 às 13h30 no auditório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (av. 26 de Março, 1159, Centro – Barueri).

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4199-1333 / Ramal 303, também disponível para tirar dúvidas. Além disso, o posto do Sebrae Aqui – Barueri, que fica dentro do Ganha Tempo Municipal (av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro), está à disposição para qualquer orientação.

O serviço está disponível para qualquer cidadão interessado em algum dos temas ensinados: pessoas físicas e jurídicas, autônomos, empreendedores etc.

 Saiba mais sobre as oficinas

Inove para Ganhar Mais: apresenta as formas de inovação que podem ser implantadas na empresa e como isso pode reduzir os custos e processos.

Sei Controlar Meu Dinheiro: ensina a controlar o caixa para facilmente aplicar no dia a dia do negócio. O objetivo é ajudar a estabelecer práticas simples que podem fazer toda diferença no fim do mês.

IMG_0375

Oficinas ajudam a lidar melhor com o dinheiro (Foto: Lourivaldo Fio / Secom)

 

 

Aliz Lambiazzi

Cotia já conquistou 18 medalhas nos Jogos Regionais

Da Redação

A delegação cotiana já conquistou 18 medalhas na 62ª edição dos Jogos Regionais, em Santo André. As competições seguem até o dia 13/07. Cotia participa nas modalidades atletismo (masculino e feminino), biribol (masculino), capoeira (masculino e feminino), futebol (masculino), futsal (masculino), futsal (feminino), ginástica rítmica (feminino), judô (masculino e feminino), karatê (masculino e feminino), taekwondo (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino), vôlei de quadra (masculino e feminino) e basquete (masculino).

Na capoeira, Priscila Disposto Souza conquistou medalha de prata pela categoria peso leve e, Adriana Luz, também conquistou a segunda colocação pela categoria meio pesado. Na classificação final, a capoeira feminina terminou em 4º lugar.

No Taekwondo feminino, Vitória Siqueira, categoria até 67kg, e Luana Mendes, categoria acima de 67kg, conquistaram medalha de bronze. Já no masculino, Felipe Santos, categoria até 58kg, ficou com o bronze. Pela classificação final, o taekwondo feminino terminou em 4º e o masculino na 5ª colocação.

As meninas da Ginástica Rítmica conquistaram a 2ª colocação no conjunto, com os aparelhos bolas e cordas. Individualmente, Bianca Yuasa conquistou o ouro, com a bola e levou a prata na prova com maçãs. Maria Clara Amaral conquistou o bronze na categoria Mãos Livres, e Aline Silva levou a prata com o aparelho fita.

O Atletismo também fez bonito e conquistou seis medalhas. Janaína Fernandes ficou em segundo lugar nos 5.000mts rasos e em terceiro nos 10.000mts rasos. Bianca Papaleo conquistou o bronze nos 400mts rasos, e Wilton de Souza conquistou ouro nos 1.500mts rasos.

Na modalidade arremesso de peso, o atleta Felipe Martins conquistou a terceira colocação, e no salto em altura, Marina Alves conquistou prata.

No futsal, a equipe feminina ficou com a medalha de bronze ao vencer a partida pela terceira colocação contra a equipe de Santo André. No tempo normal da partida, o placar foi de 1 a 1, situação que levou a decisão para os pênaltis. O placar encerrou em 2 a 0, garantindo mais uma medalha para Cotia.
As equipes de voleibol, vôlei de praia e futebol, seguem firmes nas competições. O time masculino de futebol se classificou em primeiro para as quartas. As competições acontecem na cidade sede de Santo André, mas algumas modalidades estão disputando em São Bernardo do Campo.

 

Fotos: Divulgação

Cotia_Jogos Regionais (7) Cotia_Jogos Regionais (6) Cotia_Jogos Regionais (5) Cotia_Jogos Regionais (4) Cotia_Jogos Regionais (3) Cotia_Jogos Regionais (2) Cotia_Jogos Regionais (1)

Cidade de Cotia melhora a pontuação no Índice Firjan

Da Redação

Estudo aponta que o município saltou de nota 0,8104 para 0,8204, entre 2015 e 2016, e é considerado com “Alto Desenvolvimento”

Na última semana, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o resultado do levantamento ‘Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)’ Ano Base 2016, em comparação com o ano de 2015. Os números mostram que o município de Cotia melhorou a pontuação dos dados consolidados, que levam em conta o desempenho nos indicadores Educação, Saúde e Emprego e Renda. O município saltou de um IFDM 0,8104 para 0,8204. O resultado mantém o município no patamar de “Alto Desenvolvimento” que é atribuído apenas aos IFDM superiores a 0,8.

O Índice Firjan acompanha, anualmente, o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros, atribuindo notas de zero a 1,0 para os três indicadores analisados. “O Índice Firjan vem sendo divulgado com dados dos municípios, a partir de 2005, e se consolidado como importante levantamento. Ficamos felizes com o resultado de Cotia e estamos trabalhando muito para que a cidade continue avançando”, disse o prefeito Rogério Franco.

 

Foto: Vagner SantosCotia_9876

Vista Cotia_09864

Barueri realizará cursos gratuitos de informática básica e intermediária

Da Redação

Mais turmas dos cursos de informática oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT) serão abertas. Trata-se do Programa Qualifica, que tem o objetivo de oferecer a jovens e adultos da cidade as ferramentas necessárias para competirem no mercado de trabalho.

Há vagas para os cursos de Informática Básica e também Intermediária, ambos voltados a moradores de Barueri com 16 anos ou mais. É preciso estar com o Registro Municipal atualizado no Ganha Tempo para fazer a matrícula. As vagas são limitadas.

Mas fique atento! A inscrição ficará aberta apenas nos dias 30 e 31 de julho (segunda e terça-feira), das 8h30 às 16h, no Centro de Qualificação Profissional, localizado na rua Domingos Crudo, 248, Centro – Barueri, onde serão ministradas as aulas, que têm previsão de início para 6 de agosto de 2018.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira em quatro opções de horários: das 8 às 10h, das 10 às 12h, das 13 às 15h e das 15 às 17h. Os cursos têm carga horária de 48h e quem frequentar as aulas com regularidade receberá certificado.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4199-0513 e 4163-1340.

Requisitos para matrícula

Informática Básica: é preciso ser morador de Barueri, estar com o Registro Municipal atualizado no Ganha Tempo, ter 16 anos ou mais e estar cursando ou já ter concluído o 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental. Os documentos exigidos para matricula são: RG, CPF, comprovante de endereço e Histórico ou Declaração Escolar.

Informática Intermediária: além de também ser munícipe, estar com o Registro Municipal atualizado e ter 16 anos ou mais, é preciso estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Para a matrícula, levar RG, CPF, comprovante de endereço, Histórico ou Declaração Escolar e o Certificado do Curso de Informática Básica, que pode ser o do Qualifica ou não.

IMG_0275

Informatizar o munícipe é um passo importante para abrir as portas do mercado de trabalho
foto: Lourivaldo Fio / Secom

 

 

Aliz Lambiazzi

Arrecadação com petróleo aumenta 43% no estado de São Paulo

Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, é o maior campo

O estado de São Paulo arrecadou R$ 1,7 bilhão em royalties e participações especiais sobre a exploração e produção de petróleo no primeiro semestre de 2018, segundo levantamento da Secretaria de Energia e Mineração do governo paulista. O valor é 43,1% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

A estimativa do governo é que o valor passe de R$ 3 bilhões no acumulado do ano. Em 2017, os royalties e participações especiais totalizaram R$ 2,5 bilhões.

Do total captado neste ano, R$ 989,1 milhões foram destinados ao governo do Estado e R$ 34,3 milhões aos municípios. “Esses recursos são fundamentais, ainda mais nesse momento de retomada da atividade econômica onde as arrecadações ainda estão em um patamar baixo. Com o crescimento dos royalties, as prefeituras têm uma excelente oportunidade de investir em áreas fundamentais para o seu desenvolvimento”, disse o secretário paulista de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

A participação paulista atingiu no ano passado a marca de 12,5% da produção nacional de petróleo. Com a entrada em produção dos poços de petróleo do pré-sal na bacia de Santos, o estado de São Paulo vem registrando, nos últimos 10 anos, aumento da atividade. Em 2017, São Paulo teve uma média de 328.689 barris de petróleo por dia, o que representa aumento de 17,3% em relação ao ano anterior. A produção nacional registrou aumento de 4,4%.

Segundo dados da secretaria, Ilhabela é o município que mais arrecada as chamadas participações governamentais no estado. Até junho deste ano, a cidade recebeu R$ 311,5 milhões, seguida de São Sebastião com R$ 56,3 milhões e Caraguatatuba com R$ 53,8 milhões. Os três municípios, localizados no Litoral Norte do estado, receberam o equivalente a 63% do total das cidades paulistas.

Produção
A produção de petróleo e gás do estado vem de seis campos localizados na plataforma continental da Bacia de Santos no litoral de São Paulo. Atualmente, Sapinhoá, localizado no pré-sal da bacia de Santos, é o maior campo paulista de produção de petróleo. Além disso, a atividade petroleira na região foi incrementada com a entrada em operação do campo de Lapa, também localizado no pré-sal.

“Essa curva [na produção de petróleo]que cresceu de maneira exponencial é por causa dessa implementação do projeto de desenvolvimento do campo [Sapinhoá]. Por isso a arrecadação decorrente da atividade de produção e exploração de petróleo na costa de São Paulo, por causa desse resultado da bacia de Santos, passou a ser extremamente significativa e veio quebrando recordes”, disse o subsecretário de Petróleo e Gás, Dirceu Abrahão.

Abrahão disse que o governo vê “um horizonte extremamente positivo” de arrecadação de recursos em relação à produção e exploração de petróleo no estado a partir da descoberta de um outro campo chamado Carcará, também na Bacia de Santos. “É um campo de alto potencial que vai entrar em produção já em 2023. Já há investimentos. E recentemente teve uma área chamada Uirapuru, que ainda é um projeto exploratório, próximo a Carcará, que também tem um potencial gigantesco de descobertas”, contou.

 

Da Agência Brasil São Paulo

Croácia vence a Inglaterra na prorrogação e chega à decisão inédita

man-000_17I5D2-1024x759

A Copa do Mundo poderá ter um campeão inédito na Rússia. Nesta quarta-feira, o Estádio Luzhnikí, em Moscou, a Croácia mostrou força para empatar a semifinal por 1 a 1 com a Inglaterra no tempo normal e alcançar a virada por 2 a 1 na prorrogação.

A Inglaterra começou melhor a partida e inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, em uma cobrança de falta certeira de Trippier. Sem se encontrar no primeiro tempo, a Croácia melhorou consideravelmente no segundo e igualou com Perisic. Na etapa final da prorrogação, Mandzukic assegurou a vitória.

A adversária da Croácia na final das 12 horas (de Brasília) de domingo, outra vez no Luzhnikí, será a França, campeão mundial de 1998, que superou a Bélgica por 1 a 0 na outra semifinal. Ingleses e belgas disputarão o terceiro lugar às 11 horas (de Brasília) de sábado, em São Petersburgo.

Mesmo que caia na decisão, a Croácia já tem garantida a sua melhor campanha em um Mundial. Em 1998, na Copa disputada justamente na França, o time de Suker foi o terceiro colocado, perdendo para os franceses nas semifinais e derrotando a Holanda no jogo derradeiro.

Já a Inglaterra viu interrompido o sonho de conquistar o bicampeonato mundial. A melhor seleção do planeta em 1966 não ia a uma semifinal desde 1990, quando perdeu para a campeã Alemanha e acabou no quarto lugar depois de tropeçar também contra a anfitriã Itália.

Certeiro
A Inglaterra não demorou a abrir o placar no Luzhnikí. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, Trippier ajeitou a bola para cobrança de falta e buscou o ângulo. Acertou, levando ao delírio os torcedores do seu país.

O gol facilitou a missão inglesa. Empolgado, o time dirigido por Gareth Southgate assumiu o controle da partida, sem dar muitos espaços para a Croácia reagir. A adversária, para piorar, estava desgastada pelas duas prorrogações que disputou nas fases anteriores.

Aos 29 minutos, a Inglaterra criou grande chance para ampliar o marcador. Kane recebeu passe de Lingard à frente da marcação dentro da área e, primeiro, parou na intervenção do goleiro Subasic. Depois, no rebote, o centroavante perdeu o ângulo e finalizou na trave.

A Croácia melhorou um pouco no final do primeiro tempo, mas não o bastante para assustar os ingleses. Ao apito final do árbitro Cuneyt Cakir, os comandados de Zlatko Dalic tiveram forças para cercar o turco e reclamar de um pênalti em cima de Lovren, em lance que era exibido pela transmissão do jogo naquele momento.

Reação croata
A pouco mais de 45 minutos de deixar a disputa pelo título, caso o resultado parcial fosse mantido, os croatas continuaram nervosos na etapa complementar. Houve troca de empurrões com os ingleses por causa de um lance em que a Croácia tinha pressa para recolocar a bola em jogo.

A tensão logo passou a prevalecer dos dois lados do campo, com algumas falhas individuais. A partir dos 15 minutos, a Croácia já parecia abdicar da organização tática para empurrar a Inglaterra para o campo de defesa e buscar o sonhado gol de empate.

Deu certo. Aos 22 minutos, Vrsaljko ergueu a bola na área da direita, e Perisic esticou bastante o pé para completar para a rede. Festa dos croatas no gramado e nas arquibancadas do Estádio Luzhnikí.

O gol reanimou a Croácia. A Inglaterra, por sua vez, acusou o golpe. Quase em seguida, Perisic tirou proveito de um vacilo de Stones, pedalou do lado esquerdo da área e concluiu cruzado. Na trave. Na sobra, Rebic chutou de primeira, em cima do goleiro Pickford.

Com Perisic e Mandzukic inspirados – e o astro Modric um pouco menos –, a Croácia continuou a pressionar a Inglaterra, que se segurou defensivamente. Aos britânicos, coube contra-atacar vez ou outra e tentar se beneficiar das jogadas de bola parada.

Mandzukic vira herói nacional
Desgastadas, as duas seleções diminuíram naturalmente o ritmo na prorrogação. Ainda assim, aos oito minutos, a Inglaterra quase comemorou outro gol. Stones cabeceou firme após uma cobrança de escanteio, e Vrsaljko, também pelo alto, salvou em cima da linha.

A Croácia fez ainda melhor no segundo tempo da prorrogação. Aos dois minutos, Rakitic jogou a bola para a área de cabeça. Lá dentro, Mandzukic apareceu na frente de Pickford e bateu firme e cruzado da esquerda para estufar a rede e virar herói nacional.

cccc-CHAVEAMENTO-SEMIFINAL-579x1024

FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 2 X 1 INGLATERRA

Local: Estádio Luzhnikí, em Moscou (Rússia)
Data: 11 de julho de 2018, quarta-feira
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
Público: 78.011 pessoas
Cartões amarelos: Mandzukic e Rebic (Croácia); Walker (Inglaterra)
Gols: CROÁCIA: Perisic, aos 22 minutos do segundo tempo, e Mandzukic, aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação; INGLATERRA: Trippier, aos 4 minutos do primeiro tempo

CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Modric (Badelj) e Perisic; Mandzukic (Corluka)
Técnico: Zlatko Dalic

INGLATERRA: Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier), Dele Alli, Lingard e Young (Danny Rose); Sterling (Rashford) e Harry Kane
Técnico: Gareth Southgate