Cotia participa da campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”

Da Redação

Em setembro, a EM Teresa Maia, localizada no Parque São George, coletou mais de 500 litros de óleo

Desde o início de setembro, a população de Cotia começou a ser sensibilizada para a campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, para fazer com que a cidade seja mais uma referência na coleta seletiva que promove atividades de educação ambiental na rede pública. A campanha é parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que existe desde 2011 no município, e permite às Associações de Pais e Mestres (APM) receba o recurso proveniente da venda deste resíduo para criar projetos ambientais. No mês de setembro, a Escola Teresa Benvinda Hervey Costa Maia, no Parque São George, deu exemplo de engajamento e coletou 558 litros de óleo usado.

A coordenadora pedagógica da escola, Shirlei Gomes, disse que toda a escola se mobilizou e a resposta foi muito positiva. “Lançamos uma gincana entre os alunos. Agradeço a todos que entenderam a proposta de preservação do Meio Ambiente. O 5º ano D, da professora Rosemeire, ficou em primeiro lugar, com 126 litros de óleo”, disse Shirlei. A gincana continua até novembro e, ao final do ano, todos os alunos receberão um certificado de reconhecimento pela adesão e apoio com o Planeta.

A Campanha ‘Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola’ acontece em Cotia com o apoio do Instituto AUÁ e Preserva Recicla, com patrocínio do Óleos Vila Velha e parceria com Óleo Sustentável. Cotia é um marco da criação do Programa Meio Ambiente nas Escolas, pois foi na cidade do Cinturão Verde de SP que o gene da proposta nasceu, quando o empreendedor Leonardo Giardini e diretoras de quatro escolas municipais compuseram a metodologia que une coleta seletiva com educação nas escolas, para enfrentar o desafio de coleta do óleo porta a porta.

Em agosto, gestores das escolas municipais participaram de um encontro de formação e sensibilização sobre a campanha, eles são multiplicadores nas unidades escolares. “É uma satisfação ver o caminho entre a apresentação da ideia para toda a rede, em 2012, em que mostramos o valor da escola ser um polo da coleta, até o momento em que foram idealizadas campanhas nos bairros, mascotes nas escolas, crianças que mudaram a cultura da coleta em suas casas. Este ano, avançamos, integrando mais secretarias, Sabesp, diretorias de ensino e iremos enfocar encontros de formação dos gestores escolares”, disse Samanta Riman, responsável pelo setor de parcerias da Secretaria de Educação.

Entre os resultados esperados, estão a adesão de todas as escolas municipais ao programa, e escolas estaduais, particulares e do ensino superior, que já vêm demonstrando interesse. Espera-se coletar 4 mil litros de óleo até julho de 2019, e ter feito a mensagem chegar para toda a população.

Para saber mais sobre a iniciativa, basta procurar a escola mais próxima e colaborar com esta medida que busca retirar do meio ambiente um grande poluidor de águas e, de quebra, ajuda as escolas a arrecadarem recursos com a venda do óleo usado coletado.

 coleta (1) coleta (2) coleta (3)

Cotia: Dia do Idoso teve comemoração especial no FSS de Caucaia

Da Redação

O Dia do Idoso (1º/10) teve programação especial, em Cotia, quando também foi dada a largada à programação da Semana do Idoso [veja abaixo], preparada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Palestras, atividades culturais, música ao vivo, palestra e espaço da beleza movimentaram o salão principal do Fundo Social de Caucaia do Alto durante a abertura da programação.

A psicóloga e presidente do Conselho do Idoso, Vilcélia Di Pietro, ministrou as palestras “A importância da qualidade de vida na 3ª Idade” e “Autoestima” para dezenas de idosos presentes no local. “A Terceira Idade também é fase de desenvolvimento, por isso é importante manter a qualidade vida, cuidar da alimentação para estarmos dispostos para fazermos o que precisamos. E se cuidar, também é atenção com a mente, fazer atividades que exercitam os neurônios como artesanato e exercícios de contagem”, disse Vilcélia.

Em clima de confraternização, a abertura da Semana do Idoso foi festejada. “Estou adorando. Aproveitei para fazer decoração nas unhas e sobrancelha. Estou muito feliz”, disse Olga Higa Tokuhara (77 anos), que faz aulas de ginástica e pilates no local.

A presidente do FSS, Mara Franco, agradeceu o apoio da Prefeitura e dos funcionários do FSS que se dedicaram à realização do evento. “Graças ao envolvimento de todos e apoio do prefeito Rogério Franco estamos sempre conseguindo realizar ações em benefício da Melhor Idade”, disse. “Durante toda a semana teremos eventos para os idosos, mas não podemos deixar de citar a importância da conscientização sobre a proteção, direitos e cuidados com os idosos. A população não pode se calar diante de maus tratos ou outras violações. É preciso denunciar”, salientou Mara Franco.

Serviço

Semana do Idoso

Dia 2 – das 9h às 11h: Sarau Cultural (Assistência Social Santo Antônio – Assa – Rua Santo Antônio, 406, Vila Santo Antônio)

Dia 4 – das 9h às 11h: Atividades culturais (Associação Espírita de Cotia – Rua Prata, 224, Jardim Nomura)

Dia 5 – das 14h às 17h: Baile da Terceira Idade – Anos 60 (Espaço Movimenta Cotia – Rua Senador Feijó, 110, centro)

Fotos: Andres Legumcotia-id (4)cotia-id (3)cotia-id (1)

Emprego na indústria fica praticamente estável em agosto, indica CNI

emp-industrias_wd2212_1

Índice apresentou recuo de 0,1%

O emprego na indústria ficou praticamente estável em agosto, informou hoje (2) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Houve pequena retração de 0,1% frente a julho, na série com ajuste sazonal. Segundo a CNI, o rendimento médio do trabalhador e a massa real de salários também caíram em agosto mostrando a piora no mercado de trabalho.

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria diminuiu 0,4% em agosto na comparação com julho, na série de dados dessazonalizados. Foi a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula redução de 1,8% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a massa salarial, que é a soma de todos os vencimentos pagos aos trabalhadores, caiu 0,8% em agosto frente a julho, na série com ajuste sazonal, e acumula perdas de 1,4% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período de 2017.

O faturamento da indústria mostra tendência mais clara de recuperação, segundo a CNI. O indicador cresceu 2,5% em agosto na comparação com julho na série dessazonalizada e acumula uma alta de 5,5% de janeiro a agosto frente ao mesmo período de 2017.

As horas trabalhadas na produção aumentaram 1% em agosto na comparação com julho na série com ajuste sazonal. De janeiro a agosto, o indicador acumula aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2017.

A utilização da capacidade instalada ficou em 78,1% em agosto, 0,5 ponto percentual acima do registrado em julho. “Com o crescimento – o terceiro consecutivo – o índice volta a se aproximar do nível de abril (78,3%), antes da paralisação dos transportes”, diz a pesquisa.

 

Da Agência Brasil Brasília

Jair esboça Corinthians com força máxima para duelo contra o Flamengo

O Corinthians voltou a treinar na manhã desta terça-feira no CT Joaquim Grava para dar continuidade para a preparação para o duelo contra o Flamengo. Para esta atividade, o técnico Jair Ventura pode contar com quase todo o elenco e aproveitou a chance para esboçar uma equipe titular para o confronto da próxima sexta-feira.

Sem poder contar apenas com Fágner, que segue se recuperando de uma fibrose na coxa esquerda, Jonathas, Renê Júnior e Paulo Roberto, que permaneceram na parte interna realizando trabalhos de recuperação, o comandante optou por montar uma equipe com os jogadores considerados titulares e deu mostras que pretende utilizar força máxima no Campeonato Brasileiro, mesmo com a final da Copa do Brasil diante do Cruzeiro no próximo meio de semana.

TREINO DO CORINTHIANS
Jair Vnetura esboça equipe titular num primeiro momento e faz testes na segunda metade(Foto: SERGIO BARZAGHI / Gazeta Press)

Assim, após uma série de exercícios físicos e um pequeno treinamento de posse de bola, o treinador armou a equipe titular alvinegra com: Cássio; Gabriel, Léo Santos, Henrique, Danilo Avelar; Ralf, Douglas, Romero, Jadson, Matheus Vital e Clayson.

Na segunda parte do treinamento o comandante decidiu realizar alguns testes na equipe enquanto poupava alguns atletas da atividade. Um dos testes feitos por Jair foi a entrada de Mantuan na lateral direita, passando o Gabriel para o meio de campo ocupando a vaga de Douglas. Vale ressaltar que o volante considerado titular está suspenso na primeira partida da final por suspensão, então o a mexida já surge como um possível teste para a decisão da próxima semana.

Apesar da atividade com força máxima na manhã desta terça, a confirmação se Jair irá optar pela equipe titular para a próxima sexta será feita nos dois próximos dias, quando o Timão volta a treinar no CT Joaquim Grava. Nesta quarta a atividade volta a ocorrer no período da manhã.

 

 

João Varella*
*Especial para a Gazeta Esportiva

Régis é afastado de novo no São Paulo e diretoria avalia seu futuro

spfc-01146765Por problemas particulares, Régis foi novamente afastado no São Paulo (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Novamente por problemas pessoais, o lateral direito Régis voltou a ser afastado pelo São Paulo. O jogador já não treina com os companheiros desde o último final de semana e terá seu futuro no clube avaliado pela diretoria.

Aos 29 anos, Régis chegou a ter o contrato suspenso em meados de junho pelos mesmos motivos. Pouco mais de um mês depois, o Tricolor reativou o vínculo do atleta, que foi reincorporado ao elenco após se recondicionar fisicamente.

Antes de voltar a ser utilizado pelo técnico Diego Aguirre, ele reforçou o time sub-23 em duas partidas pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Seu retorno à equipe principal se deu durante o segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, no Morumbi, no dia 26 de agosto.

Desde então, Régis atuou em mais outras quatro partidas, sendo titular na derrota para o Atlético-MG, em que marcou um gol contra, e na vitória sobre o Bahia. Seu desempenho vinha agradando a comissão técnica, tendo ele até contribuído na assistência para o gol de Tréllez no empate com o Fluminense.

Sendo assim, Régis está praticamente fora dos planos para o clássico decisivo contra o Palmeiras, no próximo sábado, no Morumbi. Seu contrato é válido até abril de 2019, com possibilidade de renovação por mais três temporadas. Em contrapartida, Aguirre provavelmente terá o retorno de Everton, que voltou a treinar com os companheiros nesta terça-feira.

 

 

José Victor Ligero
Da Gazeta Esportiva – São Paulo, SP

Ibope: Bolsonaro tem 31%; Haddad, 21%; Ciro, 11% e Alckmin, 8%

Marina Silva aparece com 4% e João Amoêdo com 3%

Nova pesquisa do Ibope, encomendada pelaTV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, registra que Jair Bolsonaro (PSL) tem 31% das intenções de voto; Fernando Haddad (PT), 21%; e Ciro Gomes (PDT), 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) foi citado por 8% dos entrevistados, Marina Silva (Rede) por 4% e João Amoêdo (Novo) por 3%.

Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), ambos, têm 2% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota) foi citado por 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram. João Goulart Filho (PPL) não foi citado em nenhuma resposta.

Doze por cento dos eleitores entrevistados declararam votar em branco ou nulo; e 5% declarou não saber em quem votar ou recusou responder.

A pesquisa do Ibope foi feita de sábado (29) a domingo (30), com 3.010 eleitores, em 208 municípios. Conforme o instituto, o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos . O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08650/2018).

Comparação

Conforme o Ibope, Jair Bolsonaro cresceu quatro pontos percentuais nas intenções de voto entre o levantamento de 26 de setembro (27%) e a pesquisa divulgada hoje. Fernando Haddad manteve-se com 21% das intenções de voto e Ciro Gomes oscilou de 12% para 11%. Geraldo Alckmin permaneceu com 8%.

Marina Silva oscilou negativamente dois pontos percentuais entre as duas pesquisas. João Amoêdo (3%), Alvaro Dias (2%) e Henrique Meirelles (2%) receberam as mesmas proporções de intenções de voto.

Cabo Daciolo oscilou positivamente um ponto percentual; e Guillherme Boulos oscilou negativamente também um ponto percentual. Vera Lúcia e Eymael mantiveram-se nas duas pesquisas com 0% das intenções de voto.

A proporção de eleitores que indicaram votar em branco ou nulo oscilou de 11% para 12%. Quanto aos entrevistados que não sabem ou não quiseram responder, o percentual oscilou de 7% a 5%.

Rejeição

Entre os entrevistados que declararam votar de “jeito nenhum” nos candidatos, Jair Bolsonaro manteve a rejeição em 44% e Fernando Haddad atingiu 38%, 11 pontos percentuais acima do observado na pesquisa divulgada em 26 de setembro. A rejeição de Marina Silva oscilou de 27% para 25%; Geraldo Alckmin manteve 19% e Ciro Gomes oscilou de 16% para 18%.

Henrique Meilrelles, Cabo Daciolo, Eymael e Guilherme Boulos têm, cada um, 10% das rejeições. Nove por cento declararam não votar de jeito nenhum em Vera Lúcia, o mesmo percentual de rejeição de Alvaro Dias. João Amoêdo é rejeitado por 8% e João Goulart Filho por 7%. Dois por cento dos entrevistados admitiram poder “votar em todos” e 6% não sabem ou não quiseram responder. Os percentuais da rejeição não são exclusivos, pode ser indicado mais de um candidato.

2º turno

Como nas pesquisas anteriores, o Ibope ainda fez simulações de cenários no 2º turno. Na disputa entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, ambos atingiriam, empatados, 42% das intenções de voto. Nesse cenário, 14% dos votos seriam em branco e nulo; e 3% declaram não saber.

Na eventual disputa entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o ex-ministro teria 45% dos votos e o deputado teria 39%. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 13% e 3% declaram não saber.

Em um confronto entre Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, o tucano teria 42% e o candidato do PSL, 39% – resultado considerado empate técnico na margem de erro. Nesse cenário, 14% dos votos seriam em branco e nulo; e 3% declaram não saber.

Se o 2º turno fosse entre Bolsonaro e Marina, o deputado teria 43% e a ex-ministra, 38%. Nesse cenário, 17% de votos seriam em branco e nulo; e 2% declaram não saber

 

 

Da Agência Brasil Brasília

Eleitor pode conferir local de votação de forma rápida na internet

Na última semana antes da votação do 1º turno das eleições, candidatos se mobilizam para as mas tentativas de angariar apoios e eleitores vão atrás de informações tanto sobre as opções em disputa quanto sobre os procedimentos para a votação.

Uma das principais dúvidas é o local de votação. É possível conferir seção, zona e endereço por diversos canais na internet.

uuuuu-urna_jose_cruz_2350
Urna eletrônica será usada por eleitores domingo que vem, dia do primeiro turno (José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode fazer a consulta. A opção está na página principal. Basta inserir o número do título de eleitor.

Para quem esqueceu o registro do documento, uma alternativa é preencher nome, nome da mãe e data de nascimento. O sistema apresenta número do título, seção, zona, endereço e município.

Para quem quiser usar as redes sociais, também há opções. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs (bots, no jargão técnico em inglês) para auxiliar os eleitores a obter essas informações.

Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus).

Mensagens

Para interagir com os programas, o eleitor precisa enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem.

Em seguida, aparecerão diversas opções como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “local de votação”.

Para conferir o endereço de onde o eleitor terá de comparecer, basta a pessoa fornecer nome completo e número do título para que o assistente consulte o banco de dados do TSE.

Caso o eleitor tenha esquecido o número do título, é possível recuperá-lo fornecendo algumas informações (como data de nascimento e nome completo da mãe).

No Twitter, o robô funciona de forma semelhante. O usuário precisa buscar o perfil do TSE e enviar uma mensagem direta a ele, para que sejam abertas as possibilidades de consulta de informações sobre questões eleitorais e sobre candidatos.

Outras informações

Tanto no site quanto por meio dos assistentes virtuais, também é possível obter outras informações.

Na opção “situação eleitoral”, por exemplo, a pessoa confere se está regular e se pode votar normalmente.

Na alternativa “candidatos”, é possível buscar todas as candidaturas, tanto nacionais quanto nos estados. O robô apresenta dados básicos e se a candidatura foi ou não deferida.

O usuário pode solicitar o programa de governo. O sistema enviará o link para consulta do documento.

O programa também dá a opção de ir para o site DivulgaCandContas, onde estão as prestações de contas periódicas dos candidatos.

 
Da Agência Brasil Brasília