Santos perde para a Chapecoense e desperdiça chance de entrar no G6

O Santos perdeu por 1 a 0 para a Chapecoense na noite desta segunda-feira, no Pacaembu, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Peixe desperdiçou nova chance de entrar no G6.

A Chape se aproveitou dos seis desfalques do Alvinegro (Luiz Felipe, Lucas Veríssimo, Felippe Cardoso, Victor Ferraz, Diego Souza e Gabigol). Os visitantes foram mais organizados e anularam a equipe de Cuca.

Sem vencer, o Santos caiu para a oitava colocação, com 46 pontos. A Chapecoense ficou mais perto de sair do Z4 e agora é a 17ª, com 37, atrás do Sport por conta de uma vitória a menos.

O Peixe agora terá dois desafios fora de casa – Flamengo e América-MG. A Chape receberá o Botafogo na 34ª rodada do Brasileirão.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2018: SANTOS FC X CHAPECOENSEChapecoense vence o Santos no Pacaembu (Foto: Fernando Dantas/ Gazeta Press)

O JOGO

O Santos, oitavo colocado e precisando de vitória simples para entrar no G6 pela primeira vez. A Chapecoense, vice-lanterna, desesperada para ficar pelo menos perto de sair do Z4. Ataque contra defesa? Sim, mas dos visitantes.

O Peixe fez um começo regular, mas foi perdendo campo para a Chape. O desentrosamento foi preponderante e os catarinenses, mais organizados, dominaram a partida até o gol de Leandro Pereira, aos 28 minutos. Canteros cobrou escanteio, Gustavo Henrique tirou mal, Vanderlei não saiu do gol e o centroavante, sozinho, só empurrou.

Aos 41 minutos, a Chapecoense quase ampliou após cruzamento de Wellington Paulista. Daniel Guedes, na linha, afastou. E na sequência, o Santos lembrou como é atacar ao chutar de longe com Derlis González, sem muito perigo.

A defesa com Gustavo Henrique como único zagueiro de origem não funcionou. Alison, improvisado, não rendeu, e Yuri não protegeu e nem ajudou ao ataque. Daniel Guedes não foi o desafogo como costuma ser Victor Ferraz. Bryan Ruiz, Carlos Sánchez, Derlis González, Copete e Eduardo Sasha foram inofensivos.

fsss_sanxchap_1211-891-1024x681
Nada deu certo para o Santos (Foto: Fernando Dantas/ Gazeta Press)

MUDANÇAS SÓ NO BANCO

Cuca foi para o tudo ou nada e mexeu taticamente no Santos. Tirou Daniel Guedes e Bryan Ruiz para as entradas de Arthur Gomes e Rodrygo. Com isso, o time passou a ter um 3-4-3, com Alison, Gustavo Henrique e Dodô na defesa, Derlis e Copete como alas.

No campo, porém, a Chapecoense seguiu segura na defesa, mais organizada e perigosa nos contra-ataques. O Peixe, ansioso, errou muitos passes e passou quase 30 minutos sem uma chance clara de gol sequer. Na primeira, aos 28, Alison cruzou e Rodrygo, no segundo pau, cabeceou por cima. A pressão, porém, parou por aí.

O Santos nada criou nos 15 minutos finais e decepcionou sua torcida. O único “Uh” veio de cruzamento perigoso de Carlos Sánchez nos acréscimos. No fim, vaias para o Peixe em mais uma oportunidade desperdiçada de entrar no G6. A Chapecoense aproveitou e agora está mais perto de sair do Z4.
FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 1 Chapecoense

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de novembro de 2018 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (PR)
Público e renda: 12.659/R$ 334.014,50
Cartões amarelos: SANTOS: Alison e Yuri.

GOL:
Chapecoense: Leandro Pereira, aos 28 minutos do 1T.

SANTOS: Vanderlei, Daniel Guedes (Arthur Gomes), Alison, Gustavo Henrique e Dodô; Yuri, Carlos Sánchez e Bryan Ruiz (Rodrygo); Derlis González, Copete (Bruno Henrique) e Eduardo Sasha
Técnico: Cuca

CHAPECOENSE: Jandrei, Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo, Canteros (Elicarlos) e Doffo (Vinicius); Wellington Paulista (Luiz Otávio) e Leandro Pereira
Técnico: Claudinei Oliveira

 

 

 

Lucas Musetti Perazolli – Santos, SP
Da Gazeta Esportiva- São Paulo, SP

Corinthians pretende se livrar de Jonathas e dar chance a Gustagol

O Corinthians tem 22 jogadores emprestados a outros clubes. Desse pelotão, Andrés Sanchez já avisou que apenas “dois ou três” vão ficar para a temporada 2019. A princípio, Gustagol não estava na lista, mas, a situação do atual atacante do Fortaleza deve mudar por causa da insatisfação com Jonathas.

Mais do que Roger ou Matheus Matias, Jonathas foi a grande aposta da diretoria corintiana na última janela de transferências. O centroavante era visto como a solução para a lacuna deixada por Jô. Por isso, a decepção é tão grande. As frequentes ausências nos jogos, aliado ao tempo no departamento médico e na academia, e a falta de gols (um em nove partidas) devem levar o clube do Parque São Jorge a devolver o jogador ao Hannover, da Alemanha. Seu empréstimo, por ora, vai até meio do próximo ano.

jjjj-01149748-1024x681
Jonathas marcou apenas um gol com a camisa do Corinthians (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Caso a ideia se concretize, o espaço ficaria aberto para Gustagol. Apesar de não ter deixado saudade após sua saída, em 2016, a atual temporada de sucesso pelo Fortaleza, sendo talvez o principal jogador do título tricolor na Série B, fez com que a avaliação sobre seu aproveitamento dentro do Timão fosse revista.

No Corinthians, pensa-se em unir o útil ao agradável: Se livrar de Jonathas e, assim, abrir uma brecha para Gustagol, jogador que não estava nos planos iniciais. Os 28 gols marcados em 2018 aparecem como argumento perfeito na comparação do custo benefício em relação ao que Jonathas tem apresentado. As manifestações de boa parte da torcida, a favor de uma segunda chance para o homem-gol de Rogério Ceni, também pesam.

ggg-00929738-1024x683
Gustavo foi mal no Corinthians em 2016, mas tem 28 gols nessa temporada, pelo Fortaleza (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

A situação ainda não está definida, mas é pauta nas reuniões e nas conversas informais entre o departamento de futebol e a comissão técnica do Corinthians. Jair Ventura não deve se opor a vontade do clube nesse caso. O caminho está aberto para que a ‘substituição’ seja feita assim que a temporada se encerrar. A questão que envolve a abreviação do vínculo de empréstimo é vista como o único fator que poderia impedir a ideia de vingar.

Independente do que acontecer a partir de janeiro nesse caso, a busca por um reforço para o setor, com mais peso e representatividade, continuará ativa.

“Já falei isso algumas vezes, a gente pensa na mesma linha. Foi muito fácil a gente decidir as coisas para o futuro em termos de jogadores que voltam, que ficam, em reposição… Isso me deixa tranquilo, todos sabemos da importância de repor atletas para a gente fazer um 2019 melhor do que 2018”, comentou o técnico corintiano durante entrevista na semana passada, ao ser indagado sobre o planejamento junto à diretoria alvinegra.
Tiago Salazar
Da Gazeta Esportiva- São Paulo, SP

CIT’s de Cotia abrem normalmente nos dias 16, 19 e 20/11

Da Redação

Datas são ponto facultativo em Cotia, mas a prefeitura optou por manter o atendimento por conta da grande demanda de munícipes pelos serviços no local

A Secretaria da Fazenda de Cotia optou por manter o expediente normal das duas unidades do Centro Integrado Tributário (CIT), nos dias 16, 19 [ponto facultativo] e 20 de novembro [Dia da Consciência Negra]. O atendimento será das 8h às 17h. A medida foi tomada por conta da grande demanda e para facilitar a vida dos moradores.

Segundo o secretário responsável pela Fazenda, Paulo Godoy, a Prefeitura entende que muitos contribuintes procuram os serviços em dias que estão livres e, ofertar o atendimento nestas datas, facilitará a vida dos moradores que precisam de algum tipo de serviço do CIT. “Muitas pessoas procuram resolver pendências e regularizar débitos nos dias em que têm mais tempo. Por isso achamos importante dar essa possibilidade e facilitar a vida de muitas pessoas”, disse. Na quinta-feira,15/11, (Dia da Proclamação da República) os CIT’s permanecerão fechados.

Até o final do ano, os CIT’s também estarão recebendo e cadastrando os documentos dos cerca de 50 mil permissionários de jazigos dos cemitérios municipais. Saiba mais em (www.cotia.sp.gov.br).

CIT Caucaia do Alto: avenida Roque Celestino Pires, 1.204 – Caucaia

CIT Cotia: avenida Benedito Isaac Pires, 35 – Jardim Nomura

 

Foto: Vagner SantosCIT _Vagner Santos (6)

Cotia recebe Prêmio Brenda Lee por ações de enfrentamento do HIV/Aids

Da Redação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu o Prêmio Brenda Lee 2018 em reconhecimento às suas ações de enfrentamento do HIV/Aids. A premiação é concedida pelo Programa Estadual DST/Aids-SP e, neste ano, marcou a comemoração dos 30 anos do “Respostas positHIVas”, iniciativa do Programa Estadual DST/Aids. A entrega da premiação aconteceu no final de outubro, em São Paulo, e contou com palestras sobre diversos temas que envolvem a epidemia de Aids na atualidade e as perspectivas para o futuro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia, Silvana da Silva, representou Cotia na premiação. “O trabalho preventivo, informativo e educativo é constante em Cotia. Com a chegada do mês de dezembro, que marca o enfrentamento e prevenção à doença, vamos ampliar a divulgação e mais uma vez participar ativamente das ações de diagnóstico e, sendo o caso, encaminhamento”, disse Silvana.

O Prêmio Brenda Lee é concedido aos municípios que cumprem a maior parte dos seis indicadores propostos: Taxa de Mortalidade por Aids menor ou igual ao estado de São Paulo; Taxa de incidência de Aids menor ou igual ao estado de São Paulo; Diagnóstico tardio de HIV; Taxa de cura de tuberculose em PVAH (Pessoa Vivendo com Aids/HIV) maior ou igual ao estado de São Paulo; Razão de cura de tuberculose e número de casos de Aids maior ou igual ao estado de São Paulo e, Queda de TB em 10 anos e sustentada nos últimos três anos.

Brenda Lee

Brenda Lee foi uma militante transexual brasileira dos direitos humanos LGBT. Nasceu em 1948, no Pernambuco, chegou a São Paulo com apenas 14 anos e se tornou conhecida e popular especialmente no bairro Bixiga. Fundou a Casa de Apoio Brenda Lee para abrigar portadores de HIV rejeitados por parentes.

Em maio de 1996, Brenda foi brutalmente assassinada com um tiro na boca e outro no peito e seu corpo foi encontrado dentro de uma Kombi em um terreno baldio. Brenda era considerada o ‘anjo da guarda dos travestis’ e tinha como objetivo ajudar a todos, doentes ou não, que eram discriminados pela sociedade. Por sua luta, tornou-se referência nacional na defesa dos direitos humanos e deu nome ao Prêmio Brenda Lee de Direitos Humanos.

Fotos: Divulgação

attachment (1) attachment

Cotia: Estrada de Caucaia do Alto será duplicada e revitalizada

Da Redação

Estrada de Caucaia do Alto será duplicada e revitalizada. Serão investidos cerca de R$ 60 milhões no projeto que tem previsão de conclusão em aproximadamente 18 meses

Durante um evento, no sábado (10/11), o prefeito Rogério Franco lançou a pedra fundamental da duplicação e revitalização da Estrada de Caucaia do Alto. As obras começaram oficialmente nesta segunda-feira (12/11) e devem durar aproximadamente 18 meses. O projeto está orçado em cerca de R$ 60 milhões. Os investimentos serão, em sua maioria, do próprio município, mas a Prefeitura contará com ajuda dos Governos Estadual e Federal.

A duplicação da Estrada de Caucaia do Alto é um antigo anseio da população que mora naquela região e vai beneficiar os cerca de 70 mil habitantes do distrito. “Hoje é um dia que marca a história de Cotia e agradeço a Deus pela oportunidade de iniciar uma obra que trará desenvolvimento, emprego, renda, segurança e que poupará vidas em Cotia”, disse o prefeito Rogério Franco.

Estrada será revitalizada

O projeto contempla a duplicação de faixas, nova pavimentação, drenagem, guias e sarjetas, padronização de passeios públicos, iluminação moderna com fiação subterrânea, sinalização, novos abrigos de ônibus e canteiro central, ao longo de quase 12km de extensão (da entrada, a partir da rodovia Raposo Tavares, até a chegada ao centro de Caucaia).

O prefeito Rogério Franco pediu compreensão da população que passa pela estrada diariamente, já que a via se transformará em um grande canteiro de obras. “No primeiro momento, causará alguns transtornos, é inevitável que seja assim, mas é para melhorar. Valerá a pena”, destacou Rogério.

Durante o lançamento da pedra fundamental, os prefeitos de Cotia e de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, também assinaram um convênio que autoriza a obra de duplicação a passar pelos cerca de 2,5km da estrada que pertence à Vargem Grande Paulista.

“Esta é uma obra que vai ajudar a poupar vidas, gerar desenvolvimento, poupar tempo de deslocamento e para executá-la era preciso atitude política. Rogério Franco não mediu esforços para juntar recursos”, disse Ramos. “Sem esta parceria [com Cotia], com nossos recursos não sei quanto tempo levaria para conseguirmos resolver o trecho de Vargem Grande Paulista”, completou. 

Autoridades prestigiaram solenidade

O evento foi prestigiado pelos deputados Herculano Passos [federal], Gilmaci Santos e Marcio Camargo [estaduais], além de vereadores de Cotia, Vargem Grande Paulista e de Ibiúna. Secretários municipais de Cotia e de Vargem Grande Paulista também participaram do evento.

O empresário Sebastião Suzano, da Loja Nascimento, afirmou que o projeto é o ponta pé inicial para o progresso de Caucaia. “Esta duplicação trará muito benefícios, temos potencial de grande crescimento e este ponta pé do prefeito Rogério Franco é muito importante para todos nós. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou Sebastião.

Fotos: Vagner Santosestrada-cotia (1)estrada-cotia (2)estrada-cotia (3)

Dezoito governadores eleitos confirmam ida a evento com Bolsonaro

Organizadores querem fazer “encontro de aproximação” na quarta-feira

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, deverá se encontrar nesta quarta-feira (14), em Brasília, com pelo menos 18 governadores eleitos ou reeleitos. O evento está sendo organizado pelos futuros governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de São Paulo, João Doria. O encontro, marcado para as 9h, será no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), que fica próximo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), local de trabalho da equipe de transição de governo.

Segundo os organizadores, a ideia é que seja um “encontro de aproximação”. Os anfitriões ainda aguardam a confirmação do futuro presidente. Além de Bolsonaro, deverão participar do evento os futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A palavra também será aberta aos futuros governadores.

Até agora, confirmaram presença os governadores eleitos do Acre, Gladon Cameli; Amapá, Waldez Góes; Amazonas, Wilson Lima; Distrito Federal, Ibaneis Rocha; de Goiás, Ronaldo Caiado; Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; Minas Gerais, Romeu Zema; Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; Paraná, Ratinho Júnior;, Rio de Janeiro, Wilson Witzel; Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Roraima, Antonio Denarium; Santa Catarina, Coronel Carlos Moisés da Silva; São Paulo, João Doria; e do Tocantins, Mauro Carlesse.

O vice-governador da Bahia, João Leão, que no momento é governador em exercício, virá representando o estado. Os demais governadores eleitos ou reeleitos ainda não confirmaram participação no encontro.

Bolsonaro em Brasília
O presidente eleito chegará amanhã (13) a Brasília e seguirá para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha e se reúne a equipe da transição de governo. Inicialmente, a previsão era que ele fosse primeiro ao Congresso Nacional e depois ao CCBB, mas a agenda no Legislativo foi cancelada no último sábado (10).

O restante da agenda de Bolsonaro em Brasília está mantido. Nesta terça-feira, à tarde, ele terá três reuniões. A primeira, às 13h, será com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber. Em seguida, às 14h30, Bolsonaro será recebido pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira. Previsto para as 16h, o último encontro será com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro José Coelho Ferreira.

 

 

Da Agência Brasil Brasília