Copa do Mundo 2014: Costa Rica vence Itália por 1 a 0 e se classifica para a próxima fase

Da Redação

REUTERS/Yves Herman
italia_costa_rica

Técnico Jorge Luis Pinto e Seleção Costarriquenha comemoram gol

Na Arena Pernambuco, Itália e Costa Rica se enfrentaram nesta sexta-feira (20) pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo 2014, com a vitória da equipe da América Central pelo placar de 1 a 0, classificando-a para a próxima fase.

A Costa Rica vai a seis pontos e garante sua vaga nas oitavas de final. A Itália, com três, leva suas chances de se classificar para o confronto direto com o Uruguai, na última rodada. A Itália joga por um empate para seguir na competição.

A Costa Rica começou a partida tendo mais posse de bola e Tejeda, aos seis minutos, teve a chance de tentar o chute, mas acabou travado por Barzagli. Depois, em cobrança de escanteio, Borges foi para o cabeceio e perdeu a chance de abrir o placar.

Os italianos tentavam se lançar ao ataque, tendo problemas para vencer a marcação da equipe da América Central. Aos 16 minutos, Buffon teve de sair do gol para salvar a Itália, após cobrança de escanteio de Bolaños.

O time italiano logo começou a tentar mais o gol e Thiago Motta, após passe de Balotelli, arriscou o chute que passou ao lado da meta defendida por Navas.

Aos 31, Balotelli foi lançado, conseguiu encobrir o goleiro da Costa, mas acabou perdendo a chance de colocar a Itália na frente do placar em Recife.

Bolaños tentou de longe aos 35 e Buffon foi obrigado a fazer a defesa. A Costa Rica voltou a tentar o ataque aos 41 e Duarte subiu para completar cruzamento na área, porém a bola passou por cima da meta italiana.

140620174646_costa_rica_512x288_getty

Aos 44 minutos de partida, a Costa Rica abriu o placar com Bryan Ruiz, em cabeceio de cruzamento vindo da esquerda que Buffon não conseguiu defender.

Darmian teve a chance de arriscar o chute no começo do segundo tempo e Navas conseguiu evitar a chance do empate italiano. Depois Pirlo cobrou falta e o goleiro da Costa Rica fez nova defesa.

A Itália brigava pela posse de bola e se mantinha no campo de ataque. A Costa Rica se fechava para segurar o resultado e aproveitar a possibilidade de tentar o contra-ataque.

O jogo se mostrava menos disputado e com os dois times pouco aproveitando os espaços para criar chances. Cerci tentou o lance com Insigne, que pegou mal na bola e a mandou longe do gol.

No contra-ataque, Ureña partiu com a bola e invadiu a área, mas na hora do chute, Chiellini conseguiu o desarme. A Costa Rica se segurou nos minutos finais para garantir a vitória e a classificação.

Próximos jogos de Costa Rica e Itália pelo Grupo D da Copa do Mundo 2014

Costa Rica x Inglaterra – 24/jun – 13h00 – Estádio do Mineirão (Belo Horizonte-MG)

Itália x Uruguai – 24/jun – 13h00 – Arena das Dunas (Natal-RN)

Ficha Técnica:

Itália 0 x 1 Costa Rica

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE);

Árbitro: Enrique Osses (CHI);
Assistentes: Carlos Astroza e Sergio Roman (ambos do CHI);

Itália: Buffon; Darmian, Barzagli, Chiellini e Abate; De Rossi, Pirlo, Thiago Motta (Cassano), Marchisio (Cerci) e Candreva (Insigne); Balotelli.
Técnico: Cesare Prandelli.

Costa Rica: Navas; Umaña, Duarte e Giancarlo González; Gamboa, Tejeda (Cubero), Borges, Bolaños e Junior Díaz; Campbell (Ureña) e Bryan Ruíz (Brenes).
Técnico: Jorge Luis Pinto.

Gol: Bryan Ruiz (CRC) aos 44 do primeiro tempo

CA: Balotelli (ITA) e Cubero (CRC)

Fonte: FPF