Osasco ganha estátua de Confúcio na Biblioteca Municipal

Da Redação

1343 - Filipe Nunes (1)

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, acompanhado de autoridades locais e da delegação chinesa da cidade de Jining, participou, na terça-feira (28), da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da estátua do filósofo Confúcio, doada pelo governo municipal chinês. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, no Centro de Osasco. O objetivo da solenidade foi estreitar os vínculos entre as cidades-irmãs e fortalecer o intercâmbio principalmente de conhecimento nos setores de cultura e ciência.

O prefeito de Jining, Zhao Shuguo, fez questão de explicar um pouco sobre e história de Confúcio e dizer que o pensador é um dos principais influenciadores da cultura chinesa. “Um grande educador, ele foi sábio em seus provérbios e orientação para a conduta social. Há muitas questões que precisamos nos desenvolver e melhorar. Se lembrarmos sempre que Confúcio é nosso orientador, sem dúvidas, conseguiremos aprender mais como seres humanos”, explicou.

Durante o lançamento, o prefeito Jorge Lapas reafirmou a honra de receber os chineses que fazem parte da maior economia do mundo. “Todos que quiserem buscar o conhecimento na biblioteca encontrarão em Confúcio os valores que defendemos, da seriedade, da moralidade, do respeito e da cidadania. A estátua também será uma mostra do apreço que temos por Jining e uma demonstração de carinho e valorização que os chineses têm por nós brasileiros. Esse será o início de uma longa parceria na cultura, no desenvolvimento veloz e inclusão social”, declarou ao lado do secretário de Cultura, Fábio Yamato, e do coordenador de Relações Institucionais, Luciano Jurcovichi.

1343 - Filipe Nunes (14)

Ao término, eles descerraram a placa de lançamento da Pedra Fundamental e conheceram as instalações da biblioteca junto a outras autoridades públicas

Agência de Notícias /PMO/Foto: Filipe Nunes