Pronto-Socorro Central de Barueri terá obras de melhorias até outubro

Da Redação

Iniciada no final do ano passado, a última etapa de reforma e ampliação de alguns setores do Pronto-Socorro “Nair Fonseca Leitão Arantes”, no Centro de Barueri, continua até outubro deste ano. As obras visam a substituição de revestimentos, forro, pintura, mudança de layout na enfermaria I e área de atendimento e espera; retirada de rampa e instalação de elevadores.

As obras estão sendo feitas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Barueri. No momento estão em andamento as obras da enfermaria I, que fica do lado voltado à entrada de emergência. Na sequência serão executados os trabalhos de retirada da rampa, da área de atendimento e espera, bem como os de instalação de elevadores.

Reforma
Em outras etapas, a partir de 2013, foram executadas obras em setores como a enfermaria II (próximo à entrada principal do Pronto-Socorro), que recebeu novos leitos; da sala de medicação e de banheiros, além da aquisição de equipamentos novos para os referidos setores, consultórios médicos, semi-intensiva e sala de emergência.

A sala de medicação teve seu espaço dobrado e hoje atende a cerca de 20 pessoas.

Atendimento
De acordo com a coordenadora do Pronto-Socorro, o atendimento – durante as obras para retirada da rampa e instalação de elevadores – passará a ser realizado em outros locais do prédio e ao lado da unidade. Para os pacientes da enfermaria I já foi disponibilizado uma sala anexa à Secretaria de Saúde, em frente ao setor de entrada de emergência do Pronto-Socorro. Outros serviços, como consultas médicas, serão transferidos para a área ao lado do raio-X e ginecologia. Ela diz que apesar dos transtornos, obras possibilitarão um ambiente mais amplo e arejado, porque, atualmente, a sala de espera onde o paciente fica aguardando a consulta é muito apertada.

Ortopedia
Desde agosto de 2013, as consultas agendadas com médicos ortopedistas foram transferidas para o Ambulatório de Especialidades, no Jardim São Pedro. A mudança facilitou os serviços de urgência e emergência, pois reduziu em cerca de 300 pessoas por dia o atendimento no pronto-socorro central.
Arleno Marques(fotos – Bonny Vieira)

Reforma PS Central - foto1
Enfermagem II recebeu melhorias e já está funcionando

Reforma PS Central - foto2

Sala de medicação teve seu espaço de atendimento dobrado

Reforma PS Central - foto3

Enfermaria I está em reforma