Cotia: Projeto Rota Ambiental leva professores ao Parque Tereza Maia

Da Redação

meio-ambiente-cotia

Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAA) de Cotia, deu início ao projeto Rota Ambiental, que visa ampliar ações educativas que ajudam na formação de cidadãos conscientes dentro das escolas da rede municipal de ensino. Para isso, professores serão levados a visitas técnicas em diversos pontos de relevância ambiental da região. No primeiro encontro, realizado no parque Tereza Maia, a discussão foi sobre o ciclo da água.

O objetivo do programa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, é que os professores obtenham conhecimento prático e multipliquem em sala de aula. “O conteúdo que nós passamos aqui já é de conhecimento deles, mas poder mostrar e explicar na prática faz muita diferença”, explicou Carla Batista, da SMAA.

Marcos Ummus, geógrafo da secretaria, foi o responsável por dar uma aula aos participantes e, de forma bastante lúdica, trabalhou diversos temas relacionados à água: desde sua nascente até a importância dentro do corpo humano. “A água está em todo lugar. 90% do nosso cérebro, por exemplo, é composto por ela. É muito importante que tenhamos essa interação com os professores porque eles são capazes de transformar a vida dos alunos. Sua atuação é fundamental na fase de formação das crianças. Por isso, passando um pouco do que sabemos para eles, e mostrando locais que têm potencial em auxiliá-los na demonstração prática daquilo que é trabalhado em sala de aula.”, disse.

Márcia Rizzo, professora do CEUC, falou sobre a experiência: “A explicação foi ótima e a sensação de participar é muito boa. Explicações na prática são sempre mais fáceis de se assimilar. Todos os professores deveriam participar deste projeto”. Sua companheira de profissão, Raquel Araújo, finalizou: “vivenciar o ciclo da água foi uma experiência muito rica para levar para a sala de aula”.

Além do trabalho prático, um material didático foi distribuído e mecanismos para abordar o assunto com os alunos foram discutidos pelos professores e membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Alguns projetos sugeridos foram dinâmicas em grupo, visitas a pontos relevantes do ponto de vista ambiental, criação de áreas verdes dentro das escolas, elaboração de maquetes e uso de atividades comuns ao dia-a-dia para explicar sobre o ciclo água (suor ou roupa molhada, por exemplo).

As próximas visitas técnicas já estão agendadas e passarão por locais como Estação de Tratamento de Água no Morro Grande, Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri, Cooperativa CoopernovaCotia, Preserva Recicla e Viveiro Municipal Parque Curupira.