Barueri prepara seu Plano Municipal de Mata Atlântica

 Da Redação

Barueri
Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de está trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica da cidade, que tem o objetivo de conservar o que resta de mata nativa no município.

Barueri está inserida no bioma Mata Atlântica, que originalmente cobria 15% do país, ocupando a maior parte do litoral brasileiro e também do interior das regiões sul e sudeste.

Atualmente temos apenas 2,7% da cobertura original da mata atlântica em todo o país. Entre os principais problemas que a diminuição das florestas causa está a falta de água, pois as árvores das matas geram umidade que, por sua vez, controla o clima local e produz chuva.

O texto inicial do Plano foi elaborado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e aprovado na reunião do mês de junho do Comdema, o Conselho de Meio Ambiente de Barueri. A partir de agora a Secretaria de Meio Ambiente irá buscar apoio técnico para finalizar o Plano. Depois disso o trabalho será apresentado a população, para consulta pública.

Com a finalização do Plano de Mata Atlântica o município poderá solicitar recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica para possibilitar ações integradas de proteção da mata nativa, de acordo com a Lei Federal nº 11.428/06

Fonte: Vanessa Souza