Cotia: Audiência Pública da Saúde apresenta dados do 2º quadrimestre de 2015

Da Redação

Durante a realização das audiências públicas, a Secretaria Municipal de Saúde divulga várias informações que são de interesse da população em relatórios quadrimestrais.

Os dados demonstram as estatísticas de consultas realizadas desde a Atenção Básica até as unidades de Urgência e Emergência. Apresentam o relatório das atividades promovidas em todos os setores, bem como, o consolidado das campanhas pontuais e projetos.

Dentre as informações, a gestão municipal mostra as planilhas sobre os recursos púbicos relacionadas a pagamentos efetuados, repasses do Fundo Municipal da Saúde e investimentos.

A presença é sempre muito ativa dos representantes do Conselho Municipal de Saúde de Cotia, por meio de seus representantes titulares e suplentes.

A rede de atendimento está setorizado por 17 Unidades Básicas de Saúde – UBS, 08 UBS com atendimento do Programa de Saúde da Família – PSF, 02 Unidades de Especialidades (Clínica da Mulher e Policlínica), 03 Pronto Atendimento, 01 UPA- Unidade Pronto Atendimento Atalaia, 03 unidades de atendimentos voltados a Atendimento Psicossocial, 03 centros de Fisioterapia e Ortopedia,01 SAE/CTA- Serviço de Atenção Especializada, 01 Farmácia Popular,03 Vigilâncias, SVO- Serviço de Verificação de Óbito e Hospital Regional de Cotia (com gestão estadual).

Durante o período de maio a agosto de 2015, o setor de enfermagem na Atenção Básica realizou 8.458 atendimentos. Foram mais de 3 mil procedimentos de Coleta de Papanicolau. Ainda neste período houve registro de mais de 157 mil exames laboratoriais.

Na área de odontologia foram 6.300 consultas e 39.701 escovações coletivas supervisionadas na Atenção Básica.

Visando sempre atender de forma mais qualificada, a Policlínica desenvolveu um programa de capacitação profissional para os funcionários da enfermagem. Os profissionais da unidade do SAMU também participaram de cursos de qualificação com formatura em setembro.

A UPA Atalaia promoveu a semana da enfermagem, além dos cursos de ventilador mecânico portátil e sistematização da assistência de enfermagem.

A Vigilância Ambiental apresentou dados importantes do trabalho de controle da qualidade da água. Foram coletadas amostras nas seguintes regiões: Alto Cotia, Jardim Japão e Guarapiranga.

O setor de zoonoses realizou durante o quadrimestre 1.200 castrações. Foram atendidos os bairros: Caucaia do Alto, Vila Monte Serrate, Estela Maris, e Bairro Apache.

A audiência salientou ainda os informes das campanhas de Influenza, Poliomielite e Atualização do Esquema Vacinal.

cotia-audiencia

cotia-aud