Palmeiras entra em campo pela primeira vez na temporada, diante do Libertad

Da Redação: Elenco palmeirense inicia temporada na disputa do quadrangular do Torneio de Verão do Uruguai

marcelo

Marcelo Oliveira recebeu oito reforços para a temporada 2016
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/ Divulgação

Nesta quarta-feira (20), o Palmeiras entra em campo pela primeira vez na temporada 2016. O elenco palmeirense vai participar do Torneio de Verão do Uruguai, quadrangular envolvendo além do clube alviverde, o Libertad (PAR), Peñarol e Nacional, ambos uruguaios. Na estreia, o Palmeiras enfrenta os paraguaios, jogo marcado para as 19h30. Com um leque de opções, o técnico Marcelo Oliveira espera estrear na temporada com o pé direito, visando preparação para o primeiro jogo do Estadual, diante do Botafogo, no dia 31 de janeiro, em Ribeirão Preto.

>>Sexteto paulista começa busca pelo quarto título do torneio para o Estado

O técnico Marcelo Oliveira recebeu oito reforços para a atual temporada. ”Temos um número bom de jogadores e com qualidade semelhante, muito importante na formação de um elenco. Determinadas posições você perde jogadores no percurso da temporada pelas inúmeras competições, ainda mais os jogadores que fazem combate direto, como os volantes. Pensamos em substituir alguns jogadores de forma pontual e conseguimos um número maior de contratações, afinal temos de aproveitar os jogadores da base também”, comentou.

Marcelo Oliveira falou da oscilação do Palmeiras na última temporada. “Temos cuidado para melhorar o trabalho como um todo e todo trabalho é possível melhorar. Mesmo que tenha conquistado, no próximo ano tem de passar aquela página e ver a necessidade de melhorar o trabalho. Nós oscilamos um pouco no ano passado, o time não foi envolvente como a gente joga. Com este número de jogadores de boa técnica, é possível que isso aconteça o mais rapidamente e é isso que a gente espera”, analisou o técnico.

O treinador também falou da importância de dar ritmo ao elenco palmeirense. “É importante nós entraremos em uma competição para jogar contra equipes sul-americanas. Talvez o tempo de treino tenha sido curto, mas a intenção é colocar o time para jogar, pois temos de montar um time que já tem uma base para fazer um ano com grande êxito, disputando bem todas as competições”, concluiu.

A provável escalação palmeirense para esta partida deve ser: Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zér Roberto; Matheus Sales, Arouca e Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Alecsandro. O paraguaio Lucas Barrios não viajou com o elenco, pois ficou realizando fortalecimento muscular na Academia de Futebol. O técnico Marcelo Oliveira deve testar muitas opções durante a partida.

Dados históricos

Será o primeiro campeonato amistoso disputado pelo Palmeiras fora do Brasil e em território sul-americano desde 1972, quando o clube participou da Copa del Atlántico, na cidade de Mar del Plata, na Argentina. Outra curiosidade será a estreia do Palmeiras na temporada, contra um adversário estrangeiro. Está será a 15ª vez que isso acontece na história do clube. O retrospecto palmeirense é favorável e conta com oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.

O paraguaio Libertad, adversário desta quarta-feira (20), também ficará registrado como único clube paraguaio a participar da estreia alviverde na temporada em toda sua história. Apesar de ser o primeiro paraguaio em uma estreia de temporada, o clube tem espaço relevante na história palmeirense, pois foi o primeiro adversário estrangeiro do Palmeiras após a mudança de nome, em 1942 – o último como Palestra Italia foi o Gimnasia y Esgrima, da Argentina, em 1941.

Confira a lista de estreias do Palmeiras contra times estrangeiros em sua história:

1941 – Palestra Italia 1×1 Gimnasia y Esgrima, da Argentina
1946 – Palmeiras 2×1 Rosário Central, da Argentina
1947 – Palmeiras 2×2 Boca Juniors, da Argentina
1959 – Palmeiras 4×1 Barcelona de Guayaquil, do Equador
1962 – Palmeiras 3×2 Universitário, do Peru
1963 – Palmeiras 2×2 Nacional, do México
1964 – Palmeiras 1×2 Sporting Cristal, do Peru
1969 – Palmeiras 1×2 MTK Budapest, da Hungria
1971 – Palmeiras 1×1 Benfica, de Portugal
1973 – Palmeiras 2×0 Independiente, da Argentina
1991 – Palmeiras 2×0 Hamburgo, da Alemanha
2012 – Palmeiras 1×0 Ajax, da Holanda
2015 – Palmeiras 3×1 Shandong Luneng, da China

Com informações da FPF