Estudo apontará medidas contra acidentes viários em Cotia

 Da Redação

cotia-stt

A parceria que o prefeito de Cotia, Rogério Franco, assinou com o governo do Estado, há 15 dias, para integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito começa a surtir efeitos. Representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) e do órgão se reuniram esta semana para iniciar as tratativas para elaboração de estudo que apontará as intervenções necessárias para prevenir acidentes e evitar ocorrências com vítimas fatais na cidade.

De acordo com o secretário Antônio Melo, os locais do estudo serão determinados com base nos dados do Infosiga e Infomapa, criados pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que mostram onde acontece o maior número de acidentes e traz as características da ocorrência, como horário, tipo de acidente, perfil da vítima, entre outros.
Durante a reunião, o Movimento buscou auxiliar o município a vencer as etapas burocráticas que antecedem a formalização do convênio, bem como municiar a secretaria com informações para a elaboração do estudo com as metas prioritárias.
“Vamos levar ao prefeito Rogério Franco a proposta de criação de um comitê específico para o programa [do Movimento Paulista], mas que irá se inserir ao Programa Permanente de Educação do Trânsito [proposta do Executivo que será implantada ainda este ano em Cotia]“, explicou Melo.

Após a conclusão do projeto que mostrará as ações necessárias em pontos críticos do viário municipal, a prefeitura submeterá o documento à aprovação do governo do Estado. A expectativa é que sejam investidos R$ 941 mil nas iniciativas pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado, e com possibilidade de contrapartida municipal. A Settrans espera terminar os estudos com brevidade, tendo já iniciado os contatos para formação do comitê específico para o programa.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
O Movimento é uma iniciativa do governo estadual com o propósito de reduzir em 50% o número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito até 2020. Para imprimir este objetivo, esforços em ações de educação no trânsito, segurança das vias e veículos e a gestão nas respostas para acidentes foram intensificadas.
Os dados das ferramentas Infosiga e Infomapa constituem importantes instrumentos que auxiliarão os municípios a elaborarem as políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito.