Cemitérios de Cotia estão prontos para receber milhares de visitantes no Dia de Finados

 Da Redação

Secretaria de Saúde pede que a população colabore com o combate ao Aedes aegypti não levando flores em vasos e recipientes que acumulem água

Na quinta-feira (2/11), feriado do Dia de Finados, milhares de pessoas devem passar pelos quatro cemitérios municipais. Para receber esse grande número de visitantes vindos de várias partes do município, de outras cidades e estados, a prefeitura realizou o trabalho de zeladoria e manutenção dos cemitérios com limpeza, capinação e pintura, além da remoção de recipientes que podem acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya (leia mais abaixo).

O Cemitério Velho Central, na Praça Joaquim Nunes teve a sua capela totalmente restaurada. A capela, de 30m², foi construída em 1916 e, há mais de 30 anos não recebia manutenção. Recentemente, a prefeitura concluiu o trabalho de troca do telhado, forro e pintura. A capela é utilizada para cerimônias antes dos sepultamentos e este será o primeiro feriado de Finados em que o local estará totalmente recuperado.

Cotia conta com os cemitérios Velho Central, na Praça Joaquim Nunes, S/Nº, Novo Maranhão, na Estrada dos Victors, 652 – Recanto dos Victors, Cemitério Caucaia do Alto, na Rua Joaquim Pires de Oliveira, 177 – Caucaia do Alto e, Parque Municipal Jardim das Flores, que fica na rua José Menino, 20 – Parque Rincão.

Vigilância faz ação preventiva nos cemitérios
Durante os dias 30, 31/10 e 1º/11, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental realizará um trabalho preventivo contra o mosquito Aedes aegypti nos quatro cemitérios municipais. O objetivo, de acordo com a coordenadora Páscoa Bichiato, é eliminar focos do mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Na semana pós feriado, nossa equipe voltará aos cemitérios para fazer nova varredura eliminando vasos de flores e outros recipientes que possam vir a ser deixados pelos visitantes durante a visita do dia 2”, disse. A coordenadora afirmou que a Secretaria de Saúde conta com a participação de todos os visitantes dos cemitérios em não deixar nos túmulos recipientes que possam acumular água. “Colocaremos faixas nos cemitérios com o pedido, esperamos sensibilizar toda a população”, completou Páscoa.

Foto: Vagner Santos

Capela cemiterio