Semana do Glaucoma alerta para doença que atinge mais de 2 milhões de brasileiros

Da Redação

_Web_Site - Imprensa Save the date

Considerada uma das principais causas de cegueira no mundo, doença afeta a visão de forma lenta e progressiva
O engajamento no tratamento da doença é essencial para prevenir graves consequências, como a cegueira
Segundo a OMS, existem quase 4,5 milhões de pessoas cegas por causa do glaucoma

São Paulo, 21 de maio de 2018 – A semana de 21 a 27 de maio marca o Combate Nacional ao Glaucoma e serve de alerta para lembrar a importância da prevenção à cegueira causada pela doença. Geralmente assintomática em estágio inicial, ela afeta a visão de forma lenta e progressiva. No Brasil, a estimativa é de que o glaucoma afete mais de 2 milhões de pessoas e a desistência do tratamento pode afetar permanentemente a vida de quem convive com a doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é estimado que 4,5 milhões de pessoas no mundo estão cegas por causa dessa enfermidade. Estudos internacionais já mostraram que, após seis meses de cuidados com o glaucoma, 50% dos pacientes deixam o tratamento, o que pode levar à perda da visão em fases avançadas da doença.

Apesar de não apresentar grandes sintomas inicialmente, o glaucoma pode dar sinais de seu avanço.

Sintomas:

* Perda da visão periférica progressiva;
* Dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos;
* Dor de cabeça;
* Vermelhidão no olho;
* Dificuldade para enxergar no escuro;
* Náusea e vômito;
* “Aumento” da pupila (parte preta do olho, bem central, no meio da íris);
* Visão turva e embaçada;
* Observação de arcos em volta das luzes;
* Diminuição da visão periférica.

A Novartis e sua divisão de cuidados com os olhos, a Alcon, estão cada vez mais investindo em inovação para trazer novas opções de tratamentos aos pacientes, além de criar e apoiar iniciativas de conscientização sobre a doença e, principalmente sobre a prevenção. Durante a semana, além de eventos científicos para os profissionais de saúde, a empresa está patrocinando a Corrida pelo Verde – Correndo pelo Glaucoma, que será realizada no dia 27 de maio, no Jardim Botânico (SP), como iniciativa para conscientização da sociedade.

Circuito inclusivo
No Jardim Botânico haverá também um modelo de sensibilização sobre a deficiência visual. Participantes da Corrida e visitantes poderão entrar neste minicircuito inclusivo no qual vão correr vendados em parceira com outros corredores que poderão fazer o papel de guias.

Sobre a Novartis
A Novartis provê soluções inovadoras de saúde que atendem a necessidades em constante evolução dos pacientes e sociedades. Sediada na Basileia, na Suíça, a companhia oferece um portfólio diversificado para melhor atender a essas necessidades: medicamentos inovadores; medicamentos econômicos, como genéricos e biossimilares; e soluções para o cuidado com os olhos. A
Novartis lidera globalmente cada uma dessas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos em P&D de aproximadamente US$ 9 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 122 mil colaboradores. Os produtos da Novartis são comercializados em aproximadamente 155 países ao redor do mundo. Para mais informações, visite http://www.novartis.com/> http://www.novartis.com.

Sobre a Alcon
A Alcon é líder global em produtos oftalmológicos. Divisão da Novartis, oferece produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida ajudando as pessoas do mundo todo a enxergar melhor. Seus produtos melhoram a vida de mais de 260 milhões pessoas em todo o mundo com problemas de catarata, glaucoma, retina, entre outros. A Alcon busca soluções para o cuidado com os olhos, através de produtos inovadores, com parceiros, profissionais e programas de alta qualidade. Há 70 anos, a empresa trabalha para desenvolver soluções e produtos que contribuem para o bem-estar da saúde ocular e a evolução da oftalmologia. Mais informações acesse: <http://www.br.alcon.com> http://www.br.alcon.com

Corrida pelo Verde – Correndo pelo Glaucoma Domingo, dia 27 de maio – Jardim Botânico – SP.