A 7ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Que acontece de 31/05 a 13/06, traz um total de 121 filmes de 31 países. O evento já é considerado o mais importante socioambiental da ​América do ​S​ul.

​Alguns​ destaques:
- Homenagem ao seringueiro, ativista e ambientalista Chico Mendes, que marca os 30 anos de sua morte. O tributo a Chico Mendes exibe “Chico Mendes, Eu Quero Viver”, de Adrian Cowell, e “Crianças da Amazônia”, de Denise Zmekhol. Está agendado ainda um debate sobre o legado deste ativista pela proteção da floresta com presença de sua filha, Elenira Mendes e da atual vice-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros Edel Nazaré de Moraes Tenório.

(05/06, às 20h, Reserva Cultural)​

- Retrospectiva dedicada ​ao polêmico cineasta alemão​ Werner Herzog traz algumas de suas mais impactantes obras,onde o conflito entre a natureza e o homem estão fortemente evidenciados.

- Sessão de Abertura para convidados no dia 30/05, com a exibição do perturbador “Safári”, do diretor , Ulrich Seidl (uma das principais figuras do cinema austríaco contemporâneo), sobre a indústria de safáris na África, lançado no Festival de Veneza, exibido nos festivais de Roterdã, Toronto e Londres.- na Mostra Internacional Contemporânea estão organizadas em seis temas: ‘campo’, ‘cidades’, ‘consumo’, ‘povos & lugares’, ‘preservação’ e ‘trabalho’, com diversos filmes inéditos no circuito comercial. alguns destaques​: “Os Hedonistas”, de autoria do mais importante realizador chinês da atualidade, Jia Zhangke, fala de trabalhadores de um parque de diversões, “Alforria Animal” tem como codiretor D. A. Pennebaker, um dos nomes centrais do movimento ‘cinema direto’. Já “Troféu”, sobre a indústria da caça, “Cidadã Jane: A Luta pela Cidade” , sobre a ativista Jane Jacobs, “Bebês do Futuro”, focaliza o lucrativo negócio de “bebês industrializados”, no qual são selecionados genes mais desejáveis para os futuros pais. Dirigido pelo cineasta cult britânico Julien Temple, “Habaneros” traz a história da cidade de Havana ao som de diversos ritmos musicais. (lista completa abaixo).

​- ​Na Competição Latino-Americana 28 trabalhos da região concorrem a premiações de R$ 15 mil e R$ 5 mil. Estão incluídos os brasileiros “Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler, sobre o fim do estado de bem-estar social; “Baronesa”, de Juliana Antunes, “Sertão Velho Cerrado”, de André D’Elia, exibido em première mundial. Participam também trabalhos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Honduras, México e Peru.

-Programa especial em realidade virtual leva espectador a uma aldeia indígena na Amazônia com imagens, sons e aromas de uma aldeia amazônica.

-Sessão dedicada ao público infantil​ + workshop e muito mais.

- Festival celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho).

As exibições são todas gratuitas.

A mostra está bem ampla com diversos temas atuais e necessários.

É possível uma nota?

Segue abaixo release + fotos anexadas.

TRAILERS DOS FILMES:

https://www.youtube.com/channel/UC5KM72eBdjc2Q-SUv3lKPlA/videos?disable_polymer=1

​FOTOS:

https://drive.google.com/open?id=1AqEBOYnBxEoV2fsZ9AnhiuMSuTdhVgcM

​PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

​www.ecofalante.org.br

Chico_Mendes_Eu Quero viver

safari-pressephoto-4 FITZCARRALDO_FOTO 1_HERZOG