Movimento vai às ruas de Sorocaba para debater renovação política

Da Redaçao

Voluntários do movimento RenovaBr fizeram em Sorocaba, nesta sexta-feira (10), uma ação de rua para dialogar com a população sobre a importância das eleições de outubro. O grupo, com cerca de oito pessoas, entregou panfletos, ouviu e incentivou a população a se tornar um voluntário da renovação política. A atividade aconteceu das 10h às 14h no cruzamento das ruas Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco, no Centro.

Quem passava pelo local e se interessava a ouvir o grupo, respondia um questionário com a seguinte pergunta: “O que um Deputado deve saber antes de ser eleito?”. Palavras como ética, educação, saúde, segurança e sustentabilidade foram as mais citadas. O descrédito nos políticos atuais também foi bastante mencionado.

Para o aposentado João Batista, 67 anos, natural do Paraná e residente em Votorantim há mais de dez anos, a mudança precisa acontecer urgente. “São sempre os mesmos que estão lá, precisamos colocar gente nova que pense no povo, porque o nosso país tem dinheiro para investir na saúde, na segurança e na educação”, comentou.

Também de acordo com o bancário aposentado Carlos Ferro, 69, a política precisa dessa renovação. “Precisamos de políticos honestos, que tenham ética e vontade de trabalhar; que estejam em favor do povo e não de benefícios próprios”, frisou.

Para a educadora Mércia Falcini, liderança do movimento, que se dedica a ser uma das porta-vozes do RenovaBr, a ação em Sorocaba foi um termômetro do sentimento da população quando se fala em política. “Nesta ação do RenovaBr eu me deparei com o sentimento de um povo cansado e machucado. As pessoas não acreditam mais na política, mas nós temos a responsabilidade de mudar essa história, de renovar o país e nossa política”, comentou a única líder do RenovaBr na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Sobre o RenovaBr

O RenovaBr é um instituto nacional de formação de novas lideranças políticas. Foi criado em outubro de 2017 para preparar gente comprometida e realizadora para entrar na política. É uma iniciativa da sociedade, para a sociedade. Não é um partido político.

Entre outubro e novembro de 2017, foi lançado um processo seletivo aberto a todos os cidadãos brasileiros para o programa de formação e bolsas. Foram mais de 4000 inscrições. Os únicos pré-requisitos eram nunca ter ocupado nenhum cargo eletivo no passado e ter pelo menos 21 anos completos no início de 2018.

Entre novembro e dezembro de 2017 os inscritos passaram por testes online, gravação de vídeos de apresentação pessoal, entrevistas online e entrevistas presenciais com uma bancada de especialistas em gestão pública e política.

No final de dezembro foram selecionados os primeiros 100 bolsistas do RenovaBR, brasileiros de todos os cantos do país com visões, ideologias e causas diversas, seguindo o princípio do diálogo, da diversidade e da convergência de ideias.

Saiba mais http://educadoramerciafalcini.com.br/imprensa

ren-0 12.32 (1) ren-0 12.32 (2)

 

Com informações de Simone Sanches