Cotia terá programação no Dia Nacional da Consciência Negra

Da Redação
Apresentações estão marcadas para terça-feira (20/11), a partir das 15h, na Praça Joaquim Nunes, no centro

Procurando discutir, valorizar e respeitar manifestações culturais em referência a uma data tão importante como terça-feira (20/11), quando é lembrado o Dia da Consciência Negra, Cotia realizará o 2º Encontro Cultural da Consciência Negra de Cotia, evento realizado pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

A programação é gratuita e aberta para todas as idades, a partir das 15h, na Praça Joaquim Nunes, no Centro, e contará com muitas atrações, grupo de samba, desfile de cabelos afros, grupos e batalhas de rap, capoeira, dança de rua, samba de roda de Angola, sarau e escola de samba.

Esse é o segundo ano em que o Departamento de Cultura realiza o evento. E, 2017, o evento foi um sucesso, agregando muita informação e respeito sobre um dia tão importante. “Vamos procurar manter sempre viva a história, unindo as pessoas, trazendo troca de experiências e vivencias. Todos estão convidados a participar”, disse Gilmar de Almeida, secretário adjunto de Esportes, Cultura e Lazer.

Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data se deu em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695.

O Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas e suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

Foto: Vagner Santos

cn-MG_4502 copiarWhatsApp Image 2018-11-14 at 15.20.01