Centros Culturais agitam o mês do Aniversário da Aldeia

Centros Culturais agitam o mês do Aniversário da Aldeia

O Encontro com Tia Dita abre a extensa programação cultural que os Centros Culturais de Embu das Artes estão realizando nesse mês em comemoração ao aniversário da Aldeia de M´Boy, que antecedeu o município de Embu das Artes. As principais apresentações são sarais e shows de música e dança direcionadas por vários Núcleos e Pontos de Cultura da cidade e uma grande mostra e debate sobre a nossa história. Todos gratuitos e abertos à toda a população.

6/7 – Lançamento do CD e livro da Tia Dita

Nessa sexta feira, 6/7, às 19h teremos um “Encontro com Tia Dita” ou com dona Bina. Essa mineira de 75 anos, negra, diarista e mestre do Jongo de Embu das Artes, está lançando seu primeiro CD e seu primeiro livro de “causos” e contos típicos e picarescos. O Encontro será realizado no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e terá um sarau e show de samba e uma noite de autógrafos.

7/7 – “Andanças” do Zumalula no Centro Cultural Sto. Eduardo

No sábado 7/7, o Núcleo de Hip Hop do Zumaluma apresenta um show de vários grupos no Centro Cultural Santo Eduardo. O show começa com uma esquete da trajetória do Zumaluma, feito pelo mestre Kaab Al Qadir, com a entrega de certificados e show performático de Danças Urbanas (como breaking, popping, lokin, hip-hop, e vídeo-dancing).

Depois continua com a apresentação de Gaspar do Z´África Brasil, Dê Lona, Odisséia de Flores, Organização Jihad Racional, Versos em Brisa, Amanda Negra Sim, Ympto Afro, Ibdem e um show de discotecagem com os Dj´s Meio Kilo e Clay.

O show “Andanças” começa às 13 horas no Centro Cultural Santo Eduardo, que fica na rua Iva, nº 100 no Jd. Santo Eduardo.

 8, 15,22 e 29/7 – Show de viola todo domingo no Santo Eduardo

 Os violeiros da (ASEA), Associação do Artista Sertanejo de Embu das Artes, estarão todos os domingos, a partir das 16 horas, no Centro Cultural Santo Eduardo. Serão quatro apresentações nos dias 8, 15,22 e 29 de julho. Todas gratuitas.

O Centro Cultural Santo Eduardo fica na rua Iva, nº 100 no Jd. Santo Eduardo

11 a 13/7 – “Sarau Mistura Nossa”

O projeto Núcleos de Cultura realiza o “Sarau Mistura Nossa” com a apresentação dos alunos dos diversos cursos que estão sendo oferecidos: Danças brasileiras, Percurssão, Teatro, viola e muitos outros.

O Sarau Mistura Nossa será apresentado em três locais: dia 11 no Centro Cultural do Parque Pirajuçara, às 18h30, no dia 12 em outro horário, no Centro Cultural do Santo Eduardo, a partir das 16h30h. e por fim no dia 13, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, de novo às 18h30h.

O Centro Cultural Parque Pirajuçara, do Complexo Valdelice, fica na Av. Aymará, s/nº, Pça Manoel de Almeida, no Parque Pirajuçara.

 14 e 15/7 – Arraial da Romaria e Passeio a Cavalo

Nos dias 14 e 15, também em comemoração aos 458 anos da Aldeia M´Boy, a Associação dos Romeiros de Embu das Artes (AREARTE) realiza uma festa junina com barracas típicas, shows, brincadeiras, fogueira, passeio a cavalo e muita diversão. A festa começa no sábado, 14/7, à partir das 15 horas e no domingo, 15/7, a festa continua com passeio a cavalo aberto a todos, a partir das 11h.

18/7 – Aniversário da Aldeia M´Boy:

A comemoração do aniversário dos 458 anos da carta de Pero Correia, falando da Aldeia M´Boy, será realizada no próprio dia 18/7 com a abertura de duas exposições históricas , além de um show de harpa no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

As exposições são de mapas medievais do pesquisador e artista Egídio Botura Neto e também da exposição de Nautimodelismo de embarcações do passado, do artista plástico Meola Carvalho. As exposições vão mostrar como era a navegação marítima nas eras medievais e início da modernidade (séculos XV a XVII).

Após a abertura das exposições com palestra às 19h, o músico Vinícius Medrado apresentará seu show de harpa chamado “Pequeno Passeio”.

O Centro Cultural Mestre Assis do Embu fica no Largo 21 de Abril, nº 29, centro histórico de Embu das Artes.

29/7 – Mostra “Afro Margin” de contemporânea experimental

A Companhia de Teatro e Dança E² dará uma oficina de dança aberta e gratuita e apresentará seu espetáculo “Afro Margin” no Centro Cultural Valdelice. A oficina da E², nomeada “O acaso na criação em dança”, inicia às 10 horas e ocorrerá também durante a tarde. Às 19h, começa o espetáculo “Afro Margin”. Aberto a todos. O Centro Cultural Parque Pirajuçara, no Complexo Valdelice que fica na Av. Aymará, s/nº, Pça. Manoel de Almeida no Parque Pirajuçara.

Mais informações na Secretaria de Cultura fones 4785-3683/3562

Arney Barcelos